Condutividade


smoot

Recommended Posts

Boas.

Pergunta simples de resposta complicada.

Vou dar-te uma resposta simples e depois espera que os doutores (LUIS, nyah ME) te expliquem melhor.

A condutividade, neste caso da àgua, é a "capacidade" que a mesma tem de conduzir uma corrente eléctrica.

É medida com um aparelho electrónico.

Aumenta com a presença de "substancias" dissolvidas, minerais, carbonatos, etc.

Se a dividires por 33 tens aproximadamente a dureza total da àgua.

+ - isto.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem... qual é o interesse de controlar a condutividade da água? A condutividade vem dos iões na água, que podem ser os mais diversos... notem que não estou a desaconselhar, estou apenas a perguntar porque realmente não sei!!! E a perguntar é que se aprende. cumps Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem... qual é o interesse de controlar a condutividade da água? A condutividade vem dos iões na água, que podem ser os mais diversos... notem que não estou a desaconselhar, estou apenas a perguntar porque realmente não sei!!! E a perguntar é que se aprende. cumps Nuno

 

Comodismo...quando como eu se tem 21 aquas é mais prático "controlar" mergulhando uma "caneta" do que testar com catalizadores.

É obvio que o teste pode ser enganador.

No meu caso se penso que a cond. está, por exemplo, a 500ms e o aparelho acusa 1.000....algo se passa...há que descobrir.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

na giria condutividade baixa=agua macia-boa para ciclideos amazónicos e similares

condutividade alta=agua dura-ciclideos africanos

 

para alterar a condutividade para - uso de resinas-osmose-turfa

para + bicabornato de sodio-pedras calcarias

Editado por ze carlos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois eu tinha uma noçao do que era a condutividade, contudo como a podemos alterar??

 

Isso é o mais fácil.....pões na àgua sal ou bicarbonato sódio e é vê-la a subir.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é o mais fácil.....pões na àgua sal ou bicarbonato sódio e é vê-la a subir.

JPM

pois entao sendo assim esta agregada a dureza total, pois se adicionarmos sal a dureza sobe, logo a condutividade sobe....

obrigado a todos pelas vossa respostas..e que isto andava-me a confundir.,...mas nao ha nada para confundir...

mais uma vez obrigado

cumps luis

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

pois entao sendo assim esta agregada a dureza total, pois se adicionarmos sal a dureza sobe

Errado... por isso é que os testes de conductividade são bons para termos uma ideia.

 

Com um conductivímetro nunca podemos saber ao certo qual a concentração de Cálcio e Magnésio na água. Só sabemos é que eles aumentam a conductividade... nada mais. Mas como eles, todos os iões o fazem. Uns mais do que outros.

 

Por isso, adicionares sal (NaCl) à água, realmente aumenta a conductividade... mas não a dureza.

 

O que vale é que o pessoal usa quase sempre os conductivímetros para calcular durezas baixas, e não durezas altas (algum pessoal dos salgados faz isso, mas aí usam sempre água do mar e reposição com kalkwasser, adiante...).

 

Mas como o conhecimento empírico por vezes é melhor que o puro/científico, podemos admitir que as composições químicas das águas naturais não variam muito, excepto na concentração de NaCl, e durezas...

O que quero dizer com isto, é que é difícil encontrar uma água salgada que não seja dura, por exemplo.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: João, o modo como explicaste o que é a conductividade está óptimo. Eu não faria melhor #food Só te faltou uma coisa: divides por 33 e tens a dureza... em quê? Presumo que seja em graus alemães...

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PS: João, o modo como explicaste o que é a conductividade está óptimo. Eu não faria melhor :lol: Só te faltou uma coisa: divides por 33 e tens a dureza... em quê? Presumo que seja em graus alemães...

 

YES....foi o 2º Whisky #food

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não smoot. Tudo bem que não é assim tão simples, mas entende a Dureza como sendo a soma das concentrações dos iões Ca(2+) e Mg(2+). Óbvio que o Sódio (Na+) também contribui, mas é muito pouco.

 

Bem... podes sempre experimentar. Mede a dureza antes de adicionares sal, e depois de adicionares sal. E tira as tuas conclusões :lol:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Acabei de fazer um teste ao GH, com e sem sal... iguais :lol:

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Para os químicos aumenta... para os aquariófilos não.

Não te consigo dar resposta melhor ;)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.