Doença Da Guelras


Recommended Posts

O tópico diz tudo...

 

 

No caso de termos um peixe com doença da guelras, qual é o melhor tratamento?

 

Tremazol ou Tenilvet?

 

Sei que são parecidos, mas há quem recomende um e quem recomende o outro...

 

Qual é a vossa opinião?

Editado por Hugo Félix

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo feedback que tenho lido aqui de alguns colegas, se calhar aconselhava-te o tremazol (meneol). Dá-te cabo da maior parte dos gyro-guelrrentos e ainda te limpa a tripa dos gajos, se tiverem ténias...mas atenção que o tratamento é agressivo, e deve ser sucedido de uma tpa severa, creio de 80%

Quanto à interacção com outras especies, não te sei dizer: como já referi, felimente, nunca usei...

Abraço

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

O Tremazol e o Tenilvet, no fundo são a mesma coisa, Praziquantel.

A diferença é que o 1º tem um solvente para o Praziquantel.

Solvente esse que deve ser bastante tóxico daí a "generosa" TPA.

Hugo, como penso que a tua experiencia com discus não seja grande usa o 1º e segue as instruções.

ATENÇÃO a TPAS de 80% com discus se a àgua não for igual.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ATENÇÃO a TPAS de 80% com discus se a àgua não for igual.

Exacto. Embora seja isso que esteja na bula, pelo que tenho lido a malta que o usa em aquarios de decoração, acaba por dividir e fazer duas ou mais tpa's, de modo a que a conta final seja mais ou menos os tais 80%.

cumps

FAusto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto. Embora seja isso que esteja na bula, pelo que tenho lido a malta que o usa em aquarios de decoração, acaba por dividir e fazer duas ou mais tpa's, de modo a que a conta final seja mais ou menos os tais 80%.

cumps

FAusto

Eu fiz 25% ao fim de 6h, 25% ao fim de 12h, 25% ao fim de 24h e 25% ao fim de 36h.

Mais coisa, menos coisa.

Depois, 25% por dia até à próxima aplicação, em vez dos 15% habituais

O certo é que tenho um disco que parecia ter finalmente recuperado das maleitas que o afligiam, que estava a comer como se não houvesse amanhã e que, de repente (ontem), deixou de comer e passou a separar-se algumas vezes do cardume, apresentando ainda respiração muito lenta e alguma apatia.

De resto está normal, tem cor, não apresenta riscas de stress, opérculos normais, barbatanas normais, sem qualquer sinal de infecção bacteriana, com fezes escuras, antes de parar de comer.

Coincidência ou não, ficou assim depois do segundo tratamento com Tremazol.

Já nem sei se faça o terceiro, que, aliás, a bula não recomenda.

Até Segunda vou ter de tomar esta decisão.

Mas estou como o tolo no meio da ponte.

 

A diferença é que o 1º tem um solvente para o Praziquantel.

Solvente esse que deve ser bastante tóxico daí a "generosa" TP

Tu dirás se estou enganado, João, mas eu julgo que o problema não está no solvente.

Tanto quanto consegui apurar o excipiente do Tremazol é polyethylenglycol que é um polímero de baixa toxicidade muito usado em laxantes para uso humano, cosmética e, imagine-se, lubrificantes sexuais (é de notar uma estranha promiscuidade entre os medicamentos para discos e questões de natureza eminentemente sexual)

O problema da toxicidade creio que passará mesmo pelo prazi, que, em doses elevadas (e a boa solubilidade assegurada pelo polímero potencia o efeito da dosagem) é bastante tóxico.

Em abono desta minha convicção, socorro-me deste estudo, que me parece credível.

Depois é fazer as contas, para ver que a concentração do prazi no tremazol já não é de si nada baixa.

Com boa dissolução, aquilo é uma bomba.

Para o bem e para o mal.

 

Abraços

 

PBL

 

(já agora, Masters of the Universe, digam lá se Vossas Mercês faziam a terceira aplicação face ao estado do bicho)

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já usei e não resolveu nada!

 

Para mim o FORMOL é bem melhor!

É tiro e queda!

Quando tinha dactylogyrus as carradas a atacar os discos (com 1 dos opérculos já fechado até), colocava formol e

passado 1h já respiravam bem e voltavam a comer normalmente!

Recomendo vivamente! Conselho JPM :oops:

 

Basta colocar nas concentrações certas 2ml/100l! Diluir bem previamente em 1l de água!

E colocar devagar no aquário longe dos peixes, junto a saida do filtro por exemplo!

E claro muito importante, AUMENTAR a oxigenação! Eu tenho 2 difusores a bombar!

 

Ah, serve também para parasitas externos (discos apáticos ou a coçarem-se muito)!! Com a mesma eficácia!

 

Ab

João Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela vossa preciosa ajuda,

 

Estava desconfiado que um Discu pudesse ter apanhado a doença das guelras, uma vez que de manhã só respirava por um operculo (embora agora à noite já abrisse o operculo que tinha fechado, pouco, mas abria) e pelo sim pelo não, resolvi perguntar e comprar 1 dos 2 remédios para aqui ter em caso de necessidade.

 

Acabei por comprar o Tremazol, mas agora à noite ao ver o Discu reparei que andava alegre, juntamente com os outros e que comiam todos com bastante apetite e pela minha (muito pouca ou nenhuma) experiência, pareceram-me todos bem.

 

Acham que é caso para fazer o tremazol?

 

 

Abraços a todos e mais uma vez obrigado.

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu dirás se estou enganado, João, mas eu julgo que o problema não está no solvente.

Tanto quanto consegui apurar o excipiente do Tremazol é polyethylenglycol que é um polímero de baixa toxicidade muito usado em laxantes para uso humano, cosmética e, imagine-se, lubrificantes sexuais (é de notar uma estranha promiscuidade entre os medicamentos para discos e questões de natureza eminentemente sexual)

 

Boas.

Estive a ler o artigo atentamente.

Reparem que se fala em banhos de 50, 100, 200 e 500 mg/LITRO.

Não sei qual a concentração do Tremazol.

Sei no entanto:

 

Experimentei desparazitar uns 150 disquinhos, tamanho moeda de euro) com praziquantel em banho prolongado.

Uso a concentração de 250 mg/100 LT, pré-dissolvido em acetona.

Se os bichinhos morreram não sei, os peixes não.

 

Experimentei desparazitar 6 discus adultos com metrodinazole, na àgua, pré-dissolvido em ACETONA.

2 X dia durante 4 dias seguidos.

Ligeiras TPAS entre cada introdução.

 

Ao fim do 5 ou 6 tratamento notou-se a peixaria toda à superficie com falta de "sheltox".....TPAS de 40% e ar suplementar ACALMARAM a situação.

Continuei a tratar com TPAS mais generosas.

24h após o ultimo tratamento, ao limpar o aqua, os vidros, pareciam "engordurados".

Não sei se matei os bichinhos mas a peixaria....por lá anda.

JPM

 

Ps-> Por experiencia noto que oscilações de Ph fazem com que os peixes reajam da mesma forma que com parasitas nas guelras.

Respiração ofegante, operculo fechado, etc.

Como tal NÃO tratava o peixe.

Editado por Joao Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ver agora o meu Discu atentamente.

 

A guelra permanece no mesmo estado, abre-a muito pouco.

 

O que reparei foi que apareceu com umas pintinhas no corpo (mais pequenas do que o Ictio e sem volume).

 

Reparei também que por vezes "treme" muito rápido a barbatana dorsal... mas que eu tenha reparado não se roça em nada...

 

O que será?

Editado por Hugo Félix

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.... o meu puto espirrou!

Devo:

- Medicá-lo contra otites, conjuntivites, infecções bacterianas, cortar-lhe as unhas e meter-lhe os pés em permeanganato potassio para prevenir micoses, dar-lhe a pilula................................................................

 

Vamos aguardar.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.... o meu puto espirrou!

Devo:

- Medicá-lo contra otites, conjuntivites, infecções bacterianas, cortar-lhe as unhas e meter-lhe os pés em permeanganato potassio para prevenir micoses, dar-lhe a pilula................................................................

 

Vamos aguardar.

JPM

 

 

Fala quem sabe :mrgreen:

 

Obrigado, João

 

Um Abraço

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.... o meu puto espirrou!

Devo:

- Medicá-lo contra otites, conjuntivites, infecções bacterianas, cortar-lhe as unhas e meter-lhe os pés em permeanganato potassio para prevenir micoses, dar-lhe a pilula................................................................

 

Vamos aguardar.

JPM

 

Actualização do estado do Discu:

 

Come bem, bom aspecto, respira por ambas as guelras,

 

mas tem mais pontos brancos do que ontem...

 

O que faço?

 

Aguento mais um tempo?

 

Abraço.

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O João...o "Costa" disse tudo.

Se desligares a luz ajuda pois o ictio necessita de luz para se reproduzir.

Tenta perceber o porquê do ictio....queda de temperatura, normalmente.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimentei desparazitar uns 150 disquinhos, tamanho moeda de euro) com praziquantel em banho prolongado.

 

Experimentei desparazitar 6 discus adultos com metrodinazole, na àgua, pré-dissolvido em ACETONA.

 

Passa-se alguma coisa que me está a fugir, a porcaria da bicharada não vai embora ou então volta rápidamente ;);)

 

já experimentei mudei de aquário só com filtro de esponja novo e voltam a aparecer mesmo com P.P.; Banhos de formol altas concentrações; metronidazol, agora experimento omnipour.

 

Tinha desistido do tenil vet vou depois tentar com a solvência se não resultar com omnipour (verde malaquite...)

 

Já me estou a passar dos carretos :) Morrem mais com os tratamentos e sem os tratamentos continuam a morrer, já pensei na peste dos discus!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bebés, bebés até aos 3cm não tenho problemas, os problemas é com os de 5 cm!!!! Que estavam ligados a uma sump, os de +-5cm morrem 1 por dia os acima (6, 7, 8, 9 cm) não vão se aguentando e a crescer bem!

 

Penso que será parasita que está atingir a bexiga e passa quando morrem. Mas tb estou a ficar deconfiado pq já me apareceu alguns com manchas de descoloração pelo corpo, outros com a cabeça chupada, estou a ficar intrigado e à beira dum ataque de nervos, ontem tirei 7 após o tratamento.

 

E na mesma água da sump tirei dum casal o cone cheio de alevins, sem colocar nada pois foi a 1º postura do casal e pensava que estavam a treinar :puppydogeyes::wub: , logo a água está óptima.

 

Eu gosto de desafios mas às vezes dão comigo em tolo!!! yikesyikes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa bicharada é terrivelmente resistente aos tratamentos, o problema é mesmo acabar com o ciclo reprodutivo dos gajos, Acho que cada bichinho desses adulto tem 4 geraçoes dentro dele prontas a eclodir , e assim secessivamente com os seus sucessores ...

Já li algures( não sei onde , mas foi na net) que o tratamento para acabar de vez com esses gajos seria com formol mas em concentraçoes mais elevadas e durante meses, cerca de 3 a 4 meses

 

Não sei se será mesmo assim mas, que faz algum sentido faz , por causa do ciclo reprodutivo dos mesmos....

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já li algures( não sei onde , mas foi na net) que o tratamento para acabar de vez com esses gajos seria com formol mas em concentraçoes mais elevadas e durante meses, cerca de 3 a 4 meses

 

Concordo mas o problema é que o formol dá cabo das escamas dos peixes se abusar-mos dele depois lá se vai a coloração :puppydogeyes:

 

E agora? :wub:yikes

Editado por duarte36
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas acho que aquilo não se trata de Ictio... são pontos brancos, é certo... mas não poderá ser outra coisa?

 

É porque a temperatura não desceu dos 30º e só aquele peixe é que tem...

 

É certo que há meio ano tive Ictio no aquário, na altura devido a baixa de temp... mas nunca mais se passou nada...

 

A temp esteve sempre nos 30º como referi...

 

O que fazer?

 

Obrigado

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais