Novo Aqua


JoaoLopes

Recommended Posts

Oi pessoal.

 

cheguei agora mas desde há muito que possuo um fascínio pelo Betta Splendens.

Tomei então a decisão de construir um meio-ambiente em que possa ter uma família inteira destes amigos.

Já sei que não deveo meter outro macho perto de um Betta, senão o caso pode azedar.

 

No entanto, o meu caso vai bem mais atrás: como começar?

 

Quais os primeiros passos?

 

O que devo comprar a seguir aos vidros?

 

Tenho dois espaços com 80 cm x 40 cm onde colocar os dois aquários, mas queria começar apenas com um.

 

Assim sendo, alguém me poderá ir orientando?

 

Cumprimentos do Reino dos Algarves!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem-vindo a Aquariofilia.

 

Os Aquários estão limpos e prontos.

Pretendes que habite nele uma família de Bettas Splendens.

Bem então podes começar por pôr substrato, de preferência de cor mais escura terás aqui também de optar por pôr um filtro de fundo ou um filtro interno.

 

Depois do aquário montado com o termóstato com uma temperatura de 25 26ªC o filtro montado e a funcionar e uma iluminação que não tem que ser muito forte o aquário esta pronto para iniciar o ciclo.

 

“o Betta Splendens habita nos arrozais e em valas sempre com vegetação.”

 

Durante a duração desta fase podes escolher as plantas de ter em conta que o aquário deve estar generosamente plantado e que as plantas devem ter pouca exigência em termos de luz,

Uma vez que o aquário devera ter um tecto de plantas flutuantes de forma a permitir mais facilmente a acomodação do ninho de bolhas assim como servir de refugio para as crias.

 

Notas finais:

 

PH 6,5 a 7,5 ( 6.8 )

 

Gh até 20 de preferência mais baixo.

 

Aquário com tampa.

 

Poderás no fim do ciclo introduzir o Betta Macho e algumas fêmeas, de preferência um peixe de cada vez para poderes ver se tudo esta a correr bem.

 

Com um aquário de 80cm o Macho e as fêmeas podem habitar em conjunto visto que a espaço e as plantas vão servir de abrigo.

 

Este tipo de montagem ira permitir o nascimento de Bettas que se forem devidamente alimentados poderão alguns atingir o tamanho de adultos.

O número nunca será muito elevado para isso terá de se criar um aquário com esse fim e com alterações em relação a esta montagem.

 

 

 

 

Boa Solte

 

Paulo Vedor

Editado por Vedas
assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Bem-vindo a Aquariofilia.

 

Os Aquários estão limpos e prontos.

Pretendes que habite nele uma família de Bettas Splendens.

Bem então podes começar por pôr substrato, de preferência de cor mais escura terás aqui também de optar por pôr um filtro de fundo ou um filtro interno.

 

Depois do aquário montado com o termóstato com uma temperatura de 25 26ªC o filtro montado e a funcionar e uma iluminação que não tem que ser muito forte o aquário esta pronto para iniciar o ciclo.

 

“o Betta Splendens habita nos arrozais e em valas sempre com vegetação.”

 

Durante a duração desta fase podes escolher as plantas de ter em conta que o aquário deve estar generosamente plantado e que as plantas devem ter pouca exigência em termos de luz,

Uma vez que o aquário devera ter um tecto de plantas flutuantes de forma a permitir mais facilmente a acomodação do ninho de bolhas assim como servir de refugio para as crias.

 

Notas finais:

 

PH 6,5 a 7,5 ( 6.8 )

 

Gh até 20 de preferência mais baixo.

 

Aquário com tampa.

 

Poderás no fim do ciclo introduzir o Betta Macho e algumas fêmeas, de preferência um peixe de cada vez para poderes ver se tudo esta a correr bem.

 

Com um aquário de 80cm o Macho e as fêmeas podem habitar em conjunto visto que a espaço e as plantas vão servir de abrigo.

 

Este tipo de montagem ira permitir o nascimento de Bettas que se forem devidamente alimentados poderão alguns atingir o tamanho de adultos.

O número nunca será muito elevado para isso terá de se criar um aquário com esse fim e com alterações em relação a esta montagem.

Boa Solte

 

Paulo Vedor

 

 

Caro Paulo Vedor,

 

Isso e um bom aquario para os betas so tem um pequeno problema no q disseste..........

 

É q disseste q devia ter plantas para servir de refugiu para as crias........ e ai e q reside o problema...... nesse aquario nunca nasceram crias, por dois motivos muito simples

1- ao adicionares um qualquer filtro crias(dás) movimento na água, e ao fazer isso impossiblilitas q as mesmas sobrevivam, e mesmo criar muitos problemas para que o ninho se mantenha.(apesar de estar protegido pelas plantas).

2- num aquario de 80cm vais ter uma coluna de agua com mais de 12cm, o q nao e nada aconselhavel a uma criação de bettas...

 

O aquario q dizes e mto bom para manter um belo aquario em termos visuais..... mas no q diz respeito aos bettas ou se escolhe espo-los e fazer um belo aquario destas belas criaturas ou se escolhe fazer criação dos mesmos, e infelizmente uma coisa nao e compativel uma com a outra..... pk para criarem em boas condiçoes e sem nenhum risco de ficares a espera q nasça algo e nunca chegue a nascer nada, precisas de agua parada/estagnada, e para um aquario desses precisas de fazer ciclo da agua, de filtro etc........ sao quase o oposto um do outro......... a opçao mais viavel sera optar por ter mesmo dois aquarios para puder usufruir de ambas as coisas..........

 

Abraços a todos/as

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Paulo Vedor,

 

Isso e um bom aquario para os betas so tem um pequeno problema no q disseste..........

 

É q disseste q devia ter plantas para servir de refugiu para as crias........ e ai e q reside o problema...... nesse aquario nunca nasceram crias, por dois motivos muito simples

1- ao adicionares um qualquer filtro crias(dás) movimento na água, e ao fazer isso impossiblilitas q as mesmas sobrevivam, e mesmo criar muitos problemas para que o ninho se mantenha.(apesar de estar protegido pelas plantas).

2- num aquario de 80cm vais ter uma coluna de agua com mais de 12cm, o q nao e nada aconselhavel a uma criação de bettas...

 

O aquario q dizes e mto bom para manter um belo aquario em termos visuais..... mas no q diz respeito aos bettas ou se escolhe espo-los e fazer um belo aquario destas belas criaturas ou se escolhe fazer criação dos mesmos, e infelizmente uma coisa nao e compativel uma com a outra..... pk para criarem em boas condiçoes e sem nenhum risco de ficares a espera q nasça algo e nunca chegue a nascer nada, precisas de agua parada/estagnada, e para um aquario desses precisas de fazer ciclo da agua, de filtro etc........ sao quase o oposto um do outro......... a opçao mais viavel sera optar por ter mesmo dois aquarios para puder usufruir de ambas as coisas..........

 

Abraços a todos/as

 

 

Caro Ruymig77

Como estou sempre disposto a aprender talvez sejas a pessoa indicada para me poder tirar algumas dúvidas.

Partindo do principio que todas as regras para uma reprodução de sucesso são compridas desde a lavagem do aquário com uma solução fortemente salina, a colocação do nível de agua em perto de 12 centímetros a colocação de plantas para protecção da fêmea e para ajudar na construção do ninho, e permitir que após a primeira postura a fêmea fique no aquário para fazer a segunda postura o que ira ocorrer num espaço de 3 dias, e só depois dessa segunda postura retirar a fêmea e o macho logo que todos as crias nadem livremente. E após essa retirada ir aumentando a agua cerca de 1cm por dia até que esteja cheio, aumento esse que ira ajudar na diluição dos químicos entretanto produzidos no aquário.

Eu ainda fico com uma dúvida como é que se consegue manter o aquário estável quando se esta a fazer crescer 300 ou 400 betas resultantes das duas posturas sem o auxílio de filtros.

 

 

Um abraço

e desde já Obrigado pela ajuda

 

Paulo Vedor

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Ruymig77

Como estou sempre disposto a aprender talvez sejas a pessoa indicada para me poder tirar algumas dúvidas.

Partindo do principio que todas as regras para uma reprodução de sucesso são compridas desde a lavagem do aquário com uma solução fortemente salina, a colocação do nível de agua em perto de 12 centímetros a colocação de plantas para protecção da fêmea e para ajudar na construção do ninho, e permitir que após a primeira postura a fêmea fique no aquário para fazer a segunda postura o que ira ocorrer num espaço de 3 dias, e só depois dessa segunda postura retirar a fêmea e o macho logo que todos as crias nadem livremente. E após essa retirada ir aumentando a agua cerca de 1cm por dia até que esteja cheio, aumento esse que ira ajudar na diluição dos químicos entretanto produzidos no aquário.

Eu ainda fico com uma dúvida como é que se consegue manter o aquário estável quando se esta a fazer crescer 300 ou 400 betas resultantes das duas posturas sem o auxílio de filtros.

Um abraço

e desde já Obrigado pela ajuda

 

Paulo Vedor

 

Boas Paulo

 

Pelo q vejo somos quase vizinhos :P tb sou do feijo por isso tamos bem perto :)

 

bom em relaçao a questao do q fazer para manter a estabilidade bem como oxigenio na agua sem q a agua sofra movimentos bruscos usuais nos filtros q tao bem conhece-mos..... bom o metodo de uso e mto simples, dois garrafoes de 5 litros com uma mangueira de 5mm de diametro(cada um), um cheio e outro vazio, um a retirar agua do aquario, e o outro a meter agua (faço isso a cada 3 dias)... provavelmente deves tar a pensar como faço isso sem usar as bombas q iriam causar movimento na agua.... e simples.... uso o método da gravidade lol :) ou seja uso aquele truque q se usa para verter gasolina do deposito do carro para um bidon, ou vice versa...... para quem nao sabe o q é, é simples, basta ter a mangueira dentro do garrafao ou aquario(depende de onde quizerem tirar a agua), e chupar ate começar a sair agua nessa mesma ponta(atençao q a ponta tem de estar mais baixa q o fundo do garrafao para q a agua saia toda....(atençao q para nao haver turbulencia nenhuma na agua e necessario q a mangueira esteja o mais perto da linha de agua possivel).......... bom agora a transferencia da agua do aquario para o outro garrafao vazio e igual mas este garrafao tem de estar mais baixo q o aquario ou seja os 3 (garrafao cheio/ aquario / garrafao vazio) tem de fazer uma especie de escada do mais alto para o q está mais baixo (respetivamente).

(A unica diferença e q convem usar um pequeno algudao ou algo na ponta da mangueira de esta a retirar agua do aquario para o Garraf vazio, para que nao seja retirado involuntariamente nenhum betta bebe :)......

 

(como e obvio as duas transferencias sao efectudas ao mesmo tempo para q o nivel da agua seja sempre o mesmo)

 

Nao uso filtro e assim tem resultado sempre bem...... e sem causar nenhuma turbulência na agua........e ja agora em relaçao ao q referis-t de usar sal, nao o uso, o q faço e dar um "banho" de um produto com iodo e vitaminas......

 

 

Ja agora ando a procura de Crowntail tb para criação....alguem sabe onde posso encontrar........ obrigado.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta Ruymig77

Mas eu continuo a achar que é melhor a utilização de filtragem no aquário mesmo quando este é especificamente preparado para reprodução.

O aquário pode ter filtragem sem que isso implique movimentos na superfície do aquário nem correntes fortes no aquário.

 

 

Pic_11921_12.jpg

 

Pic_11921_11.jpg

 

Pic_11921_10.jpg

 

Pic_11921_9.jpg

 

 

Estas fotos são do aquário onde foi feita a ultima criação os filhotes nestas fotos “não tenho lá muito jeito para as fotos” tem quase dois meses e como podes ver a powerhead 402 tem um fluxo de saída bastante grande e o aquário é de 60cm.

Neste momento os pais já foram retirados e após uma merecida pausa de 30 dias já estão novamente juntos e com crias com 4 dias.

 

Em relação aos crowtail aqui perto não tenho visto mas a Aquaplante em Lisboa tinha alguns machos.

 

Visto sermos vizinhos a ver nos encontramos para beber um copo e trocar pontos de vista.

 

Paulo Vedor

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo....

 

E so combinar um dia para irmos beber esse copo:)

ja agora so duas perguntas, como fazes para q a bomba nao crie movimento na agua?(visto essa ter um fluxo grande) metes alguma proteçao ou algo do tipo? Como os alimentas? com a conhecida criaçao de infusorios com a bem conhecida folha de alface, e depois com os microvermes ou passas directament para os vermes do vinagre?..... pergunto a alimentaçao q usas pois pelas fotos q puseste ai e disseste terem menos de 2 meses correcto, nas fotos os betas parecem ja ter o tamanho de cerca de 2.5cm ou mesmo 3cm, e esse tamanho os meus so atingem com perto de 3 meses por isso algo de errado estou a fzer na alimentaçao... qual e a sequencia q usas de alimentaçao?.....

 

Abraços e obrigado

(e sempre bom aprender nest mundo dos betas:) )

Rui Costa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui

A nível de alimentação só não inicio logo com vermes do vinagre por não os ter.

 

Sendo assim eu conto como primeiro dia de alimentação o dia da eclosão.

 

Sendo Assim:

 

Dia 1 a 7 Mistura de infusórios (Rotíferos e Micro algas).

Dia 5 a 20 Introdução de uma cultura de Dáfnias, Artémia salina recém eclodida, ciclopes e larva de mosquito.

Dia 15 a 30 Aumento da larva de mosquito diminuição dos outros alimentos, introdução de uma dieta de (carne picada fígado de frango picado e 5 a 10% de krill.

 

Sempre que possível é para um carecimento mais saudável e rápido a concentração de peixes não deve superar a de um peixe por litro de água.

 

Em relação a filtragem como da para notar eu uso filtros de fundo e a circulação de agua é feita através do substrato do aquário aumentando assim a capacidade de filtragem e evitando correntes e movimentos na superfície.

 

Para a utilização de filtros de esponja em aquários sem substrato ainda é mais fácil basta colocar um tubo mais largo na saída do filtro esse tubo deve estar parcialmente submerso para que a agua que sai do filtro não crie movimento na superfície do aquário, a outra ponta acima do nível da agua por forma a que o ar se escape.

 

 

 

 

 

Um abraço

 

Paulo Vedor

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais