Iluminaçao, Orientaçoes!


Recommended Posts

Boas!!

 

E primeiro de tudo, tenho que dizer que desde que conheci este forum, ajudou-me muito a perceber mais este grande mundo da Aquariofilia. Mas apos mt buscas exaustivas aqui no forum encontrei uma unanimidade com a qual discordo um pouco.

E é a seguinte:

Quando se fala de, iluminaçao, logo se começa a falar de Watts, mas ninguem nunca fala de Lumens pois isto é que corresponde a verdadeira medida de quantidade de luz, e watts so tem a ver com o peso na factura do fim do mes, entenda-se por consumo.

Agora um pouco Off-topic, quero tambem dizer que, e muito bom saber que aqui no forum ha pessoas com mt experiencia e sabedoria, alguns academica mesmo, e outros por pura experiencia de vida e esta sim mt valiosa. E a essas pessoas mesmo que quero recorrer atravez da criaçao deste topico, para chegar a uma Relaçao Lumens/Litros (Litros vs Profundidade).

E assim, a mts lampadas que apesar de uma potencia inferior conseguem produzir mt mais lumens por watts consumidos.

Espero nao ser muito confuso, mas aguardo por alguns pontos de vista.

 

Agradecido

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais uma...

porque não tambem falar em CRI e PAR...

raremente vejo alguem falar no CRI... #musica

e muito menos em PAR.

 

Para isso ponho isto que li e achei bem interessante.

 

Factores determinantes na escolha das lâmpadas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso se fala na relação W/l, para se conseguir uma relação mais simples.

 

Acho que a relação lumens Vs altura da coluna de água talvez seja mais correcta, após uma pesquisa na net, encontrei isto:

 

http://www.pegadas.iol.pt/index2.php?optio...df=1&id=265

 

nesta pagina fala-se mais no caso de salgados, para agua doce não encontrei nada, mas genericamente tambem serve.

 

Comentem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso se fala na relação W/l, para se conseguir uma relação mais simples.

 

Acho que a relação lumens Vs altura da coluna de água talvez seja mais correcta, após uma pesquisa na net, encontrei isto:

 

http://www.pegadas.iol.pt/index2.php?optio...df=1&id=265

 

nesta pagina fala-se mais no caso de salgados, para agua doce não encontrei nada, mas genericamente tambem serve.

 

Comentem...

 

Artigo batante interessante, so é mesmo pena esta direcionado para Reef, mas penso que se pode tirar umas notas de la

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha, os lumens não variam tão extraordinariamente tanto entre lâmpadas fluorescentes; portanto, falar de Watts é razoável. para além disso, os lumens mudam com o tempo à medida que as lâmpadas envelhecem, portanto tínhamos que dizer "dia tantos tinha tantos lúmens", e não me parece que haja informação muito fiável acerca da velocidade de degradação, que vai depender muito de caso para caso.

 

quer dizer, podíamos falar de lúmens mas não se ganhava muito em relação ao que já estamos habituados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.