Mais Um Iniciante...


zeus[x]

Recommended Posts

Olá a todos.

Chamo-me Hugo e sou do Porto/Maia.

 

Há uns dois anos +/-, comprei um pequeno aquário de água fria, foi quando me registei neste fórum. Li muita coisa e aprendi muito, mas os peixes de água fria não requerem os cuidados que os de água quente requerem, são bem mais resistente. Felizmente ainda lá andam no aquário.

 

Há cerca de três semanas ofereceram ao meu pai um aquário já usado, eu como andava a juntar $ para comprar um, aproveitar e fiquei com ele, para dizer a verdade fiquei todo contente, comecei logo por o limpar e fui a uma loja comprar o que fosse preciso para colocar aquilo em funcionamento, o $ que andava a juntar foi-se para colocar este em funcionamento. Primeiro erro, ter ido a uma loja e não ter lido nada primeiro, apesar de o Sr. ter sido muito simpático e ter-me explicado algumas coisas ficou muito por dizer, pelo que tenho lido aqui houve muitas coisas que fiz mal, e os resultados disso infelizmente acabaram por aparecer. Continuando, nesse primeiro dia (sexta-feira) comprei dois líquidos, o sera aqutan e o sera nitrivec. Preparei a água tal como ele me explicou e na segunda-feira seguinte fui lá comprar os peixes, outro erro. Levei um pouco de água para ele testar, como o PH estava alto, comprei um líquido para baixar o pH e também o respectivo teste. Lá controlei o PH e á tarde comprei os peixes, 3 guppies, 1 macho e 2 fêmeas. Finalmente o aquário tinha ganho vida. Entretanto comprei o filtro e a bomba de ar. O termóstato (acho que é este o nome) já vinha com o aquário. A agua normalmente esta a 24 graus. Passado uma semana +/- uma guppie começou a andar muito “tristeâ€� e a outra sempre a pica-la. Essa guppie acabou por morrer um ou dois dias depois, a segunda guppie do nada também apareceu morta. Comprei mais duas, e passado uns dias um casal de platys, pensava eu que tinha sido alguma coisa que tinha feito mal, o macho guppie acabou por morrer tal como as duas fêmeas. Uma delas antes de morrer teve um filhote! A loucura do aquário!!!

O texto começa a ficar comprido, bem, ponto de situação, um casal de platys e um alevin.

Precisava da vossa ajuda, apesar de já ter lido muito e de já ter falado com dois utilizadores do fórum pelo msn, ainda há muitas dúvidas.

Agradecia a vossa compreensão e a vossa ajuda.

Setup:

Aqua: 50cm // [edit] 24lts de agua [/edit]

Predras acastanhadas, não faço a mínima ideia do nome, falaram-me em pedras vulcânicas.

Filtro interno: 200 l/h

Aquecimento: 24º

Luz: 1 x 20W DIV (temporário)

Plantas:

Apenas alguma de plástico, gostava de colocar naturais mas quando tiver o aquário estabilizado.

 

Eu sei que o texto é longo e os erros foram muitos, mas reconheço-os e queria ver qual a melhor forma de estabilizar isto. Todos os concelhos são bem-vindos. Algum teste a comprar? Mudanças de agua com que frequência? Como saber quando o aquário esta pronto a receber novos visitantes? E quais os primeiros a colocar?

Outro erro que tinha, e já ta corrigido, tinha carvão no filtro e não cerâmicas, já deitei o carvão fora e já coloquei cerâmicas.

 

Obrigado a todos.

Editado por zeus[x]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não fez o ciclo, tiveste picos de amónia, sem plantas naturais quase que não inicias nada e tens de sacar os nitratos "à mão"

 

Muitos peixes para 20 litros.

 

Olha se já lias antes, lê ainda mais agora e bem vindo ao forum. :bad-words:

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Erros todos cometemos e aprendemos com eles!

Duas coisas pelo menos que fizeste mal! montaste o aqua e não fizeste a ciclagem (muito importante), se bem que há produtos que aceleram a coisa, mas pessoalmente não usaria e a outra coisa foi, que só depois de teres tudo a funcionar é que compraste o filtro ( não sei até que ponto é que poderá ter sido a causa da morte dos pxitos.

 

Pelo que tenho lido por aqui, primeiro deve-se deixar amadurecer o aqua (com filtro) e passado um tempo, meter um peixe resistente para ajudar na ciclagem e passado mais um tempo juntar mais um. A ciclagem demora mais ou menos um mês, não tenho a certeza.

 

Em relação aos testes, pH, amónia, nitritos e nitratos.

 

Eu também sou iniciante em aquariofilia, e isto foi o que eu "estudei" por aqui, mas como posso ter dito alguma coisa errada, espera por mais opiniões e corrijam-me se tiver errada! :bad-words:

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá....

Pois é, é o que fazem as pressinhas.....

Não deixas-te o aqua repousar e criar as suas bacterias, o que deves fazer e esperar a ciclagem do aqua pelo menos 15 dias a 3 semanas.

Deves colocar plantas naturais e podes sempre por uma viuva, peixes bstantes resistentes que são óptimos para ciclar o aqua, mas apenas 1 ou 2.

Quanto ao resto é esperar e depois ir pondo peixes a pouco e pouco, que tbem não devem ser muitos atendendo à litragem do teu áqua, 24 litros.

Deves por 1cm de peixe por cada litro de água, contando evidentemente com o cescimento dos mesmos.

Fica Bem.

E não te percipites.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Zeus

 

Pois 20 Lt é um cadinho complicado, mas tb é desafio interessante.

Na minha opinião ficava pelos tres peixinhos, por enquanto, colocava um tronco  com uma planta resistente (anubia), vai ajudar imenso na estabilização e ia fazendo umas trocas diárias de 2/3 Lt de agua.

Penso que que a estabilização acabará por aparecer brevemente com esta formula, no entanto em 20 Lt de agua pequenas coisas poderam facilmente alterar os valores da agua.

 

Cumps

CLeitão

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

em primeiro lugar quero agradecer por todas as respostas!

 

... a outra coisa foi, que só depois de teres tudo a funcionar é que compraste o filtro ( não sei até que ponto é que poderá ter sido a causa da morte dos pxitos...

 

Eu não me expliquei bem, quando me deram o aquario já trazia um filtro, e esteve a funcionar todo o fim de semana, sem os peixes, so os coloquei na segunda a seguir. Mas entretanto avariou e tive que comprar outro, daí ter dito que tinha comprado um filtro. Na altura que comprei o filtro comprei tambem a bomba de ar.

 

 

... Deves colocar plantas naturais e podes sempre por uma viuva, peixes bstantes resistentes que são óptimos para ciclar o aqua, mas apenas 1 ou 2....

 

Pois, nao queria muito colocar mais peixes, pelo menos ate saber que está tudo bem, mas pelo que li tambem noutro lado, estes peixes são muito resistentes, activos, bonitos e ajudam na ciclagem do aquario, se calhar vou comprar um ou dois para colocar lá.

Estava a pensar em colocar uma anubia também, mas um utilizador aqui do forum, foi muito simpatico e ofereu-me uma, assim que ele poder da-me uma, fica aqui o meu agradecimento, visto que as plantas são mt caras, pelo menos aqui na minha zona...

 

Olá Zeus

 

Pois 20 Lt é um cadinho complicado, mas tb é desafio interessante.

Na minha opinião ficava pelos tres peixinhos, por enquanto, colocava um tronco  com uma planta resistente (anubia), vai ajudar imenso na estabilização e ia fazendo umas trocas diárias de 2/3 Lt de agua.

Penso que que a estabilização acabará por aparecer brevemente com esta formula, no entanto em 20 Lt de agua pequenas coisas poderam facilmente alterar os valores da agua.

 

Cumps

CLeitão

 

Eu tava a fazer uma muda de agua, uns 10% +/- dia sim dia não, mas nao faço a minima se o aquario esta a establizar ou não. O pH tem tendencia a ficar um pouco alcalino, devo usar o quimico para diminuir? Eu colocava um tronco, mas tenho medo que fique muito acido, visto ser um aquario pequeno. Mas vou seguir o teu concelho e vou começar a trocar a agua diáriamente durante os proximos dias.

 

Um conelho, devo utilizar o aqutan e o nitrivec?

 

Obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Zeus!

 

Pois é, tens que ter calminha neste hobbie.

 

Em relação à tua ultima questão, sim, deves usar o aqutan(condicionador;elimina cloro e neutraliza metais pesados) e o nitrivec(bacterias nitrificantes, necessárias ao ecossistema do aquario para consumo de materia biologica ex.restos de comida, fezes...).

 

Quanto ao ciclo, vai controlando com testes de nitritos e amonia, se meteres umas plantinhas os nitratos passam para um plano menos relevante.

De resto, assino por baixo dos conselhos que te deram os outros colegas, trocas de água abundantes e grande controlo na fauna e respectiva alimentação.

O pH ideal depende dos peixes que queiras manter. Como tens o pequeno guppy e as platys, um pH a rondar os 7.4 é agradavel.

 

Beijinhos

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, ter o filtro a funcionar uma semana não ajuda... demora cerca de um mês até estar tudo em andamento, nesse mês podes ter um ou dois peixes bem resistentes, ou alternativamente ir metendo pedaços de comida para gerarem amónia para começar a alimentar as bactérias nitrificantes

 

tenta aguentar o que tens agora, faz muitas TPAs (trocas parciais de água), digamos no primeiro mês 50% duas vezes por semana... e provavelmente não vais ter mais mortes pior aí além. Depois de estar o aquário ciclado podes reduzir as TPAs, mas com 20 litros é difícil ter um aquário estável, de modos que é sempre bom fazer muitas TPAs.

 

boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...

Faz-me uma favor... Lê as respostas que te dão... Pondera... Tira as tuas conclusões!!!

 

1º Temperatura 24º ??? Guppys... América Central e do Sul... Será que te diz alguma coisa. A ti talvez não, estás a começar. É compreensível. Já o mesmo não se pode dizer dos logistas e dos que respondem por impulso (mesmo os os que nada sabem). Depois temos os que respondem para realizar o máximo de "post's" (respostas) que conseguirem. Haverá um prémio????

28/30º amazonas, afluentes, peru, brasil (norte). OK? Claro também há quem confunda Guppys com Ganbuzias (creio que se escreve assim) e que se diz terem vindo dentro de barris em naus Portuguesas que se afundaram, e que por acaso chegaram á costa Ibérica, e hoje em dia existem (e proliferam) no norte de espanha.

 

2º Plantas naturais. Sim senhor, boa resposta. O ciclo como muita gente diz não é o do Azoto. Aulas de Biologia. Esqueceram? Nitritos.

 

3º desde que não tenhas nada no aqua de tóxico, centra-te na temperatura. Os Guppys são muito sensíveis ao Ictio mas, este só prolifera se as temperaturas forem baixas. Acima dos 28º é muito invulgar que este parasita prolifere. Mais, para evitar qualquer contaminação por Ictio - falando em Guppys - deve em cada +/- 3 mudas de água, colocar bastante sal. Isto não se deve fazer sempre pois a água acaba por ficar muito salgada e matar os próprios peixes. Por isso, repito, devem haver pelo menos 2 mudas entre as que levam sal.

 

Mais perguntas para todos os interessados: miguelpsantos@gmail.com

 

este forum só visito esporadicamente. há aqui gente (mesmo entre os webmasters) que acham que sabem tudo e não aceitam críticas. inclusivamente editam respostas construtivas em detrimento daqueles que respondem para fazer "monte". Sei lá. deixem brincar os "catraios". (já sei que mais tarde ou mais cedo vai ser editado).

 

perguntas sobre Discus, Escalares e Beta Splendens. façam-nas. Guppys, muita desta gente que diz que "já chegou aos Discus" não admite sequer algum interesse sobre outro peixes. EU NÃO!!!

 

Miguel Santos

Porto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quem está a começar acho que tem de se preocupar com outras coisas que não o sal. O sal pode fazer mais mal que bem se não for controlado.Qaunto a mim e se ainda mantens os 3 peixes, é deixa-los lá e não comprares mais nenhum. Compra sim mais plantas para elas absorverem os nitratos do aqua e espera que estabilize. E já agora miguelpsantos que nome dás ao ciclo? Eu conheço como ciclo do azoto,ou ciclo de nitrificação, em que bactérias nitrificantes presentes no filtro,transformam a amónia (NH3) noutros compostos de azoto (dai o nome) mais inofensivos. Há espécies que transformam a amónia (NH3) em nitritos(N02-) e outras que transformam os nitritos em nitratos (N03-).Se queres ajudar ajuda mas não compliques nem induzas em erro.Não és só tu que tens aulas de Biologia e principalmente Quimica.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tópico começou por ser uma questão de um forista que não sabe a perguntar a quem possivelmente sabia.

Realmente há pessoas que sabem pouco e outras que pela experiência sabem mais, o que não faz cá falta é pessoal que por alguma razão acha que é mais esperto do que os outros elementos da comunidade. è que nós aqui ensinamos o que sabemos e há inclusivamente pessoas que sabem quimica a nível superior e por vezes nmão se manifestam para deixarem falar os "espertos" o que faz com que todos percam. Mais que a porcaria dos termos o que interessa é explicarem ao rapaz que não iniciou bem o ciclo e ajudar a ultrapassar as barreiras.

 

É off-tópic sim senhor, mas acho que o fórum qualquer dia está cheio de sabóes e as pessoas que o construiram verdadeiramente começam a afastar-se.

 

Eduardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto mim só queria ajudar,este tópico tem a ver com o ciclo do azoto e eu expliquei o melhor que sei,com termos que mais cedo ou mais tarde entrarão no vocabulário do Zeus. Deixo aqui um site interessante que explica os conceitos básicos da aquariofilia.

 

http://faq.thekrib.com/pt/begin.html

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.