Questões Acerca De Um Aqua De Discus!


luisferreira

Recommended Posts

Boa Noite!

 

Eu ja há muito tempo que admiro muito este peixe, o discu e decidi abrir os cordoes a bolsa e comprar um aqua para ter um ou outro, e precisava de algumas dicas aqui ficam as perguntas se alguém souber agrdeço a resposta

 

o meu aqua tem 120x50x60 ou seja 360 litros de agua

- o areao eu queria que ele fosse todo branco , existe algum problema para os discus? e onde posso arranjar esse tal areao ou areia (:P ) a preço acessivel?

 

- Quantos discus posso por no aqua?

 

-Dá para colocoar também neste aqua por exemplo um vasto cardume de neons? 30 por exemplo?

 

-Devo utilizar filtro exeterno ou interno?

 

-Quanto as plantas .... que género de plantas se podem colocar alguma sugestão?eu gosto de plantas rasteiras nao sei é os nomes mas queria que se parece se com uma "selva" (:arrow: ) nao sei se me fiz entender.... e tambem existem umas plantas muito altas que chegam ao topo do aqua e ficam ao de cima da agua são muito utilizadas em aquas de discus.

 

 

 

 

Se alguém me poder ajudar agradeço

Desculpem a ignorancia :arrow:

 

 

cumps

luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, olha eu acho que fazes muito bem em querer entrar no mundo dos discus, são realmente uns animais fantasticos de beleza unica, acho que deverias informar-te um pouco mais sobre as suas necessidades, pesquisar mais sobre comportamentos e cuidados basicos e depois então começar.

 

Quanto ás tuas questões:

 

1º A areia branca não é muito favorável pois segundo muitos, reflecte a luz, e isso faz com que eles fiquem desconfortaveis e que entrem em stress.

 

2º Colocaria entre 6/7 discus

 

3º Dá para colocares um cardume bem grande de neons, mas aconselhava-te a colocar cardinais, são mais resistentes, toleram aguas mais acidas e temperaturas mais elevadas que como deves saber são requesitos básicos para manter discus (não entro por aí, pois parto do principio que já saibas sobre tudo isso)

 

4º Deves colocar um um bom filtro externo o melhor que consigas adquirir

 

5º Como deves saber os discus não apreciam muita luz, podem entrar em stress, portanto deves investigar quais são as plantas menos exigentes em termos de luz... Podes apostar nos fetos de java, valisnerias etc... Presumo que aquilo que queres dizer com selva seria talvez um tapete verde???? nesse caso se procuras um tapete rasteiro apostaria na eleocharis parvula, é bonita e igualmente pouco exigente...

 

Informa-te melhor sobre os discus, acho que precisas..

Boa sorte

Editado por koyodu

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Bem antes demais obrigado por teres respondidio..... então tu aconselhas pedras escuras?? bou ber se arranjo aqui o forum porque as lojas cá em aveiro são mesmo poucas e preços são muito altos...

 

cumps

 

luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , acho que nesse aqua metia no máximo 6 discus!

Isto é se queres que eles cresçam como deve ser...

Eu no meu tinha areia branca , o problema é sujar muito rapido e nas TPa´s levantar muita areia e ir para as guelras ficando com uma respiração ofegante!

Sim podes meter os neons que quiseres, 30 parece-me bem! pois nos primeiros dias os discus devem apanhar alguns , pois as suas cores são apetitosas para eles... Também podes comprar, saes, corydoras , botia palhaço e oto´s ( não compre limpa vidros, pois estão sempre a chatear discus pelo muco )

Compra um filtro externo , tens bons filtros externos que te duram muito tempo bem como trabalham bem! Para o teu caso , comprava um a partir dos 1000 l/h , mas isso é contigo! 1º apostava mesmo no filtro depois vai-se andando...

 

Eu no meu tenho akadama , retirei a areia devido a estar com um cheiro desagradável bem como cor feia!

 

 

 

Bom trabalho,

 

 

Abrs

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , acho que nesse aqua metia no máximo 6 discus!

Isto é se queres que eles cresçam como deve ser...

Eu no meu tinha areia branca , o problema é sujar muito rapido e nas TPa´s levantar muita areia e ir para as guelras ficando com uma respiração ofegante!

Sim podes meter os neons que quiseres, 30 parece-me bem! pois nos primeiros dias os discus devem apanhar alguns , pois as suas cores são apetitosas para eles... Também podes comprar, saes, corydoras , botia palhaço e oto´s ( não compre limpa vidros, pois estão sempre a chatear discus pelo muco )

Compra um filtro externo , tens bons filtros externos que te duram muito tempo bem como trabalham bem! Para o teu caso , comprava um a partir dos 1000 l/h , mas isso é contigo! 1º apostava mesmo no filtro depois vai-se andando...

 

Eu no meu tenho akadama , retirei a areia devido a estar com um cheiro desagradável bem como cor feia!

Bom trabalho,

Abrs

 

 

Boas!

 

Entao e tu achas que akadama é uma boa solução para um aqua? achas que por aqui no forum há quem venda isso?

 

obrigado

 

luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no meu tenho akadama , retirei a areia devido a estar com um cheiro desagradável bem como cor feia!

Bom trabalho,

Abrs

 

Entao e tu achas que akadama é uma boa solução para um aqua? achas que por aqui no forum há quem venda isso?

 

Também há aqueles que dizem que akadama e areão de rio fazem o mesmo serviço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis Ferreira

Pois infelizmente aqui em aveiro, um gajo para arranjar até peixes em condições, parece que só em coimbra / porto, o mais perto...é uma vergonha estas lojinhas de brincadeira aqui de aveiro..das 4 que conheço, só se aproveita a do Carrefour, e às vezes mal...enfim...

Quanto ao teu areão preto, eu fui buscar o meu a águeda, a uma fábrica de cerâmica que há lá abandonada, mas que ainda tem montes de areões, com diferentes granulometrias, cores, etc...o meu é totalmente preto, entre 0,5 e 1,0 cm...o mais chato foi lavá-lo, porque ao inicio tem muito daquele pó da fábrica, e até sai uma gosma esquisita, mas depois de bem limpo (claro que nunca se consegue totalmente...) , metes no aquário, ligas o filtro e no dia seguinte, parece novo...e eu só tenho um filtro interno, Aquapor 1000L/h ( nada de especial...)

Mas o que eu te aconselhava mesmo era ires aqui a um rio perto, ou um ribeiro, e tirares 7 ou 8 baldes de areia de lá, e lavares bem...pessoalmente, acho o areão de rio mais bonito, confere um tom muito mais natural ao aquário, e normalmente têm o tamanho e cor certas para os aquário (afinal os peixes vêm de rios...).

Espero ter ajudado com a minha sugestão...Boa sorte aí com os discus, também ando a pensar nisso;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Entao e tu achas que akadama é uma boa solução para um aqua? achas que por aqui no forum há quem venda isso?

 

obrigado

 

luis

 

Boas, e antes de mais boa sorte ;)

 

No que diz respeito a Akadama, deve ser complicado arranjar aqui no Forum, mas podes encontrar nos Patrocinadores é só procurares os que tenham e enviem para ai.

Se vieres a LX, passas na Luso-Bonsai que é lá que costumo comprar.

 

Abraço

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, e antes de mais boa sorte :drinking:

 

No que diz respeito a Akadama, deve ser complicado arranjar aqui no Forum, mas podes encontrar nos Patrocinadores é só procurares os que tenham e enviem para ai.

Se vieres a LX, passas na Luso-Bonsai que é lá que costumo comprar.

 

Abraço

 

 

Boas

pois mas ir a lisboa.... e complicado... mas obrigado na mesma...

 

cumps.

luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis Ferreira

Pois infelizmente aqui em aveiro, um gajo para arranjar até peixes em condições, parece que só em coimbra / porto, o mais perto...é uma vergonha estas lojinhas de brincadeira aqui de aveiro..das 4 que conheço, só se aproveita a do Carrefour, e às vezes mal...enfim...

Quanto ao teu areão preto, eu fui buscar o meu a águeda, a uma fábrica de cerâmica que há lá abandonada, mas que ainda tem montes de areões, com diferentes granulometrias, cores, etc...o meu é totalmente preto, entre 0,5 e 1,0 cm...o mais chato foi lavá-lo, porque ao inicio tem muito daquele pó da fábrica, e até sai uma gosma esquisita, mas depois de bem limpo (claro que nunca se consegue totalmente...) , metes no aquário, ligas o filtro e no dia seguinte, parece novo...e eu só tenho um filtro interno, Aquapor 1000L/h ( nada de especial...)

Mas o que eu te aconselhava mesmo era ires aqui a um rio perto, ou um ribeiro, e tirares 7 ou 8 baldes de areia de lá, e lavares bem...pessoalmente, acho o areão de rio mais bonito, confere um tom muito mais natural ao aquário, e normalmente têm o tamanho e cor certas para os aquário (afinal os peixes vêm de rios...).

Espero ter ajudado com a minha sugestão...Boa sorte aí com os discus, também ando a pensar nisso;)

 

 

Boas!

 

Um membro de aveiro??????!!!!! até que enfim.... :drinking:

Bem então se calhar vou ao rio buscar esse areao fica muito mais barato omg

quanto as lojas .... pois so a do Carrefour e que se aproveita a do jumbo também e porreira mas os peixes tao todos doentes e nimguem os trata tem é muito aquas se calhar vou la comprar o meu... se calhar nao o do 300 litros porque me pedem 450euros pelo aqua com calha sem luz. Vou la na sexta ver depois pergunto mais alguma coisa umas opinões aqui ao pessoal entendido!

 

 

obrigado

 

cumps.

 

luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Areia do mar ?:crazyeyes: nem penses...isso põe-se em aquários dos lagos malawi e tanganika...isso poe-te o ph da água em 8 ou 9....discus querem à volta dos 6 bigsmile

 

boas!

 

Então so posso por areia do rio?? eu comprar nao compro axo uma roubeira o preço a que se vendem as pedras!

outro membro de aveiro ?? sim senhor ;)

 

cumps.

 

luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Houve uma alteração de planos já nao vai ter 300 l... (a minha mae nao gostou da ideia daquilo a que chmamos aquario ter 1,20 m.... bigsmile ) vai ter 180l (100*40*50) ... se me puderem dar uma opiniao agradecia vou compra lo amanha !

já agora acham que deva so por akadama no aqua?

 

obrigado

 

cumps.

 

luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Houve uma alteração de planos já nao vai ter 300 l... (a minha mae nao gostou da ideia daquilo a que chmamos aquario ter 1,20 m.... :( ) vai ter 180l (100*40*50) ... se me puderem dar uma opiniao agradecia vou compra lo amanha !

já agora acham que deva so por akadama no aqua?

 

obrigado

 

cumps.

 

luis

 

Boas, tem em atenção uma coisa, se diminuis a litragem, deves diminuir também o numero de discus que podes lá colocar. É uma pena que vás optar por um aquario menor, é sempre mais bonito um aqua grande e os peixes também agradecem.

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tem em atenção uma coisa, se diminuis a litragem, deves diminuir também o numero de discus que podes lá colocar. É uma pena que vás optar por um aquario menor, é sempre mais bonito um aqua grande e os peixes também agradecem.

 

Boas!

 

pois eu sei tenho pena de diminuir a litragem, mas.... nao ha dinheiro para mais ! ponho so 3 discus e uns 20 cardinais ou neons mais nada!

 

ja agora qualquer raiz de arvore ou planta pode ser posto no aqua?

 

cumps.

 

luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

pois eu sei tenho pena de diminuir a litragem, mas.... nao ha dinheiro para mais ! ponho so 3 discus e uns 20 cardinais ou neons mais nada!

 

ja agora qualquer raiz de arvore ou planta pode ser posto no aqua?

 

cumps.

 

luis

 

 

Olá Luis!

 

Também sou de Aveiro e como tal em relação a areão de rio, se quiseres barato, vai ao Girassol (ao pé do Hotel Imperial, deves saber onde é :) ). Os peixes de lá metem medo, às vezes estão carregados de Íctio, mas o areão é muito barato.

 

Em relação a peixes, compra na Ornimundo (loja do carrefour)... não compres na Zoofeira, a não ser que os queiras salvar de uma morte certa :)

 

Se precisares de alguma coisa, diz.

 

Abraços.

Editado por Hugo Félix

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis!

 

Também sou de Aveiro e como tal em relação a areão de rio, se quiseres barato, vai ao Girassol (ao pé do Hotel Imperial, deves saber onde é :) ). Os peixes de lá metem medo, às vezes estão carregados de Íctio, mas o areão é muito barato.

 

Em relação a peixes, compra na Ornimundo (loja do carrefour)... não compres na Zoofeira, a não ser que os queiras salvar de uma morte certa :)

 

Se precisares de alguma coisa, diz.

 

Abraços.

 

 

boas!

 

Pois comprar na zoofeira so se forem peixes de agua salgada e mais naao sei.... :)

 

quanto ao areão eu vou comprar akadama e depois vou ao rio agueda ou vouga buscar um pouco... :) já agora que raizes podemos por no aqua? podem ser de arvores ou de plantas ? umas quaiquer?? ou vou ao rio e arrnjo umas raizes de arvores que estejam na agua ? depois fervo e desinfecto achas que pode ser assim?

de que zona de aveiro és?

 

 

abraço

 

luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais