O Meu 1º Aqua De 60 Cm Cresceu Para 120 ...actualização 4-12-07 scalare resort :)


netmaniac

Recommended Posts

bem ficam as fotos .... depois logo meto a evolução do meu aquariovirusmania que apanhei em outubro passado acho que tava dormente desde os meus 8/9 anos de idade quando tive o meu 1º aquario tropical de água doce

 

1º mês

 

Pic_12183_1.jpg

 

Pic_12183_2.jpg

 

2º mÊs

 

Pic_12183_3.jpg

 

O inicio de tudo , desculpem a qualidade que a máquina é fatela , mas a desova de escalar no comunitário despoletou o que agora se passa que logo , logo vão perceber quando tiver todas as fotos publicadas ...

 

Pic_12183_4.jpg

 

 

 

Ocasal reprodutor , recentemente no meu aqua de 80 cm .... os meus campeões

 

Escalares Mármore gold , negro com caudas véu .... encomendas pró natal aceitam-se (brincadeirinha) mas em breve ...

 

Pic_12183_5.jpg

 

 

A 1ª geração da sua prole

 

Pic_12183_6.jpg

 

 

O meu novo aqua de 120cm

Pic_12201_4.jpg

 

Espero que gostem , o lado direito ainda não terminei o Decor (estou a fazer uma decoração em ardósia preta) ... para

breve está feito

Pic_12201_3.jpg

Para já ficam os habitantes:

 

Fauna:

4 - Discus Red Malboro (+/-10 cm)

4 - Botias

2 - Gouramis Azuis

2 - Gouramis Pérola

12 - Escalares

9 - Néons

7 - Arlequins

4 - corydoras

1 - Algae Eater (asiático)

2 - Kullies

1 - Betta Splendes

14 - Zebras (brachyodanio Rerio)

 

Flora :

 

Valisnérias

Anubia nana

sessiflora

Egeria

 

Decoração

 

Raiz de mangal

Tronco

2 côcos

anfora e vasos quadruplos

 

(na forja) o espaço do canto direito na foto ainda está vazio á espera de um trabalho meu em ardósia preta

 

 

 

:drinking:

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, parabens pela iniciativa, contudo acho que ainda podes "puxar" muito pelo akua...esta mt desorganizado... tambem o poderias enxer ate cima ja era um começo, e se porque nao colocas o termostato num canto na vertical..

cumps luis

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, parabens pela iniciativa, contudo acho que ainda podes "puxar" muito pelo akua...esta mt desorganizado... tambem o poderias enxer ate cima ja era um começo, e se porque nao colocas o termostato num canto na vertical..

cumps luis

 

 

Já não existe esse aquário , nessas funções ;)

 

Um abraço,

 

José Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas! O aquário tem potencial,mas na minha humilde opinião fazia 3 coisas: mudava o fundo pois um com desenhos de plantas esconde as tuas! Punha um fundo branco,preto,ou azul. Tirava tambem as ânforas ou escondia-las com musgo de Java pois os peixes até devem gostar. E plantava uma planta rasteira tipo glossostigma ou ''Cuba''.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, concordo com as opiniões dadas pelo Zogli (estava a ver e a pensar no mesmo), e, mudava mais uma coisinha ou outra, mas isso já é o gosto pessoal, e se tu gosta assim é o que importa. Agora uma coisa importante que tenho de referir é que tens peixes a mais nesse aquário, o aquário tem 1.20m mas quantos litros leva? Quais são as medidas? Tens aí 62 peixes, entre os quais escalares, discos, botias e os próprios gouramis, peixes estes que crescem muito e necessitam de espaço... Na minha opinião mudava alguns deles para outros aquários.

Força no projecto.

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... Acho que é melhor pensares em arranjar mais uns quantos aquários pois 62 peixes banana rock é muito...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos comentários , concordo com um tapede de planta , aliás tá nos meus planos , quanto ao decor do fundo , ele vai desaparecer quando certas plantas crescerem , é esse o objectivo e criar apenas a sensação que existem mais , de resto o aqua tem uma semana a funcionar , o cascalho se repararem bem é em 3 partes(areão negro, o meio é cascalho fininho leve cinzento , e do lado esquerdo (na foto) é normal branco redondo com 2 texturas diferentes para melhor enraizamento) , o centro talvez ainda o abra e retire os vasos quadruplos e faça outro trabalho em ardósia com buracos para quem gosta e quem precisa( refugios devido ao mix) , o objectivo de 3 tipos de fundo é mesmo agradar aos vários tipos de peixes , mas claro como eles são doidos , enfim cada um vai pra onde menos esperava , tirando os Néons , lol . Zona escura onde o reflector de 80 não chega a luz forte , era suposto ser do agrado dos Discus , bah , correm o aqua todo ... os SAE que tenho de 10 e 12 cm , um ficou com os vasos quadruplos ( local de algas) e o outro SAE , (contrariando a minha ideia de o ramirezi se interessar pela gruta na rocha de ardósia) ocupou a zona da rocha negra , os botias , os côcos já estão ocupados , os restantes (tirando os kullies espero que ainda vivos :P) andam pelo aqua todo , e o meu amigo gourami azul tava a iniciar ninho numa Piscia que eu retirei para evitar stresses de ninho e tal e vai de correr com o povo , o povo , resumindo isto é um aqua do povo :2gunfire: os euritos quando permitirem o aqua aumenta (se ela lê isto dá-me já na torre) , o Pleco de 16 cm que tenho está em stand by até as plantas enraizarem bem , até porque o tronco da esq. é a casa habitual dele ... como come pastilhas de Plecos , não me chateia com as plantas , mas devido ao tamanho desenraiza-as um pouco , por isso fica á espera noutro aqua , quanto a mudar os peixes para outros aquas , hehe , estão cheios ... aiiii a marquise da Maria :P tenho mais de 500 peixes no total (felizmente é só Zebras a maioria) ... e tem 244 L efectivos com os devidos "descontos" de decor e de areão , e da água que não está até ao topo , topo .... eu sei que dá para os 5 Discus e já tá , mas "quem não tem cão caça com gato" assim tenho que me desenrascar , posso dizer que são 20% a 30% de água todos os dias por agora ... as plantas ainda estão a ambientar-se , mas por experiência sei que se não á água (espaço) os peixes não crescem , por isso nem estou preocupado com o tamanho (alguma vez queria que um botia ficasse com 30 cm ) tá doido o bichu :P , desde que eles tenham saúde o que ás vezes com excesso de povo é dificil , conto com uma UV de 5w 400l/h para evitar certas maleitas .... enfim irei postando a evolução deste aqua aqui , uma abraço a todos.

 

 

José Palma

 

p.s. agradeço os comentários e se tiverem mais ideias , eu assimilo :) mais vale algum comentário que nenhum :)

 

e podem acrescentar mais 5 Cardinais , ou seja 67 habitantes para já ... lol

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu num aquário desse tamanho punha só os Discus os néons e a equipa de limpeza.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá a todos , uma actualização da Fauna e Decor que fica documentada com as fotos , e com + habitantes ainda , e ciclado , lol ... 2 e meia semanas de ciclo com o maralhal todo , claro dá trabalho ... a diferença é só que começas logo , não esperas pelas alterações ao entrarem peixes , etc... mas claro a maneira mais fiável para quem começa a auqriofilia é a de ciclar vazio etc,etc ,etc :) não é para todos ... e sim eu tenho excesso de peixes , se tivesse excesso de euros tinha excesso de aquários , bah á sempre excessos ;) ... eles estão saudáveis e eu gosto assim , como referi , o tamanho que não crescem eu não me incomodo, não vai ser para criar campiões de exposição nenhuns ... (como ainda ando a acabar o curso de psicologia dos peixes , não sei se têm stress de enclausuramento , como os tigres e animais que andam em jaulas de um lado para o outro) , lol .... piadinha mas eles também sofrem desse stress da falta de espaço , claro origina doenças e animais fracos , mas como disse , eles estão saudáveis ;) ... um abraço a todos os que tiveram o cuidado de expressar a sua opinião postando ...

 

 

José Palma

 

Parametros da água

 

 

Ph 6,8

Kh 2

Gh5

amonia 0,01mg/l

nitratos 0,1

nitrite 0

fosfatos 0,5 )

Co2 22 mg/l

Temperatura 28º

 

 

Mudanças de água , atingiu o intervalo de 3 dias agora , 15% de 3 em 3 dias , mas ainda vou conseguir mais intervalo .... ciclado sim , já fiz 2 podas nas plantas em 2 semanas e meia :) , quanto aos peixes bem felizes da vida , esfomeados como sempre e sem doenças , o que se deseja dos nossos animais de estimação.

 

 

as fotos

 

dia 22

 

Pic_12201_12.jpg

 

dia 23

 

Pic_12201_13.jpg

 

dia 25 já alterado

 

Pic_12201_14.jpg

 

cumps.

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

olá a todos , algumas alterações no decor e de habitantes e também da flora .... espero que gostem , eu gosto .... as plantas estão a fazer o que pretendo , e as podas sucedem-se .... por enquanto o ciclo é de 4 dias TPA´s a 4 dias 30% (editado faltou a quantidade de água).

 

Pic_12201_15.jpg

 

 

 

parametros:

 

temp. 28º

ph 6,8

gh 8

kh3

nitrite 0,1

nitratos 0,25

fosfatos 0,25

amonio 0,05 = (ph 6,8 = amonia 0,003)

CO2 +- 20mg/l

ferro 0,1

 

Fauna:

4 - Discus Red Malboro (+/-10 cm)

2- Discus Turquesa azuis

4 - Botias

2 - Gouramis Azuis

2 - Gouramis Pérola

12 - Escalares

9 - Néons

8 Cardinais

7 - Arlequins

10 - corydoras

2 - CAE Algae Eater (asiático)

2 - Kullies

14 - Zebras (brachyodanio Rerio)

2 - Ramirezis

 

 

Flora :

 

Valisnérias (várias)

Anubia nana

Egeria Densa

Micranthemum umbrosum

Limnophila sessiliflora

Hygrophila polysperma 'Rosanervig'

Lobelia cardinalis

Hygrophila polysperma

Hygrophila corymbosa ''Stricta''

Echinodorus bleheri

Cyperus helferi

Hydrocotyle leucocephala

 

Decoração

 

Raiz de mangal

Tronco

2 côcos

Decor pedras de ardósia

 

um abraço,

 

 

Jose palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Esta a tocar bom caminho. Uma alteracao a fazer o mais rapido possivel é o fundo, preto ou azul ficava bem melhor. O ke achas?

 

 

Já pensei nisso , vi uns que vão do azul mais claro a azul abismo que simula profundidade , mas por agora o que quero ver é as plantas fazer o que pretendo é ver se o que está atrás se confunde com o real , mas sim acho bem , até ver o que este dá , como inicialmente pensei :multi:

 

 

P.s. Fiz um topo para o aqua para a iluminação esta tarde por isso já mudou o look , lol .. um DIY que aproveitei as calhas fatelas que andavam ali ;)

 

um abraço

 

 

Jose palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

olá a todos , esta é a ultima actualização do meu aqua 120 cm ... houve mudanças na Fauna , mas a flora mantém-se , e continua a ser o aqua do "povo" , muita gente e muita animação. Ficam as fotos.um abraço.

 

 

Jose palma

 

 

antes da poda das plantas :

 

 

Pic_12201_16.jpg

 

depois de poda de plantas :

 

Pic_12201_17.jpg

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

experimenta por um fundo de vynil preto...:crazyeyes:

 

 

obrigado pela sugestão , ainda ando calão nisso :smilecolros: , mas vou ter de comprar um decor que vi louco de um degradé de azul mais escuro que o topo destes posters , até azul mesmo de abismo, a ver o efeito, mas o negro dá o realce que devia ter ;) , mas ando a ver se arranjo uns euritos para comprar esse decor de cor azul Abismo em degradé ... um abraço.

 

 

jose palma

 

 

p.s. Depois posto a actualização, talvez até com os 2 tipos a ver se o ppl vota nisso por exemplo ... a tua sugestão é muito válida obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Realmente ocorreu 1 grande evolução no aqua, no entanto, gostaria de deixar a minha opinião relativamente à plantas.

 

Pelo que vi nas fotos seria a altura certa para dar uma poda nessa confusão, principalmente a Hygrophila polysperma do lado direito e a Egeria Densa. Não sugiro um corte uniforme, mas sim em "crescendo", ou seja o corte maior nas que estão mais à frente e menor nas que estão atras, numa tentativa de dar profundidade.

 

Pessoalmente nao sou fã de fundos azuis, prefiro os fundos pretos, e julgo que para isso não será necessario grande investimento, basta 1 cartolina preta.

 

Mas é apenas a minha opinião.

 

Abraços e bom trabalho.

Abraços

 

MiguelCamarinhas|Barreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Realmente ocorreu 1 grande evolução no aqua, no entanto, gostaria de deixar a minha opinião relativamente à plantas.

 

Pelo que vi nas fotos seria a altura certa para dar uma poda nessa confusão, principalmente a Hygrophila polysperma do lado direito e a Egeria Densa. Não sugiro um corte uniforme, mas sim em "crescendo", ou seja o corte maior nas que estão mais à frente e menor nas que estão atras, numa tentativa de dar profundidade.

 

Pessoalmente nao sou fã de fundos azuis, prefiro os fundos pretos, e julgo que para isso não será necessario grande investimento, basta 1 cartolina preta.

 

Mas é apenas a minha opinião.

 

Abraços e bom trabalho.

 

Está muito melhor nota-se a evolução

bom trabalho!

boa aquariofilia

cumprimentos JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Olá de novo , habitantes pouco mudou , umas mudanças de aqua e tal mas mantém a mesma média de habitantes .

 

Fica a actualização visual e este plano que ficou muito bonito , procurem os Discus escondidos , hehe.

 

 

foto :Pic_12201_18.jpg

 

 

uma abraço,

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo , habitantes pouco mudou , umas mudanças de aqua e tal mas mantém a mesma média de habitantes .

 

Fica a actualização visual e este plano que ficou muito bonito , procurem os Discus escondidos , hehe.

foto :Pic_12201_18.jpg

uma abraço,

Jose Palma

 

ainda acho muitos peixes tome cuidado com a amonia isso é uma bomba relogio qualquer hora explode.

Editado por tapparo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda acho muitos peixes tome cuidado com a amonia isso é uma bomba relogio qualquer hora explode.

 

 

Olá, não explode não, água , muita água , te garanto que não tenho amónia , algum amónio sim claro eles fazem xixi todos os dias , lol , mas pelos valores que mantenho 0 nitrite , agora , só digo isto muita água , :).um abraço.

 

 

 

Jose palma

 

p.s. TPA.s automaticamente assistidas , ou seja 10% se necessário 2 x ao dia , pelo sistema que tenho .Depois se quiseres umas dicas de como ter excessos e controlar bem as coisas eu ervelo os meus segredos , lol que não é segredo nenhum, ÀGUA ....meu senhores água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.