1.º Aquário De Cliclídeos


Recommended Posts

Olá

 

 

SET UP

 

Aquário 80 x 45 x 35 - +/- 112Lts

Filtro com esponja, acrílico e algodão filtrante

Temp. 26ºC

Iluminação: 2 x Fluorescente de 18W cada (acho eu)

PH- 7,8

 

 

Flora.

Anubias nanas

Musgo de java nos pequenos furos das pedras

Pedras esburacadas

Areia Filtro de Piscina (comprado no AKI 25 kg por 10€)

 

Fauna:

 

1 x Plecostomos

1 x Limpa Vidros

1 x Coridora

1 x Ciclideo Metalic Yellow

1 x Cilcideo ???

 

 

Vou tirar fotos para colocar aqui, e depois aceitamos todo o tipo de comentários (sugestões, etc).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

SET UP

 

Aquário 80 x 45 x 35 - +/- 112Lts

Filtro com esponja, acrílico e algodão filtrante

Temp. 26ºC

Iluminação: 2 x Fluorescente de 18W cada (acho eu)

PH- 7,8

Flora.

Anubias nanas

Musgo de java nos pequenos furos das pedras

Pedras esburacadas

Areia Filtro de Piscina (comprado no AKI 25 kg por 10€)

 

Fauna:

 

1 x Plecostomos

1 x Limpa Vidros

1 x Coridora

1 x Ciclideo Metalic Yellow

1 x Cilcideo ???

Vou tirar fotos para colocar aqui, e depois aceitamos todo o tipo de comentários (sugestões, etc).

 

na minha opiniao vais estar a gastar electricidade a mais com essas duas lampadas, 18W sao suficientes para um aqua de ciclideos africanos...

se é para ciclideos africanos, aumenta a temp para rodar os 28º/29º

as pedras e a areia, nao fazem parte da flora....

limpa-vidros, é AJAX...lol deves tar a falar de CAE

nao conheço esse ciclideo metalic yellow vai ao google na secçao imagens e vê se nao estas a falar de electric yellow (labidochromis caeruleus) se for, iras estar a construir um aqua de Mbunas do Malawi (muito boa escolha na minha opiniao) e nesse caso deves passar o ph a rondar os 8.1/8.2...

em relaçao a flora, podes tambem colocar umas valisnerias que da um efeito lindo neste tipo de aquas...

 

espero que tenhas levado as minhas criticas, como construtiva e nao distrutivas...fico a espera da evoluçao da coisa.... mais alguma coisa, é so pedires...

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como em muitas outras áreas uma boa iluminação é importante para o aspecto do aquário. Um aquário mal iluminado parece um aquário desleixado e os aquários de ciclídeos normalmente não têm muita iluminação.

 

Se quiseres ter um aquário bonito, os 18 x 2 W não é nada demais, pelo contrário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço as vossas sugestões.

Claro que não levo nada para o lado destrutivo mas sim para o lado construtivo.

Agradeço todo o tipo de comentários e sugestões.

 

Eu sei que me enganei na colocação da flora. Como não sei alterar o primeiro topico que coloquei deixei lá estar apesar de estar enganado.

 

Em relação ao peixe (Limpa Vidros) eu coloquei este nome devido a ser vendido assim nas lojas de animais e por não saber o nome correcto dele. Ele é parecido ao Otocinclus Afinis mas é amarelo e maior e com uma risca mais escura ao londo de todo o corpo.

 

 

Vinha mesmo hoje para rectificar o nome dos ciclideos.

 

1 x Electric Yellow

1 x Borkley Kadanga

 

Ainda não compramos mais porque não sabemos que podem ou não estar juntos no mesmo aquário. Achamos que um é carnivoro e outro herbivoro, verdade?

 

Por acaso consegue-se saber se são machos ou femeas?

 

Obrigado!

 

P.S. Esqueçi das fotos na pen em casa. Quinta feira vou ver se não me esqueço de trazer e colocar aqui no forum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SET UP Correcto

 

Aquário 80 x 45 x 35 - +/- 112Lts

Filtro com esponja, acrílico e algodão filtrante

Temp. 28ºC

Iluminação: 2 x Fluorescente de 18W cada

PH- 8,0

 

 

Flora.

Anubias nanas

Musgo de java nos pequenos furos das pedras

 

Decoração:

Pedras esburacadas

Areia Filtro de Piscina (comprado no AKI 25 kg por 10€)

 

Fauna:

 

1 x Plecostomos

1 x Limpa Vidros (do tipo de Otocinclus afinis mas amarelo com risca ao longo do corpo, não sei o nome dele, geralmente é vendido como Limpa Vidros)

1 x Coridora

1 x Ciclideo Electric Yellow

1 x Cilcideo Borkley Kadanga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Misturar espécies antes de as conhecer não costuma ser boa politica. Eu sacava o provavel CAE (verifica se é esse na procura do forum ou no google - chinese algae eater) a coridora e o pleco, porque não têem nada a ver...

 

Depois arranjava umas 4 femeas e 1 macho de uma espécie de ciclideos africanos e chegava bem para o tamanho do aqua. Quando começarem a reproduzir, distribuias pelo forum banana rock

 

Boa sorte.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, para modificares os posts, carregas no edit.

Editado por Ricardo Diogo

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

SET UP

 

Aquário 80 x 45 x 35 - +/- 112Lts

Filtro com esponja, acrílico e algodão filtrante

Temp. 26ºC

Iluminação: 2 x Fluorescente de 18W cada (acho eu)

PH- 7,8

Flora.

Anubias nanas

Musgo de java nos pequenos furos das pedras

Pedras esburacadas

Areia Filtro de Piscina (comprado no AKI 25 kg por 10€)

 

Fauna:

 

1 x Plecostomos

1 x Limpa Vidros

1 x Coridora

1 x Ciclideo Metalic Yellow

1 x Cilcideo ???

Vou tirar fotos para colocar aqui, e depois aceitamos todo o tipo de comentários (sugestões, etc).

 

Olá Nuno,

 

em primeiro lugar não posso deixar de relembrar que aquários com uma frente inferior a 120cm são sempre muito complicados de proporcionar boas condições e qualidade de vida aos ciclídeos africanos. Se 80cm de comprimento já se tornam insuficientes, 35 cm de altura nem vou comentar (desculpa a minha sinceridade, mas tento sempre fazer com que as pessoas entendam o conceito deste hobbie que é a aquariofilia - manter a qualidade de vida dos nossos amiguinhos).

Em relação à temperatura não sou da opinião em manter a água em torno dos 28/29ºC, pois 24-26º serão mais do que suficiente. Com uma temperatura tão elevada, como muitos costumam defender, os peixes crescem desmesuradamente e num curto espaço de tempo, o que diminui contudo a sua longevidade. A iluminação, embora não seja tão necessário num aquário de ciclideos africanos que por norma tem muito poucas plantas ou mesmo nenhumas, deve ser mantida para realçar as cores dos peixes e dar alguma vida ao aquário. Deves no entanto ter algum cuidado quanto à exposição diária de luz para que rapidamente não comecem a proliferar as algas.

O peixe que referes como sendo um Ciclideo Borkley Kadanga designa-se por Copadichromis borleyi (Kadango) e pertence à categoria de Haplochromis (peixes que coabitam nas zonas mais arenosas) do Lago malawi, ao contrário do Labidochomis Caeruleus que é um Mbuna (peixes que coabitam nas zonas mais rochosas do lago).

Não crítico a mistura das duas categorias do lago, nem mesmo das três, pois eu próprio no meu aqua tenho algumas espécies non-mbunas. Contudo, acho que deverias repensar o teu aquário (principalmente nas medidas) e tentar investir em algo mais gratificante para os peixes e para ti mesmo. Mesmo que mantenhas uma única espécie nesse aquário, vais ver que com o tempo irás te fartar de olhar sempre para os mesmo peixinhos.

 

Um abração e boa sorte,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Cop. Borley Red Kadango é um peixe deslumbrante e majestoso. Ênfase no majestoso. Esse animal necessita de espaço e não só devido ao tamanho, mas principalmente porque é um peixe de águas abertas que necessita de muito espaço para nadar. Mínimo 1,5m de comprimento. Por outro lado é um peixe muito pacífico e se não for o rei do aquário passa um mau bocado, em especial se tiver mbunas acima dele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais