Falta De Oxigénio?


Recommended Posts

Montei recentemente um aquário com 1,20x40x50 para poder manter alguns discus.

Ultimamente e como tenho passado muito tempo junto ao aquário para tentar ambientar os discus à minha presença comecei a constatar que os peixes passam muito tempo junto à superfície. Ao princípio pensei que eram só os discus mas hoje ao olhar com mais atenção reparei que os cardinais também faziam o mesmo, as corydoras passam a vida a fazer "ataques" à superfície e até os caracóis estão dispostos quase em linha à superfície.

Isto leva-me a crer que os bichos estão com falta de oxigénio. A questão é: como posso melhorar a oxigenação?

Já me disseram que as bombas de ar com a pedra difusora não fazem nada e eu tenho 2 outros aquários mais pequenos onde nunca necessitei disso.

Ainda pensei que fosse da película que se forma à superfície mas ultimamente nem a tenho tido e quando tenho basta-me pôr a saída do filtro um pouco acima para resolver esse problema.

O que é que me sugerem? Não tenho CO2 mas o aquário está com uma quantidade razoável de plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre utilizei as bombas de ar para complementar a a oxigenação do aquario. Eu tenho um plantado onde so ligo a bomba á noite. Mas tenho um aqua mais pequeno onde tenho necessidade de ter a bomba ligada visto quase não ter plantas.

 

Se desligar a bomba, pouco depois os peixes estao na superficie. Quando a ligo, eles voltam a circular normalmente pelo aqua.

 

Resumo: A bomba de ar é um meio viável á oxigenação da agua. Outra maneira é meteres o filtro a "largar" agua em cascata, embora no meu ver não seja tão eficaz em muitos casos

cmpts,
Pedro Palmeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Montei recentemente" (sic)....testa lá amónia e nitritos e conta....prepara-te para TPAS.

 

o ar que sai das pedras difusoras gera uma corrente de àgua ascendente que em contacto com a superficie a oxigena.

É isto...no fundo.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A oxigenação da água faz-se por agitação da superfície. A água superficial está saturada de oxigénio, o segredo é estar sempre a renovar esta água!

Coloca a saída do filtro mais perto da superfície e a apontar para cima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Montei recentemente" (sic)....testa lá amónia e nitritos e conta....prepara-te para TPAS.

Quando digo recentemente quero dizer à cerca de 6 semanas. banana rock

A amónia e os nitritos já os testei e estão ambos a zero.

Quanto às TPA's ainda ontem lhes fiz uma TPA de 20% para receber os meus novos discus... que fui buscar a tua casa. ;)

Tenho tentado fazer tudo nas calmas para evitar problemas.

 

Entretanto fiz mais uma TPA, limpei o filtro (que nem estava muito sujo mas achei melhor para cobrir todas as hipóteses) e coloquei a saída do filtro um pouco acima da água.

Agora os peixes já acalmaram e já andam mais à vontade.

Amanhã já vou comprar tubo e uma pedra difusora para colocar a bomba de ar a "bombar".

Obrigado pela vossa ajuda. Estava mesmo convencido que as bombas de ar não faziam falta mas pelos vistos não é bem assim.

Provavelmente até me safava sem a bomba de ar mas como o aqua está na sala prefiro isso a ter o barulho de cascata como ruído de fundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.