Compatibilidade


Fredy

Recommended Posts

Boas pessoal...

 

Juntamente com a minha irma estamos a projectar um aquario plantado de 300lts...

 

Ja queremos decidir as especies e a duvida esta na compatibilidade

 

Pensamos num ph de 7 com as seguintes especies:

 

- Betta combatente (1m 2 f)

-Colisa lalia (casal)

-Tetra limao

-Neon

Neon negro

-Barbus cereja

danio zebra

-Rasboras alecrins

- tubarao bala;

kulhi (peixe cobra)

-Coridoras;

ancistrus

Plecostomus,

otocinclus;

cauda espada,

mollis;

guppis;

Platis....

 

E se possivel adicionar invetrebrados como red cherrys , outros camaroes, caracois e ampularias...

 

Parece uma salgalhada mas a ideia e juntar o maximo de especies no aquario ...

 

mas se houver incompatibilidades por favor digam bigsmile

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gostos são gostos e não se discutem, mas há alguns princípios básicos que penso devem ser respeitados. Da mesma forma que um Urso Polar (mesmo que criado em cativeiro) não se irá adaptar bem no Mali ou no Burkina Faso, penso que também nos deveremos preocupar em adaptar escolher os nossos peixes de acordo com as suas exigências. bigsmile

 

O que acontece é que tens nessa lista alguns peixes que têm requisitos de águas substancialmente opostos de outros.

 

A grande maioria dos peixes que citas são peixes que vivem em águas ácidas e moles, alguns em águas neutras, mas outros preferem águas alcalinas e até mesmo com adição de sal.

 

Por isso penso que:

- Espadas

- Plattys

- Mollies

- Guppies

 

Estão aí a mais :( É claro que se mantiveres os pH a 7 todos se deverão adaptar, tal como nós nos adaptamos ao frio e ao calor, mas tal como nós, alguns não estarão "confortáveis".

 

Falas que queres fazer um plantado, atenção que os Plecostomus crescem imenso e são peritos em desenterrar plantas!

 

Abraço,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

acho q tens de pensar bem 1º e escolher os peixes q ai ficaram melhores.

quanto as cobras kullie tambem te digo q deves de ter atençao ao preço e q tens de ter a noçao q para alem de serem muito bonitas nao as vais ver,assim q as introduzires elas se for preciso iram se meter debaixo do areao, o q significa q para as veres tens de revirar o aquario do avesso(experiencia propria).

vai lendo o maximo q possas,e a malta ajuda no q conseguir

abraço

David Carlos

E-mail

Blog Aqualand

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Na minha opinião precisas ainda de fazer uma pequena busca às espécies que queres adquirir de forma a ter uma melhor noção das suas necessidades.

Para além do já citado em relação aos valores de “Ph” a que ter em conta ainda a população máxima do aquário “cm de peixe “tamanho adulto” versus volume de agua.

Outro ponto importante é ter em conta o comportamento das varias espécies por exemplo o espada é um peixe rápido e que gosta de percorrer todo o tamanho do aquário isto pode ser um factor de stress para peixes mais lentos ou de cardume que se vejam constantemente agitados a sua passagem. É claro que ele é por norma pacífico e um óptimo peixe para aquários comunitários.

Outra nota que gostaria de te deixar é em relação ao PH. Após a vossa seleção final se a maioria das espécies forem de um PH neutro (7)

Então aconselho a que em vez de o porem 7 tentem coloca-lo ligeiramente acido 6,8. A maioria dos peixes ditos de agua neutra têm uma tolerância de ph no intervalo de (6.5 a 7.2) ou até um pouco mais lata, a diferença está é na amónia que pode aparecer na instalação de um aquário novo.

Se o ph for 7 ela é tóxica a partir de 3.6 (ppm)

Se o ph for de 6.5 este valor sobe para 11.1 (ppm)

Considerando uma temperatura de 25ºC

 

Estes valores serão menores se a temperatura for mais alta.

Sendo assim um ph de 6.8 torna-se uma segurança extra contra problemas no inicio da vida do aquário.

 

Boa Sorte

Espero ter podido ajudar

 

Paulo Vedor

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Boas pessoal...

 

Juntamente com a minha irma estamos a projectar um aquario plantado de 300lts...

 

Ja queremos decidir as especies e a duvida esta na compatibilidade

 

Pensamos num ph de 7 com as seguintes especies:

 

- Betta combatente (1m 2 f)

-Colisa lalia (casal)

-Tetra limao

-Neon

Neon negro

-Barbus cereja

danio zebra

-Rasboras alecrins

- tubarao bala;

kulhi (peixe cobra)

-Coridoras;

ancistrus

Plecostomus,

otocinclus;

cauda espada,

mollis;

guppis;

Platis....

 

E se possivel adicionar invetrebrados como red cherrys , outros camaroes, caracois e ampularias...

 

Parece uma salgalhada mas a ideia e juntar o maximo de especies no aquario ...

 

mas se houver incompatibilidades por favor digam :)

 

Cump

 

Bem sou de opinião vivíparos não , ou vice versa, nesse mix , só viviparos e alguns dos peixes de fundo (pleco , botias, corydoras kullies, etc) de resto , só vejo aí um que ninguém referiu que vai ser problema para muitos não porque é mau , mas porque é rápido fica enorme e precisa dos 3m de aqua ou mais quando grande e especialmente porque tens de ter 4 ou 5 para se sentirem bem , os tubarão Bala ...quem sofre com eles visto serem mais felizes em grupo , são os grupos de néons, arlequins etc, que queres ter e também a relação peixe/litro de água não é boa . O Pleco dá trabalho se não o alimentares com pastilhas de vegetais para ele , se for o albino é o mais pequeno (16cm máximo), o meu tá calminho agora, arranja-lhe um esconderijo e só de noite ele incomoda , entre aspas , super pacificos , mas um tanque a deslocar-se , se não cabe ,força , empurra e só depois desiste ... isto porque tem as costas muito rigidas , como peixes primitivos que são , pra mim o tanque anfibio do meu AQUA ... e se alguém o tentar comer , terá de provar as peitorais afiadas , e a dorsal que se esticam como defesa, só se incomodado . Outro pormenor , quanto a fêmeas de betta , só se conseguires um setup do aqua que elas se consigam livrar dele , o que acho dificil , nunca , mas nunca juntes a fêmea , uma , duas, três com o macho , ele vai perseguir uma a uma e mata-as , sim porque ele só as vê para reproduzir , se elas o rejeitam , tem mau feitio á rejeição é perseguir até á morte , por isso se quiseres , juntar o casal , espera que o macho esteja pronto a começar um ninho de bolhas , tens de o cativar com algumas plantas flutuantes , tipo lentilha de água , para alguns aquariofilistas uma praga , arranjas com facilidade, e a fêmea ou fêmeas , porque´só uma ele vai querer , a que o rejeitar morre , tem de ter as linhas que normalmente tem horizontal no corpo, passa a vertical , indica ao macho que está receptiva , só assim ele a poupa , e mesmo depois da desova é de tirar , a não ser que ele realmente confie nela a tarefa de recolher os ovos e pô.los no ninho de bolhas flutuantes que faz , mas depois disso retira-a , são raros os machos que a fêmea permanece perto a ajudar a cuidar da prole , os ovos envolvidos em bolhas que ambos podem produzir, mas se a fêmea for azelha , tira-a que ele mata-a ... resumindo fêmeas betta esquece ....

 

Quanto ao comentário de nunca veres os kullies é verdade , ou montas um setup sem nada no fundo pedras etc, e cascalho largo para eles não se enterrarem , se for tipo areias ou material leve de cascalho que se vende por aí , eles enterram-se , ou ficam debaixo de pedras ... e além disso alguns peixes acham que "aquilo" que se move como um verme parece comida, já tive uma baixa por isso , e claro foi comido ... mas deve ter sido só uma dentada de deixa lá ver ao que sabe , e ao morrer já se sabe , quem come restos , limpou o que sobrou dele ... mas tenho um casal , que já se escondeu bem até agora ng os "bicou" na cabeça , que os parvos têm a mania de deixar a cabeça de fora a espreitar , ora , ora , com barbilhos e tudo , o mais provável foi uma dentada do ramirezi ou do betta , ou ainda dos meus escalares laranja , grrr os do mau feitio que tudo atacam se os chateam e comilões como os escalares são ... o mais provável atacante foram eles , que agora já não vivem no comunitário o casal tem o seu espaço para namorar :P. Espero que a minha opinião ajude .

 

Um abraço,

 

José Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais