Algas Filamentosas


pajabm

Recommended Posts

Meus amigos,

 

Tenho pesquisado bastante sobre as malvadas algas que, por um motivo ou por outro, teimam em permanecer no meu aquário. Peço a vossa colaboração nesta odisseia!

 

Pelo que compreendi há várias causas possíveis para o aparecimento de algas:

  • Demasiadas de horas iluminação;
  • Exposição solar do aquário;
  • Comida em excesso que não é consumida pelos peixes;
  • Água introduzida rica em nutrientes;
  • Poucas plantas;
  • Plantas com o crescimento estagnado.

O aquário está muito distante da janela (que permanece com o estore fechado) e a água introduzida nos TPAs não aparenta ter nutrientes em excesso.

 

Tomei algumas medidas! Nas últimas semanas reduzi substancialmente a comida dada aos peixes mas não houve melhorias. As horas de iluminação também foram reduzidas para 7 (eram 8). Já podei as plantas (Hygrophila Difformis e Microsorium Pteropus) para tentar revitalizar o seu crescimento. Estou a realizar um TPA de aproximadamente 30% por semana (anteriormente fazia-o de 15 em 15 dias).

 

Contudo a situação permanece praticamente inalterada. O valor dos Nitratos ronda as 10 mg/l o que não me parece muito exagerado... O PH está nos 6,8, o Amónio e os Nitritos a 0 mg/L.

 

Não tenho um teste para os Fosfatos que me parece ser útil nestas ocasiões. Qual é o papel dos fosfatos no aparecimento das algas? Como posso combate-los?

 

Não queria recorrer a quimícos nem comprar um peixe exclusivamente para comer algas... Estou mais inclinado para desenvolver o plantado. Aconselham-me alguma planta?

 

Devo efectuar TPAs mais regulares?

 

Identifiquei a maioria das algas como sendo filamentosas mas deixo uma fotografia para facilitar.

 

algasfilamentosas.jpg

 

Peço desculpa pelo tamanho do post mas tentei detalhar a minha situação!

Editado por pajabm

PaJaBM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fertiliza com potássio, vais ver as plantas crescerem bastante roubando assim "comida" às algas e estas desaparecem.

Já passei pelo mesmo e foi certinho, adicionei cloreto de potássio na água e CO2 as plantas crescem de dia para dia e as algas desaparecem rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fertiliza com potássio, vais ver as plantas crescerem bastante roubando assim "comida" às algas e estas desaparecem.

Já passei pelo mesmo e foi certinho, adicionei cloreto de potássio na água e CO2 as plantas crescem de dia para dia e as algas desaparecem rapidamente.

Nem mais.

Mas verifica os fosfatos e assegura-te que tens valores de 1:10 para os nitratos.

Resolves o problema de vez.

Abraço.

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas sugestões!

 

Vou procurar um teste para medir os fosfatos no aquário.

 

O Cloreto de Potássio compra-se em "bruto" ou aconselham algum produto/marca?

PaJaBM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já medi os Fosfatos: aproximadamente 1 mg/l. Suponho que o valor ideal ronda os 0,2 mg/l... Estou correcto?

 

Por sugestão da loja comprei o PhosGuard da Seachem. Alguém tem experiência com este produto?

 

Sei que o ideal é aumentar o plantado... Mas esse será o próximo passo!

PaJaBM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já medi os Fosfatos: aproximadamente 1 mg/l. Suponho que o valor ideal ronda os 0,2 mg/l... Estou correcto?

 

Por sugestão da loja comprei o PhosGuard da Seachem. Alguém tem experiência com este produto?

 

Sei que o ideal é aumentar o plantado... Mas esse será o próximo passo!

Não, estão bem.

Estão na relação de 1:10 para os nitratos.

Fica-te pela injecção do Potássio.

Abraço

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, estão bem.

Estão na relação de 1:10 para os nitratos.

Fica-te pela injecção do Potássio.

Abraço

A injecção de Potássio vai acelerar o crescimento das plantas e consequentemente reduzir os níveis de fosfatos e nitratos, mas se eles não são a causa do aparecimento das algas, dada a relação 1:10 estar correcta, então não me irão ajudar... O meu raciocinio está certo?

PaJaBM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A injecção de Potássio vai acelerar o crescimento das plantas e consequentemente reduzir os níveis de fosfatos e nitratos, mas se eles não são a causa do aparecimento das algas, dada a relação 1:10 estar correcta, então não me irão ajudar... O meu raciocinio está certo?

Acho que não.

Mas não sei explicar porquê.

É tarefa para um dos "pro's" dos plantados.

Abraço.

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais