Aquário Em Acrílico?


Recommended Posts

Boa tarde pessoal...

 

Sou novo nestas andanças e queria colocar uma questão relativamente a aquários.

Estou a pensar adquirir um aquário de 80x40x50 em vidro, mas no entanto gostaria de saber a vossa opinião sobre aquários em acrílico... os preços são semelhantes.

 

Tenho lido algumas opiniões de que o acrilico risca e pode alterar o ph, quais as vossas opiniões?

Vidro, é sem dúvida melhor?

 

Obrigado,

Paulo

----------------

Abraços,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em teoria

O acrilico vai risca-se com maior facilidade.

poderá tornar-se fusco com o tempo por acção da erosão (agua quente em movimento que arrasta sempre algumas particula).

ficará manchado com o uso de alguns medicamentos como o azul de metileno.

A pressão causa pela coluna de agua (se for consideravel) pode causar deformação.

não creio que altere o ph da agua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que a unica vantagem é ser mais leve e talvez um bocado mais barato (mas tambem penso que é pouca a diferença)

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

O meu aquário é em vidro como a maioria, e tem alguns riscos que nem sei como aconteceram! Faço ideia como estaria se fosse em acrílico !

Eu pessoalmente nunca compraria um em acrílico!

 

Abraço,

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Obrigado pelas respostas, realmente a minha ideia também era essa e vocês parecem confirmar... já agora o preço que me pediram por um aquario em acrilico com as medidas que referi acima foi de 150€, o que não é nenhuma pechincha. Vou mesmo para um de vidro, agora so falta ver nas lojas da zona do Porto as melhores opções para aquários por medida.... ou seja o melhor preço. Já agora se tiverem recomendações agradeço. cabecadura

 

Mais uma vez Obrigado.

 

Paulo

----------------

Abraços,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para além de ser mais caro o aquário de acrilico, não é tão nítido como o vidro e com o tempo começa a deteriorar-se e a ficar cada vez mais basso e mais suscetível a rachar. Embora hoje em dia haja acrilico que dura anos e anos permanecendo intacto, mas não deve ser barato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Para além de ser mais caro o aquário de acrilico, não é tão nítido como o vidro e com o tempo começa a deteriorar-se e a ficar cada vez mais basso e mais suscetível a rachar. Embora hoje em dia haja acrilico que dura anos e anos permanecendo intacto, mas não deve ser barato.

 

 

 

De facto é exactamente ao contrário. O acrílico tem MUITO MAIOR TRANSPARÊNCIA que vidro e faz menos deformação ótpica que o vidro, e a razão é simples:

A massa volúmica e consequentemente a densidade do acrílico é muito aproximada e em alguns casos igual à da água o que faz com que a velocidade da luz varie menos entre a água e o acrílico do que entre a água e o vidro. Ora quanto menor for a variância entre as velocidade menos fenómeno de distorção se verifica. Também análogamente se verifica maior transparência do acrílico face ao vidro.

Se alguém tiver dúvidas pode consultar o site da Schuran em que até se podem ver aquarios de agua salgada (muito mais corrusiva que agua doce) ou até falar com membros como o Peninha que tem um aquario de acrílico. Não é à toa que nos Estados Unidos a maior parte dos aquariofilistas usa aquarios de acrílico.

Para além disto o acrilico trabalha-se muito mais facilmente e é mais versátil semdo relativamente facil de dobrar a quente sem ter altos fornos.

 

Vejam aquí os Cépticos e tirem as dúvidas:

 

Plexiglass (Acrílico) by Schuran

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens toda a razão mas esqueceste de um aspecto os €€€€€€ talvez o mais importante pelo menos para mim :mrgreen:

 

 

Esquecer não equecí, mas quiz só corrigir aquelas questões levantadas antes...

Também eu gostaria de ter enormes aquarios em acrílico mas realmente as restrições orçamentais especialmente em Portugal são muitas até porque cá só mandando vir importado.

Editado por andrejnr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.