Culturas de alimento vivo... comentários e opiniões


Governa

Recommended Posts

  • Replies 57
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

ola

 

ja tinha lido acerca da vantagem de dar comidas vivas aos peixitos, e gostava de saber ao certo de que tamanho e que sao esses bichinhos que voces cultivam?

é que se nao houver contra-indicações, e o tamanho for similar, eu acho que matava 2 coelhos de uma cajadada so se alimentasse os meus peixes com formigas :shock:

 

que vos parece?

 

NL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostava de saber ao certo de que tamanho e que sao esses bichinhos que voces cultivam?

 

Tamanho máximo da "bicharada"...

 

- Microvermes: 3 mm

- Dáfnias: 3 mm

- Tenébrio do amendoim: 7 mm

- Vermes de Grindal: 1,5 cms

- Enquitréas: 2,5 cms

 

cheers

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Jorgehcosta, se fosse possível também gostava que me mandasses para o mail informações relativas à manutenção de culturas (nomeadamente para alimentação de Guppy's).

 

ricardorodrigues03@iol.pt

 

Peço desculpa pelo incómodo e desde já mt obrigado.

Fiquem Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez fosse melhor pedirem informações ao nosso colega Jorgehcosta directamente por MP. A discussão está a ficar reduzida a posts com emails, o que é pena...

 

cheers

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva :?

 

Também concordo com o colega Governa :D

 

Daqui a pouco o tópico perde o interesse :?

 

De qualquer forma é com muito gosto que disponibizo toda a informação, mas como a caixa de correio do fórum é um pouco limitada, e está completamente a abarrotar diariamente, sugiro que façam os pedidos directamente para o meu mail:

 

jorgehcosta@netcabo.pt

 

Desculpa Governa :o

Um Abraço

 

Jorge Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a tentar alargar a escala de cultura de artemia - vou abandonar o prato da hobby que é simples mas dá pouco e passar para um criador desenhado por mim mas tenho uma dúvida que é importante por causa do aumento da escala:

 

- É mesmo necessário usar sal especial para artemia ou o vulgar sal de cozinha serve perfeitamente? Há algum cuidado a ter com o sal de cozinha?

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge,

 

Já recebi os teus documentos, mas todos eles pressupõem uma cultura de arranque. Mas eu gostava de saber, isto é, se souberes, como é que se arranca sem uma cultura de arranque.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge,

 

Já recebi os teus documentos, mas todos eles pressupõem uma cultura de arranque. Mas eu gostava de saber, isto é, se souberes, como é que se arranca sem uma cultura de arranque.

 

Obrigado

 

Pois é amigo...

 

Para fazeres uma omelete, precisas de ovos, até lhe podes adicionar outras coisas, mas sem os ovos, nunca será omelete :D

 

Com as culturas é igual :) Podes ter tudo, mas sem o arranque inicial os bichos nunca irão aparecer :roll:

 

Terás sempre que adquirir as respectivas culturas iniciais para arrancares com a coisa :wink: Depois é só manter e reproduzir :)

 

Desculpa pela comparação um pouco descabida :?:

Um Abraço

 

Jorge Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algumas questões pertinentes dirigidas ao colega jorgehcosta e que podem revelar-se importantes para outros interessados...

 

Para a alimentação de guppies (jovens e adultos), barbos, bettas, corys e falso néon chinês, fiquei com estas duas hipóteses:

 

- Vermes de Grindal

- Enquitréas

 

Assim pergunto em que medida poderei "desempatar" estas duas opções? Talvez se me conseguir responder a esta pergunta em particular... qual delas a mais fácil de manter?

 

Confesso que inicialmente estava mais inclinado a optar pelas Enquitréas mas com o aproximar do Verão e consequentemente do tempo quente, tenho receio de não conseguir manter a cultura dentro dos 20 graus ou, pior ainda, deixar a temperatura atingir valores superiores aos 24 graus e com isso perder tudo... colocar as culturas no frigorífico também não é algo que me agrade.

 

:?:

 

Assim sendo, concorda que os Vermes de Grindal, por suportarem uma maior amplitude térmica, serão a melhor opção em termos de facilidade de manutenção?

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Governa :D

 

As culturas são algo diferentes, principalmente no que toca ao meio de cultura, senão vejamos

:twisted: as Enquitréas vivem num meio completamente inerte: carvão activado

:lol: Os Vermes de Grindal vivem na turfa...

 

Portanto as enquitréas têm um meio de cultura mais limpo, e com uma durabilidade imensa... (tenho culturas no mesmo recipiente há mais de 8 meses :lol: )

 

Enquanto que os Vermes de Grindal estão na turfa, e esta estando sempre húmida, tem tendencia ao longo do tempo a começar a decompor, dando origem a algum mau cheiro :x , que obriga a arrancar com novas culturas antes que estas regridam e se perca tudo :(

 

De qualquer forma as Enquitréas necessitam sempre de um espaço menor que os Vermes de Grindal, e não acredito que não se encontre lá em casa, um local um pouco mais fresco (mesmo no pico do Verão), onde se possa guardar uma caixa pequena (tamanho de 1 caixa de margarina), que nem suja nem deita cheiro :lol:

 

Em termos de facilidade de manutenção ambas são facilimas de manter, havendo apenas a preocupação de as manter húmidas e alimentadas :D

A desvantagem dos Vermes de Grindal é que temos que mudar parte do substrato de vez em quando ou então arrancar com novas culturas, aproveitando pedaços da antiga :wink:

 

Parece complicado, mas não é...

 

Que o digam os colegas que já me visitaram e observaram in loco como se faz :D

 

Alguns não resistiram e acabaram por levar também para eles, pois vinham com muitos "fantasmas" que aquilo era dificil de manter, ocupava muito espaço, cheirava mal, etc. etc.

 

Nada disso... :wink:

Um Abraço

 

Jorge Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como alimentar a artemia?

 

A Hobby tem o Liquizell e o Mikrozell que recomenda usar assim: Liquizell 2-3 dias após a eclosão e depois passar para Mikrozell até elas estarem adultas e servirem de banquete...

Há mais marcas e produtos. Quais usam/recomendam? E há algum alimento caseiro? (é que trocando sal "especial" por sal grosso poupa-se uma fortuna, se houver outro truque para a comida... só precisamos mesmo dos ovos...)

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como alimentar a artemia?

 

A Hobby tem o Liquizell e o Mikrozell que recomenda usar assim: Liquizell 2-3 dias após a eclosão e depois passar para Mikrozell até elas estarem adultas e servirem de banquete...

Há mais marcas e produtos. Quais usam/recomendam? E há algum alimento caseiro?

 

Viva :?

 

Além de todos esses, podes também usar levedura de cerveja e fermento de padeiro :P

 

Mas digo-te de antemão, que já mantive uma cultura de artémias adultas, e francamente... não compensa o trabalho que dá :x

 

Mas podes sempre tentar, é mais uma experiencia interessante 8)

Um Abraço

 

Jorge Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ppl :?

 

È só para acrescentar que após ter visitado o amigo Jorge Costa pude constatar ao vivo e a cores que é realmente muito simples manter e acondicionar as culturas já para não falar nas informações que ele mesmo fornece para a manutenção e cuidados a ter

 

Fui dos que acabou por eleminar os " fantasmas" e trazer algo comigo

 

Desde já fica um grande abraço ao " homem dos mil vermes" 8)

 

Fiquem bem

Aquário: Um pequeno mundo de vida onde nós temos a função do supremo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas digo-te de antemão, que já mantive uma cultura de artémias adultas, e francamente... não compensa o trabalho que dá :x  

 

Mas podes sempre tentar, é mais uma experiencia interessante :twisted:

 

Porque é que não compensa? Não estou a perceber... :cry:

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque é que não compensa? Não estou a perceber... :(

 

Penso que a cultura de artémias, apesar de bastante interessante (talvez a melhor?) a nível nutricional para os peixes, terá elevadas despesas associadas, requer demasiado tempo dispendido, maiores cuidados e terá uma taxa de sucesso inferior quando comparada com algumas das culturas do colega jorgehcosta. Julgo que seja a isto que ele se esteja a referir.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva ;)

 

Acho que o colega Governa já disse tudo cabecadura

 

É tudo isso que menciona, e pelo preço que compramos hoje a artémia congelada (que devo acrescentar é de uma qualidade muito aceitável), não compensa criar artémia...

 

Começando pelo facto de ser uma cultura muito porca, dispendiosa e pouco produtiva, eu prefiro de longe a artémia congelada :(

 

Mas como já referi, penso que quem tiver vontade de tentar, não é dificil, e sempre é mais uma experiencia a somar a tantas outras cabecadura

Um Abraço

 

Jorge Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas Jorge, então pelo que percebi as Enquitréas é das culturas mais fáceis de manter e que duram mais, sei que precisam ficar num local fresco, dentro duma caixa tipo as da manteiga(com furinhos em cima), em carvao activado, qto ao manteu humido é umas borrifadelas la pa dentro certo ? agora queria saber do k é k as alimentamos para cultura sobreviver e a regularidade?

e o mais importante, quando é que se pode combinar para me venderes o suficiente para iniciar a minha cultura ?

:(

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostava de saber se há diferenças nessas culturas vivas para as congeladas é que eu dava-me muito mais geito as congeladas por causa da minha mae odear vermes

 

As culturas congeladas saem caríssimas a médio e longo prazo, as culturas vivas apenas necessitam de um investimento inicial e são virtualmente ilimitadas.

 

Nutricionalmente, o alimento vivo é mais valioso que o alimento congelado mas creio que a diferença é praticamente irrelevante.

 

:(

 

como posso arranjar as culturas do jorge costa?

 

Basta contactar o colega jorgehcosta por MP.

 

:lol:

 

agora queria saber do k é k as alimentamos para cultura sobreviver e a regularidade?

 

Retirado dos 'ensinamentos" do nosso colega jorgehcosta:

 

"(...) a alimentação das enquitréas consiste em alimentos ricos em proteína, neste caso (...) biscoitos para gatos de boa qualidade (quanto mais proteína mencionar na fórmula, melhor). (...) Sempre que a comida desapareça, deverá ser colocada mais. Nunca se deve adicionar mais comida do que o suficiente para 1 ou 2 dias, pois corremos o risco de ela entrar em decomposição, libertando um cheiro nauseabundo, ganhando fungos, e matando a cultura. (...)"

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As culturas congeladas saem caríssimas a médio e longo prazo, as culturas vivas apenas necessitam de um investimento inicial e são virtualmente ilimitadas.

 

Nutricionalmente, o alimento vivo é mais valioso que o alimento congelado mas creio que a diferença é praticamente irrelevante.

 

:(

 

Agradeço a resposta

 

Mas como a minha mãe nao quer cá vermes, digo-lhe que é muito mais caro, se ela manter a sua posição, digo para pagar ela e que eu quero ver os meus peixes em condições.

 

Obrigado.

 

Jorgehcosta, podes dizer-me os preços das tuas culturas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas como a minha mãe nao quer cá vermes, digo-lhe que é muito mais caro, se ela manter a sua posição, digo para pagar ela e que eu quero ver os meus peixes em condições.

 

heheh isso é assim tao simples? a minha mãe so ker é k eu tire o akua do kuarto lol eheheh.

 

cheers

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais