Peixe-aranha


belita

Recommended Posts

PEIXE-ARANHA OU ESCORPIÃO, generalidades e primeiros socorros

 

 

Está-se a aproximar o verão, nesta altura é frequente o ataque destes pequenos peixes nas nossas costas com as consequências físicas que todos conhecemos. Este facto resulta numa enorme recorrência aos serviços de urgência o que na maioria dos casos não é necessário, este factor, para além de entupir ainda mais estes serviços, vai atrasar um tratamento eficaz que para além de simples, é acessível a todos em tempo útil.

 

O Peixe-aranha pertence à família dos Trachinidae, existe o peixe-aranha maior (Trachinus draco) cujo tamanho máximo registado é de 55cm e o peixe-aranha menor (Echiichthys vipera) cujo tamanho máximo registado é de 15cm.

É muito comum na costa Portuguesa e Açores e que pode ser usado em culinária (por exemplo em caldeiradas) bastante conhecido e temido pelos banhistas já que as suas capacidades venenosas são do conhecimento de toda a gente, aparece principalmente na maré baixa, sendo mais comum nas zonas rochosas e com algas.

Este peixe tem por hábito permanecer imóvel no fundo arenoso à espera de presa, alimenta-se sobretudo de pequenos peixes e invertebrados e para isso serve-se da sua cor facilmente confundida com a areia. Quando se sente ameaçado ou é pisado ergue a barbatana dorsal, onde os seus 3 primeiros raios são venenosos, desta forma picam a pele e injectam o veneno, provocando dores intensas. Deve ser tido em conta que cada opérculo branquial também tem veneno e que o peixe-aranha permanece vivo várias horas depois de retirado da água, por outro lado a sua picada permanece venenosa mesmo muito tempo depois de morto, isto reveste-se de uma importância maior para os pescadores.

 

Os primeiros socorros consistem na aplicação local de calor já que a toxina libertada pelo peixe é termolábil (decompõe-se devido ao calor), assim, se possível, o membro afectado deve ser submerso em água tão quente quanto se possa suportar durante +/- 30 minutos, tendo o cuidado de não provocar queimadura. Quando isto não é possível, deve-se improvisar, por exemplo, aproximando um cigarro da zona afectada à menor distância possível, na maior parte das vezes, os efeitos benéficos do calor fazem-se sentir rapidamente.

Esta actuação só é 100% eficaz quando realizada na 1ª meia hora após a picada, caso isso não aconteça e se os sintomas não passarem com o calor, poderá haver necessidade de recorrer a um serviço de saúde para que a pessoa afectada seja tratada e medicada. Da minha experiência, posso afirmar que, mesmo após mais tempo do que referi anteriormente, o calor surte efeito na maioria dos casos.

È possível, embora raro, que fique na ferida um resto de espículo e neste caso deve ser retirado, caso contrário, não há necessidade de abertura da ferida, esta deve ser apenas lavada e posteriormente desinfectada.

Da mesma forma, se ocorrer algum dos sintomas abaixo mencionados, a pessoa deve ser de imediato conduzida a um médico:

- Tonturas e sensação de desmaio

- Vertigens

- Náuseas

- Febre

- Vómitos

- Dores de cabeça

- Cãibras generalizadas

- Sudorese

- Dor inguinal

- Convulsões

- Dificuldade em respirar

- Alteração da coloração e temperatura do membro afectado

 

É aconselhado o uso de chinelos ou sapatos de borracha principalmente durante a maré baixa e vazante quando se anda na linha de água, essencialmente pelas crianças, de forma a protegê-las deste animal tão temido.

 

Um bom verão!

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom tópico, muito útil para a época que se adivinha.

 

O que vou dizer, provavelmente não será novidade para muitos de vós:

A picada do peixe aranha é muito dolorosa: por vezes , quando picados, a dor parece interminavel.

A minha receita é, pelo menos para os adultos, praticarem um pouco de 'Controlo de dor'. Controlar a dor com a mente, de modo a que esta deixe de parecer insuportável. Sendo a maior parte das picaduras nos pés, eu custumo subir a um paredão (farol, molhe, barra) e obrigar-me a caminhar, apoiando a parte picada, de modo a, segundo teoria minha, fazer o veneno circular mais depressa no organismo, para que deixe de estar concentrado no local da pisada. Em cerca de 15 minutos, da dor inicial resta apenas uma dormência.

Esta é a minha 'receita' para as picadas de peixe -aranha. Creio resultar em adultos, sendo que é impossivel pedir a uma criança que faça isto.

 

Cumps

Fausto Vicente

 

(Picado cerca de 7/8 vezes :smilecolros: )

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

bom tópico

só mais uma achega para contributo

caso a praia seja daquelas que tenha uma estrada de alcatrão nas procemidades

a pessoa afectada deverá caminhar em cima desse mesmo alcatrão o quanto possa

devido ao alcatrão estar altamente quente tirando-se assim partido do calor do mesmo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem também pela minha esperiência em picadas (so num ano ja fui 4vezes!! azar..), vou passar a citar duas dicas para que a dor seja menos dolorosa:

1ª - Quando sentires a picada, tira logo o espigão do peixe-aranha do pé ou vai logo ao nadador salvador, pois 1 minuto depois vai-te começar a doer, mas se tirares o espigão logo a dor é menor!

2ª - Caso não fumes:P, sempre podes enfiar o pe na areão que está a escaldar (aquela que está mais longe da agua ;)).

 

abraços e boa sorte heheheh :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está-se a aproximar o verão, nesta altura é frequente o ataque destes pequenos peixes nas nossas costas com as consequências físicas que todos conhecemos. Este facto resulta numa enorme recorrência aos serviços de urgência o que na maioria dos casos não é necessário, este factor, para além de entupir ainda mais estes serviços, vai atrasar um tratamento eficaz que para além de simples, é acessível a todos em tempo útil.

 

bem a minha teoria é assim que se sentir a picada ir ao nadador salvador que ele trata do assunto, espreme o veneno e mete spray das dores (cloreto etil) acho que tá mal escrito....

 

acho que o maior problema é perceber se se foi picado ou não antes que começar a ter dores, na 1ª vez que fui picado pensei logo em peixe aranha de seguida pensei não devo ter pisado uma concha bicuda ou algo do genero uns minutos depois pensei dasss foi mesmo peixe aranha, no dia seguinte, assim que fui picado já tive a certeza que era peixe aranha ;)

 

picado 2 vezes em 2 dias seguidos :D

 

pra quem gosta de pesca fica tambem o aviso se não conhecerem a especie que tem no anzol não a agarem logo á dragão, poisem o peixe em cima de uma rocha e observem, o peixe aranha tem 3 espinhos na barbatanha dorsal já não me lembro bem mas acho que a barbatana é preta,dizem que tem ainda outros dois espinhos nas guelrras mas nã tenho a certeza.

Editado por a_feijao

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem a minha teoria é assim que se sentir a picada ir ao nadador salvador que ele trata do assunto, espreme o veneno e mete spray das dores (cloreto etil) acho que tá mal escrito....

 

acho que o maior problema é perceber se se foi picado ou não antes que começar a ter dores, na 1ª vez que fui picado pensei logo em peixe aranha de seguida pensei não devo ter pisado uma concha bicuda ou algo do genero uns minutos depois pensei dasss foi mesmo peixe aranha, no dia seguinte, assim que fui picado já tive a certeza que era peixe aranha ;)

 

picado 2 vezes em 2 dias seguidos :D

 

pra quem gosta de pesca fica tambem o aviso se não conhecerem a especie que tem no anzol não a agarem logo á dragão, poisem o peixe em cima de uma rocha e observem, o peixe aranha tem 3 espinhos na barbatanha dorsal já não me lembro bem mas acho que a barbatana é preta,dizem que tem ainda outros dois espinhos nas guelrras mas nã tenho a certeza.

 

 

Na 1ª vez que és picado não tens a certeza, mas nas outras sabes logo :D. Em relação ao peixe aranha "em si", é facil de reconhecer. Basta ver os espinhos que ele tem na barbatana dorsal, mas para confimar, basta aproximar alguma coisa da barbatana, que ele levanta-a logo ! O.O

 

abraços

Editado por AntraX
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

De facto todas as sugestões apresentadas e que estão ligadas ao calor, estão correctíssimas, essas do alcatrão e do areão são óptimas.

 

a-feijão o producto a que te referes é o cloreto de etilo e é um anestésico que funciona pela acção do frio, logo é exactamente o oposto daquilo que se pretende, eu sei que é amplamente usado pelos nadadores salvadores, mas da minha experiência, com poucos resultados.

 

Como disse, o calor destroi o veneno e tudo o que funcione como fonte de calor é optimo, não ha necessidade de aguentar a dor porque resulta mesmo!

 

Peço que passem a palavra, porque posso dizer que trabalho num serviço onde chegam a dar entrada 20 a 30 pessoas por tarde completamente desesparadas!

 

Abraço!

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

De facto todas as sugestões apresentadas e que estão ligadas ao calor, estão correctíssimas, essas do alcatrão e do areão são óptimas.

 

a-feijão o producto a que te referes é o cloreto de etilo e é um anestésico que funciona pela acção do frio, logo é exactamente o oposto daquilo que se pretende, eu sei que é amplamente usado pelos nadadores salvadores, mas da minha experiência, com poucos resultados.

 

Como disse, o calor destroi o veneno e tudo o que funcione como fonte de calor é optimo, não ha necessidade de aguentar a dor porque resulta mesmo!

 

Peço que passem a palavra, porque posso dizer que trabalho num serviço onde chegam a dar entrada 20 a 30 pessoas por tarde completamente desesparadas!

 

Abraço!

 

O cloreto de etilo, como a belita disse é um anestésico, ou seja, quando passar o efeito continua-te a doer. Por isso o melhor é mesmo o calor, pois "destroi" o veneno. Acreditem... aquilo do pé na areia da praia ás vezes custa , porque está mesmo quente, mas acreditem que é muito melhor que aguentar com a maldita da dor do veneno!

 

Morte aos peixes-aranha :bad-words:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cumps

Fausto Vicente

(Picado cerca de 7/8 vezes :bad-words: )

 

Tens os pés GRANDES 8)

 

Fui picado uma vez em Sesimbra.

A qualidade da "nadadora salvadora" que me pôs o spray fez-me passar o resto das férias aos saltos na "borda-de-àgua".

Sem resultado....chuift!

JPM

 

Ps-> Dizem os pescadores que uma "mijinha" em cima também ajuda :cry:

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Nunca fui picado nem pretendo... :cry: Podiam era dizer assim por alto em que praias é que eles andam. Já vi o João Machado dizer Sesimbra. Isto é mau! Eu vou megulhar para Sesimbra e um dia lixo-me.

 

Façam uma lista tambem de praias onde acontecem essas picadas com alguma frequencia, se faz favor.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Façam uma lista tambem de praias onde acontecem essas picadas com alguma frequencia, se faz favor.

 

Mar calmo, praias de declives suaves, maré vazia e agua quente são más combinações.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A melhor maneira de lidar com as situações expostas, é o DESPREZO

 

É o que costumo fazer e dá resultado :cry:

 

Se não conseguirem,...pelo menos não sejam vingativos :oops:

SeMpRe A aPrEnDeR

 

Paul08

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ps-> Dizem os pescadores que uma "mijinha" em cima também ajuda :oops:

 

É verdade, verdadinha em garoto estava tão desesperado com uma mordida que nessas alturas, vale tudo ,...valeu a pena temporáriamente

 

Solução:

 

Arranjar muitos mijões :cry:

SeMpRe A aPrEnDeR

 

Paul08

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mar calmo, praias de declives suaves, maré vazia e agua quente são más combinações.

JPM

 

como é que sesimbra se insere nas aguas quentes...?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vivo e trabalho cá no norte (Povoa de varzim e Vila do Conde) as prias têm aguas frias, mas muito rochas e com muitas algas, as picadas são muitas, portanto... mas pelo que tenho ouvido na agua quente é pior.

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais