Tpas E Ph


Kosuta

Recommended Posts

Tenho uma dúvida de principiante :(

 

Tenho um aquário de 180L com um gerador de CO2 (placas de carbono), tenho mantido o meu pH por volta dos 7.0 e o kH está nos 3.

O problema é que a água da companhia sai com o pH a 7.8 (kH=3).

Cada vez que faço uma TPA (geralmente são de 20L de 4 em 4 dias) o pH varia sempre, chegando aos 7.5. O aquário ainda é recente, tem apenas 20 dias.

O aquário já está bastante plantado, e de momento só tem como habitante 1 Espada, 1Molly e 9 Cristal Red. Brevemente irei introduzir um cardume de 30 Tetras Cardinal, dai a minha preocupação.

 

É normal estas variações? Existe algum truque ou técnica para suavizar o processo.

Quando faço as TPAs, uso uma mangueira fina (tipo ar) para diminuir o fluxo da troca.

 

Obrigado,

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu tinha o mesmo problema, mas comecei a usar uma matéria que ao que parece é um composto que tem extractos de turfa da sera. Isso faz com que a água não flutue tanto quando fazes as trocas senão tens sempre o ph a subir e descer

 

Esperimenta perguntar no rio sul shoping que eles tem lá disso.

 

Podes ainda usar um bufer mas de 4 em 4 dias não sei se não será mal para os peixes..

 

Espero ter ajudado

 

Eduardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois também já me tinham dito para usar turfa para baixar o pH, mas isso coloca a água um pouco escura, coisa que quero evitar.

Quanto ao uso de buffer, poderá ser uma hipótese a considerar, mas queria evitar a todo o custo.

 

Mais alguém tem alguma opinião ou técnica?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma questão: porque fazes TPA de 4 em 4 dias?

 

Faz isso de semana a semana nos dois primeiros meses e depois passa para 15 em 15 dias

 

A turfa turva a água, mas se usares a da sera bem lavada isso é um mal menor ou então tenta o extracto de turfa liquida

 

Eduardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens o GH=3dh ou o KH=3dh, dureza Geral é diferente de dureza carbonatada, mas se a tua dureza carbonatada é baixa, KH=3, daí teres grandes variações de PH, pois está directamente relacionada. À minima alteração que faça no aquário altera-te o PH. Mas se usares alguma coisa para baixar o PH depois vai baixar demais quando estabilizar para o tipo de peixes que aí tens e se retirares a turfa, vai mais uma variação desta vez para cima. O meu sincero conselho, não te preocupes com isso, quanto mais quizeres controlar pior, pois vais andar sempre com variações, assim tens um PH de 7.0 optimo, mais te vale do que andar com variações e encheres a água de produtos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho o KH a 3 e por ser tão baixo não ter efeito tampão.

Um dos meus receios é exactamente esse, encher o aquário de químicos, e depois nunca mais conseguir controlar a coisa.

 

Os habitantes actuais não se queixam com as variações (espada, molly e cristal red) mas o que me preocupa são os Tetras Cardinal.

Sei que o pH ideal para eles ronda os 6.5, mas vou optar por deixar o meu a 7. Duma outra vez que tive aquários (já lá vão uns anos) um dos meus problemas eram essas variações. Muitos Tetra cardinal tiveram um triste fim.... :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas.

Há nas tuas contas qualquer coisa que não bate certo:

Tem um aqua de 180 litros, penso que nominais. Admitimos que tenhas 140 litros de agua reais.

Essa agua está com o pH a 7 e dureza aproximada de 3.

Ao fazeres uma tpa de 20 litros, o pH passa a 7.5, sendo que a agua da torneira esta a 7.8? Mesmo com a dureza relativamente baixa, não me parece que seja assim, pois nessa quantidade de agua, o pH não iria ser tão influenciado...

 

 

Quanto à questão que tu colocaste, como variar o menos possivel o pH:

Já te aconselharam aqui a fazer tpa de maior litragem e mais espaçadas...eu aconselho exactamente ao contrário, faze-las tão amiude possivel e em menores quantidades.

 

Usando o teu exemplo, se mudas 20 litros de quatro em quatro dias, experimenta mudar 10 dia sim dia não, ou mesmo, esses dez litros diariamente....os vivos vão-te agradecer e o impacto de 10 litros no pH de 130 (a tal litragem real) vai ser quase nulo..

 

Cumps

Fausto Vicente

Editado por Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário tem 200L brutos (180 reais).

 

Mais me ajudas, quanto maior a litragem, menor a influencia que 20 litros terá...

 

Ele varia um pouco, mas ao fim de um dia um dia volta aos valores normais (pH7.0)

 

É o resultado do efeito tampão e da inserção de co2.

 

Aconselham-me a aumentar o Kh?

 

Nop.

Ver acima.

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Falando apenas na questão dos Cardinais, posso te dizer k tenho um cardume de 10, e o aqua está sempre + ou - com Ph 6.8.

A agua da torneira sai + ou - com PH 7.5. Quando faço TPA´S, costumo fazer de 15 em 15 dias de cerca de 25/30% do aqua, o Ph sobe, às vezes até aos 7/7.5, mas a unica coisa k eu reparo nos cardinais quando faço isso é o facto de eles perderem ligeiramente a côr, mas é momentâneo, dps voltam a recuperar, e até agora nunca me morreu nenhum, e o PH volta a estabilizar novamente nos 6.8.

O unico cuidado que tenho é quando coloco a agua no aqua.

Faço com uma mangueira fina p/ a mudança dos valores da agua não ser muito repentina e provocar danos.

 

Pelo menos, até agora, não tive baixas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Eu se fosse a ti nao me preocupava muito com o ph pois as diferenças da agua da rede para o teu ph nao é consideravel e tendo em conta que o aquario ainda esta em maturação o ph vai establizar com o tempo.

 

Cumps

fish2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Já não tem muito a ver com a pergunta original, mas ainda vai no seguimento da mesma.

O meu kH está a baixar, já estou com kH = 2. O que se está a passar? Que devo fazer? ;)

 

Estou a fertilizar com TMG (10ml semanais) e introduzi algumas plantas novas.

 

Os valores químicos são:

pH = 7

kH = 2

NO3 = 5

NH3/NH4 = 0

PO4 = 0 (não sei se é zero ou 0.25)

F = 0

 

O CO2 está se na potência média (estou a usar um gerador carbónico)

 

Obrigado,

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.