Fertilização Npk


zpoliveira

Recommended Posts

Olá a todos, principalmente aos "jardineiros de aquários"!

 

Gostava que me dessem uma ajuda com as quantidades de NPK para ver se ando a fertilizar o aquário como deve ser!

 

Neste momento, para o meu aquário de +- 200L reais, ando a fertilizar diariamente com:

 

1.5 ml de fertilizante de P e K da Horizonte Aquático

3 ml de fertilizante de N e K da mesma marca

2 ml de Micro+ também da HA

 

no que totaliza (acho eu) 0.75 de P, 5.055 de K e 7.5 de N (em ppm)!

 

Eu sei que é pouco K mas chega o fertilizante amanhã!

 

As minhas dúvidas são as seguintes:

 

Quanto deve acrescentar, diariamente, de K?

 

Pelo que lí algures aquí no fórum deve-se acrescentar 2 ppm de K para cada 1 de NO3 que fertilizem, ou 10 ppm de K por cada 1 ppm de PO4 (li isto num post do Luis Fortunato), quer isto dizer que devo acrecentar 15ppm de K, certo?

 

Mas isto não é pouco tendo em conta que o limite mínimo recomendado é de 20?

 

A segunda dúvida que tenho é a seguinte:

Antes de fertilizar vejo as quantidades de NO3 e de PO4 que tenho no aquário (agora já não vejo com tanta frequência mas no inicio via) e tinha constantemente NO3=1 e PO4=0.

 

Isto acontece mesmo a fertilizar diariamente! Devo continuar a fertilizar com as quantidades que tenho feito (mais a de K) ou aumento as doses de N e P para no dia seguinte ainda haver algum no aquário?

 

Obrigado pela atenção!

Editado por zpoliveira

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que só ando a fertilizar com metade do que devia, certo? :roll:

 

O fertilizante de P e K diz:

 

1 ml = 0.5 ppm de PO4 e 0.21 ppm de K em 100L

 

Por isso para ter 0,5 de PO4 e 0.21 de K no meu aqua de 200L tenho de deitar 2ml, não é?

 

:oops:

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que só ando a fertilizar com metade do que devia, certo? cabecadura

 

O fertilizante de P e K diz:

 

1 ml = 0.5 ppm de PO4 e 0.21 ppm de K em 100L

 

Por isso para ter 0,5 de PO4 e 0.21 de K no meu aqua de 200L tenho de deitar 2ml, não é?

 

:oops:

 

 

Exacto. Mas de K, 0,21 é quase igual a nada... pelas contas, para acrescentares 20 ppm's precisa de acrescentar quase 200 ml... banana rock

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto. Mas de K, 0,21 é quase igual a nada... pelas contas, para acrescentares 20 ppm's precisa de acrescentar quase 200 ml... banana rock

 

LOL! Eu sei! Já tenho o Fertlizante de K! Esse que usei no exemplo é de PO4 e também dá uma pontinha (quase nada) de K!

 

De qualquer maneira o de K que chegou, da horizonte aquático, é diluido de mais! Tenho de deitar 30ml por dia porque 1ml=1ppm em 100L!

Logo, para acrescentar os tais 15ppm tenho de deitar 30ml e assim o fertilizante não dura nada!

 

Eles fazem, segundo o site, Fertilizante K - custom made e estou em pensar encomendar esse tipo!

 

Há algum problema ao nível do equilibrio do aquário (parâmetros químicos da água) em pedir um que tivesse o triplo de concentração em K? Assim só tinha de acrecentar 10ml por dia o que é bastante mais práctico!

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manda vir numa farmácia e faz em casa. Assim fazes na concentração que quiseres e conseguires.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manda vir numa farmácia e faz em casa. Assim fazes na concentração que quiseres e conseguires.

 

Também pode ser uma boa opção!

 

Mas o que queria saber é se 1ml=3ppm é uma concentração aceitável ou se, por exemplo, me pode alterar o pH!

 

Até que concentração é razoavel utilizar-se?

 

1ml=5ppm? 15ppm?50ppm?

 

Obviamente que 50ppm é um exagero porque não era muito cómodo medir meio ou quarto de ml, mas os 15ppm, por exemplo, já dava para só usar 2ml de cada vez!

 

Obrigado!

Editado por zpoliveira

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também pode ser uma boa opção!

 

Mas o que queria saber é se 1ml=3ppm é uma concentração aceitável ou se, por exemplo, me pode alterar o pH!

 

Até que concentração é razoavel utilizar-se?

 

1ml=5ppm? 15ppm?50ppm?

 

Obviamente que 50ppm é um exagero porque não era muito cómodo medir meio ou quarto de ml, mas os 15ppm, por exemplo, já dava para só usar 2ml de cada vez!

 

Obrigado!

 

fertilizantes a base de cloreto de potássio ou de sulfato de potássio ficam sempre abaixo dos 2ppm/ml/100L.

 

simplesmente não é possivel diluir mais soluto (Kcl ou K2SO4) no solvente(agua).

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu faço com 1 ppm. Depois precipita.

 

Mas compras 1 kilo e fazes quando precisas.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fertilizantes a base de cloreto de potássio ou de sulfato de potássio ficam sempre abaixo dos 2ppm/ml/100L.

 

simplesmente não é possivel diluir mais soluto (Kcl ou K2SO4) no solvente(agua).

 

 

Eu faço com 1 ppm. Depois precipita.

 

Mas compras 1 kilo e fazes quando precisas.

 

Obrigado pelas respostas! Era mesmo isso que queria saber! O Cloreto de Potássio tem algumas contra-indicações? é perigoso?

 

É que não queria ter cá em casa alguma coisa que pudesse causar estragos...

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Emergency Overview

--------------------------

CAUTION! MAY BE HARMFUL IF SWALLOWED. MAY CAUSE IRRITATION TO SKIN, EYES, AND RESPIRATORY TRACT.

 

SAF-T-DATA™ Ratings (Provided here for your convenience)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Health Rating: 2 - Moderate

Flammability Rating: 0 - None

Reactivity Rating: 1 - Slight

Contact Rating: 2 - Moderate

Lab Protective Equip: GOGGLES; LAB COAT; VENT HOOD; PROPER GLOVES

Storage Color Code: Green (General Storage)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Potential Health Effects

----------------------------------

 

Inhalation:

Inhalation of high concentrations of dust may cause nasal or lung irritation.

Ingestion:

Large quantities can produce gastrointestinal irritation and vomiting. May produce weakness and circulatory problems. May affect heart. In severe cases, ingestion may be fatal.

Skin Contact:

Contact may cause irritation or rash, particularly with moist skin.

Eye Contact:

Potassium chloride is moderate eye irritant. Redness, tearing, possible abrasion can occur.

Chronic Exposure:

No information found.

Aggravation of Pre-existing Conditions:

Persons with impaired kidney function may be more susceptible to the effects of the substance.

 

4. First Aid Measures

 

Inhalation:

Remove to fresh air. If not breathing, give artificial respiration. If breathing is difficult, give oxygen.

Ingestion:

Induce vomiting immediately as directed by medical personnel. Never give anything by mouth to an unconscious person. Call a physician.

Skin Contact:

Remove any contaminated clothing. Wash skin with soap and water for at least 15 minutes. Get medical attention if irritation develops or persists.

Eye Contact:

In case of contact, immediately flush eyes with plenty of water for at least 15 minutes, lifting upper and lower eyelids occasionally. Call a physician if irritation persists.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais