Folhas Amarelas E Com Buracos


Franfish

Recommended Posts

Boa Tarde!

 

Tenho um aquário plantado à cerca de 6 meses com 125l e até agora estava a correr tudo bem quando comecei a ver folhas das Hygrophilas corymbosa ''Stricta'' soltas, amarelas nas pontas e com buracos (iguais às da fotografia abaixo). Havia algumas Higrophilas quase sem folhas com cerca de 20cm! Até aí tinha mantido as Higrophilas com 1 mg/l de nitratos, um valor baixo, mas estavam verdes e sem problemas.

 

Como achei isto anormal fui a uma loja de aquariofilia onde me disseram que era falta de nitratos ou fosfatos. Então comprei o fertilizante da tropica PLANT NUTRITION+ liquid com nitratos e fosfatos e passei a usá-lo em vez do PLANT NUTRITION liquid (também da tropica).

 

Ao princípio começou a melhorar, havia menos folhas soltas, mas havia. Então comecei a alternar entre os 2 fertilizantes acima referidos pois os nitratos estavam relativamente altos (10 mg/l). Ao fim de 2 semanas os nitratos estavam a 5 mg/l. Mas aqui começou a piorar até hoje e sinceramente não sei mais o que fazer :crazyeyes: .

 

Alguém me sabe dizer o que se passa?

 

Setup:

Ph: 6.8

Amónia: 0 mg/l

Nitratos: 5 mg/l

Ferro: 0.1 mg/l

Fosfatos: neste momento não sei. Fiz o teste há algum tempo numa loja e estava aceitável.

Co2: pressurisado - 20 bolhas por minuto

Iluminação: 50 w (2 x 25)

 

Folha-estragada.jpg

Editado por Franfish
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Co2 - 20 bolhas por minuto???...com 125litros....

So uma pergunta...não sei se é relevante...mas já mediste o nivel de O2?

 

Parece-me a mim que 20 bolhas por minuto em 125 litros é muito....o que achas os entendidos???

 

Cumprimentos

Editado por bean_around15
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Nas lojas dizem que está bem para a quantidade de plantas que tenho e alguns até dizem que é pouco.

Editado por Franfish
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Boas

 

Olha como já te tinha dito desconfio que seja falta de Nitratos (N) isto porque embora os tenhas a 5 mg/l estes não estão a ser absorvidos pela falta de potassio (k).

 

Porque isto é tudo um ciclo o N percisa de K que percisa de P que percisa de N para serem absorvidos se te faltar o K tanto o N como o P não são absorvidos!!!

 

Abraço Jofra :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Esqueci-me de dizer que pus um material filtrante chamado BioFerm da JBL no filtro há cerca de 3 meses.

 

Foi mais ou menos a partir daí que começou este problema. :D

 

Cumps.

Editado por Franfish
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

falta de potássio. podes começar a fertilizar, os adubos da tropica teem um valor de potássio baixinho em relação ao que deviam ter, se calhar a agua deles é rica em potássio ou assim, mas sempre tiveram esse "problema" na minha opinião.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Co2 - 20 bolhas por minuto???...com 125litros....

So uma pergunta...não sei se é relevante...mas já mediste o nivel de O2?

 

Parece-me a mim que 20 bolhas por minuto em 125 litros é muito....o que achas os entendidos???

 

Cumprimentos

Eu não sou entendido,por isso não acho nada :cry: ,mas posso dizer que 20 bolhas por minuto é sensivelmente aquilo que estou a injectar (CO2 caseiro)num aqua de 40lt,mas a acompanhar tenho tanbem um nivel de iluminação bastante elevado e tem uma grande densidade de plantas.

Por isso se tivesse que adivinhar,tendo em conta o nivel de iluminação que o autor do tópico tem e sem saber a quantidade de plantas que tem,diria por pura comparação,que essas 20 bolhas por minuto não é muito e poderiam ser aumentadas mas não muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Comecei ontem a fertilizar com potássio e com PlantNutrition + da TROPICA com n e p.

 

Quanto ao número de bolhas de CO2, posso dizer que é um nº um pouco baixo mas ainda assim adequado.

 

Vamos ver se consigo resolver isto. Depois dou novidades.

 

Abraço

Editado por Franfish
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só acrescentar que essas folhas com buracos e amarelas nao vão recuperar, vai é deixar de acontecer com mais, desde que o potássio seja suficiente.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Olá.

 

Comecei ontem a fertilizar com potássio e com PlantNutrition + da TROPICA com n e p.

 

Quanto ao número de bolhas de CO2, posso dizer que é um nº um pouco baixo mas ainda assim adequado.

 

Vamos ver se consigo resolver isto. Depois dou novidades.

 

Abraço

 

Boas,

 

e então? Como é que resolveste o problema...?

 

Não esquecer que isto é um forum, e todas as perguntas ou resoluções aos problemas expostos, vão servir de base para os próximos utilizadores com o mesmo problema, evitando-se assim que se repitam sempre as mesmas perguntas, além de não carregar o forum com spam, com o que já foi aqui dito e re-dito.

 

Cumprimentos

Editado por bean_around15
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O problema ainda não está totalmente resolvido, por isso é que ainda não tinha escrito a sua resolução.

 

Para resolver o problema comecei por retirar do filtro o BioFerm da JBL que podia estar eventualmente a absorver os fosfatos e aproveitei para lavar o filtro.

 

Fiz também uma troca de água de 20%. Recordo que até então fazia tpa's de 10% de 2 em 2 semanas e passei a fazer tpa's semanalmente de 20%.

 

Voltanto ao problema (falta de potássio) comecei a introduzir 10 ml de potássio e a fertilizar com o Plant Nutrition + (com nitratos e fosfatos) de 2 em 2 dias de modo a manter o nível de nitratos a 10 mg/l e os fosfatos a 1 mg/l. No intervalo entre os 2 dias fertilizo com o Plant Nutrition (sem nitratos e fosfatos).

 

Concluindo, o potássio contido no Plant Nutrition liquid não era suficiente e então a água do meu aquário estava com carência de potássio sem o qual as plantas não absorvem os restantes nutrientes como os nitratos e os fosfatos. Actualmente não existem testes de potássio portanto não conseguimos saber o seu valor, no entanto podemos saber se ele está lá se os valores dos nitratos e dos fosfatos diminuem.

 

As folhas novas já não apresentam buracos mas as que já tinham não recuperam como o Just Me disse.

 

Cumps.

Editado por Franfish
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

também vou usar o tropica plant nutrition + , e K da HA liquido.

 

Em relação ao K, no meu caso, 250litros serão 25ml que por sua vez dá 10ppm

 

No que toca ao tropica plant nutrition +, quantos ml é que utilizas diáriamente em 125litros, para poder utilizar o dobro no meu, já que 125+125 são 250l.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Fertilizo de 2 em 2 dias com 2.5 ml de Plant Nutrition + e no intervalo fertilizo com Plant Nutrition (sem nitratos nem fosfatos). Em relação ao k acho que 20 ml chegam.

 

Mas tudo isso depende de como o teu aqua reagir. O fertlizante da TROPICA e muito bom mas tem muito pouco potássio.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais