Filtro Uv 15 Watts Com Tubos Pvc


Recommended Posts

Boas

 

Aqui ficam fotos e breves explicações como fazer filtro UV, com lâmpada 15Watts e tubagem PVC. É de fácil execução e os resultados são os que os que todos sabem.

 

Seguem as fotos e breves explicações:

 

uv001.jpg

 

- Acessórios utilizados na entrada e saída de água;

 

 

 

 

uv002.jpg

 

- Os "Bucins" que irão prender lâmpada;

 

 

 

 

uv003.jpg

 

- "Tês" de Pvc onde ficarão entrada/saída de água e "suportes" da lâmpada;

 

 

 

 

uv004.jpg

 

- Abertura de orifícios nos "tacos" de Pvc, onde irão ser colocados a entrada/saída de água assim como suportes da lâmpada;

 

 

 

 

uv005.jpg

 

- "Bucins" com cordão de silicone pronto a ser colado no "taco";

 

 

 

 

uv006.jpg

 

- "Bucins" já devidamente colados;

 

 

 

 

uv007.jpg

 

- Cordão de silicone na entrada/saída de água;

 

 

 

 

uv008.jpg

 

- Colocação de mais um cordão de silicone no interior do "taco";

 

 

 

 

uv009.jpg

 

- Colocação de contra porca e "ligeiro" aperto;

 

 

 

 

uv010.jpg

 

- Tubo de Pvc que irá servir de "emenda" aos dois Tês;

 

 

 

 

uv011.jpg

 

- Aquecido ligeiramente, o que possibilita "aumentar" o seu diâmetro;

 

 

 

 

uv012.jpg

 

- Os dois Tês unidos com o tubo de Pvc;

 

 

 

 

uv013.jpg

 

- "Ensaio" do conjunto suporte de lâmpada/corpo do filtro;

 

 

 

 

uv014.jpg

 

- Quase pronto. Colocação da entrada e saída de água assim como da lâmpada;

 

 

 

 

uv015.jpg

 

- Pormenor do "Bucin" de aperto da lâmpada;

 

 

 

 

uv016.jpg

 

- Teste de estanquicidade. Tamponamento da saída e colocação sobre pressão com água da rede, durante 24 horas.

 

 

 

 

Para agora só tenho estas fotos, embora o filtro já esteja concluído e a caminho do seu novo proprietário. Mais tarde colocarei as restantes fotos, relativas à parte eléctrica.

 

O material utilizado é de fácil aquisição, podendo ser encontrado em qualquer casa de artigos deste tipo. Ferramentas utilizadas são várias, que regra geral tods temos em casa, ou algo que as substituia. Apenas há duas ferramentas que acredito não se encontrem à venda, já que fui eu que as fiz. São duas pequenas peças que ajudam, e bastante, no corte de algumas peças de plástico. Mais tarde mostrarei as ditas ferramentas, assim como para que se destinam.

 

Com esta pequena ajuda, já não há desculpas para não terem o vosso filtro UV DIY!

 

Cumps

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

esta muito giro mas acho que talvez não funcione como deve de ser porque as lampadas UV para trabalharem em perfeitas condiçoes tem de estar a uma temperatura cerca de 40º, ou seja como a lampada esta em contacto com a agua essa temperatura jamais e atingida pk a agua não deixa por isso os filtros UV que se compram tem um tubo de quartzo entre a lampada e a agua, isso não e so para ser estanque mas porque se assim não for não funciona nada de jeito e o tubo tem de ser de quartzo ja que o vidro não deixa passar os UV.

 

Mas eu não quero com isto dizer que o projeto não esteja giro que está mas je calhar não vais tirar partido dele e so vai servir para gastar electricidade, e eu falo por experiencia propria pk tb fiz um mas como não funcionava visto a lampada estar em contacto com a agua e um tubo de quartzo ser carissimo preferi comprar um ja feito e o outro olha aproveito a lampada...

 

abraço

 

David Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Depois de muito "vasculhar" na net, encontrei isto:

 

"Existem três tipos de esterilizadores de Uvs:

 

1. De tabuleiro (tipicamente de construção caseira), onde as lâmpadas são suspensas de reflectores sobre um tabuleiro pouco fundo por onde passa a água lentamente. Benefícios: fácil limpeza, construção barata, dimensões de acordo com a aplicação. Inconvenientes: elevado risco para os olhos, demasiado grande e inestético para uso caseiro.

2. Lâmpada tubular molhada. Este tipo tem a vantagem de não necessitar de reflector. A água passa directamente pela lâmpada que está montada num tubo à prova de água. Benefícios: barato, compacto e eficiente. Inconvenientes: dificuldade de limpeza dos resíduos acumulados e riscos de segurança devido a choque eléctrico.

3. Lâmpada tubular seca. Semelhante à anterior mas o tubo de UV está rodeado por um tubo de quartzo isolando-o da água. São os mais caros mas também os mais seguros. A mudança da lâmpada é fácil e estes tipos de lâmpada seca podem ter um sistema de limpeza dos resíduos depositados no tubo de quartzo. Alguns fabricantes incluem sensores para controlar a intensidade da luz e a sua duração ou altura de substituição da lâmpada."

 

in: fins.actwin.com

 

O filtro que eu tenho, e que o amigo mpguerreiro tem, é do tipo 2, " Lâmpada tubular molhada". Na parte dos inconvinientes referidos, através dos bucins que "apertam" os topos das lâmpadas a sua limpeza, e substituição, é fácil. Basta para isso desapertar os ditos e a lâmpada sai. A parte do choque eléctrico é de facto um senão, mas um termostato também pode partir e teremos o mesmo problema.

Não inclui o dito tubo de quartzo por várias razões. Preço e dificuldade em adquirir a medida que pretendia. Se é um projecto DIY, quanto mais barato melhor.

No meu primeiro filtro, com corpo de alumínio, meti um tubo de vidro a proteger a lâmpada. Não é tão eficaz, mas funciona. O vidro deixa mesmo assim passar alguma quantidade de raios UV.

Quanto à temperatura de trabalho/eficiência é realmente os tais 40º. A lâmpada quanto está acesa, aquece bastante. Não digo que atinja os 40º porque nunca os medi, mas que aquece aquece!

Concluíndo, pode não ser o sistema mais eficaz, mas se fosse por essa vertente, não o faria, comprava um já feito. Procura numa loja da especialidade um filtro UV de 15Watts e até te assustas com o preço, relativamente é claro, ao preço ao que este me ficou.

A construção do filtro UV para mim foi mais um desafio, que acho que consegui superar. Esta é a minha opinião.

 

Cumps.

 

 

Davs

Editado por Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desafio superado....e funciona.

Na minha opinião se usares "hidronil" (pvc de colar - cola Tangit) dá-te menos trabalho.

Funciona? - Eu vejo assim, de forma MUITO TÉCNICA: Na ligação da àgua uso mangueiras transparentes.

Enquanto a parte da mangueira que ainda se vê azulada, por acção da luz, estiver muito limpa, interiormente.... funciona. banana rock

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desafio superado....e funciona.

Na minha opinião se usares "hidronil" (pvc de colar - cola Tangit) dá-te menos trabalho.

Funciona? - Eu vejo assim, de forma MUITO TÉCNICA: Na ligação da àgua uso mangueiras transparentes.

Enquanto a parte da mangueira que ainda se vê azulada, por acção da luz, estiver muito limpa, interiormente.... funciona. banana rock

JPM

 

Boas

 

Hidronil é o próximo passo. Apenas andei a reduzir o stock do PVC que andava aqui por casa.

As mangueiras que utilizo são verdes e também dão para ver se há luz ou não. De qualquer modo, mensalmente limpo os filtros, mesmo com poucas horas de uso.

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os meus furos , para sistema identico mas para retirar os aquecdores do aqua, foram feitosr com broca craneana.

por isso podes me dizer o nome dessa peça?

 

uv004.jpg

 

dá um jeitão banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os meus furos , para sistema identico mas para retirar os aquecdores do aqua, foram feitosr com broca craneana.

por isso podes me dizer o nome dessa peça?

 

dá um jeitão :)

 

 

Boas

 

Suponho que te refiras a estas brocas.

 

brocas.jpg

 

 

Dão realmente um jeitão, e nem imaginas quanto! Utilizo-as para quase tudo que seja fazer buracos. São caras, mas vale a pena o investimento.

 

Cumps

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está 5* e funciona de certeza que funciona. Reparei no pormenor dos bucins para poder ser limpa a lampada e o interior do filtro, muito porreiro.

 

 

Boas

 

Funcionar funciona. O pormenor dos bucins foi apenas um "upgrade" a muitos filtros UV que circulam por aí na Net.

 

 

Cumps

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

davs excelente DIY.. podias so fazer um acrescento da descriminaçao do material necessário e as suas dimensões...

 

Facilitava imenso para o pessoal q vai seguir o teu excelente DIY

 

CUMPS

 

Boas

 

Lista de material

 

 

1 Lâmpada UVC 15 Watts

1 Balastro 15 Watts

1 Arrancador S2

Fio eléctrico e manga termoretráctil

 

2 Tês PVC 50mm

4 Tacos 50mm

1 Ponta de tubo PVC 50mm ( +/- 23 cm )

2 Bucins 29mm

2 Porta mangueira ( aqueles pretos, usados nos sitemas de rega )

Silicone de aquário

 

Acho que não esqueci de nada.

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consegues parar de fazer DIY's. O teu aqua deve estar o exbiblis dos tunnigs!

Está bem porreiro.

Mário

 

 

Boas

 

Parar é morrer como dizia o outro :) . Acho que já faz parte da minha maneira de ser. Tenho de estar sempre a inventar qualquer coisa! O meu(s) aqua(s) têm realmente "algumas" coisas feitas por mim, mas nada de tunnig! Para quê gastar mais dinheiro nisto ou naquilo se o posso fazer mais barato? São dois coelhos com uma só cajadada!

 

Cumps

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas!

Uma pergunta tu fazes filtro UV para outras pessoas?? vendes?

 

obrigado

 

cumps.

 

luis

 

 

Boas

 

Faço esporadicamente, e é claro, vendo. Não tenho tempo para os meus DIY's quanto mais para fazer para os outros, assim só quando tenho um "tempo de reserva" é que faço para um ou outro amigo. Não quero tornar isso um "negócio", mas que de vez em quando até dava jeito uns euritos extra, isso dava. Além disso nem sempre tenho acesso às ditas lâmpadas, andam sempre esgotadas... Estou à espera de uma encomenda, que deve estar a chegar nos princípios do mês de Junho, onde estão lâmpadas para "repor o meu stock". Nessa altura, se estiveres interessado, diz qualquer coisa. Arranja-se um tempito para fazer um.

 

Cumps.

 

Davs

 

P.S. - Porque não te aventuras a fazer um? É relativamente fácil e se precisares de ajuda é só apitar.

Editado por Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

P.S. - Porque não te aventuras a fazer um? É relativamente fácil e se precisares de ajuda é só apitar.

 

Boas!

 

Pois acho que vou tentar fazer um igual ao teu se nao t importares o que tens em diy 2 acho eu ... acho giro acredito que seja facil mas tenho umas duvidas...

a agua passa por o filtro?? banana rock nao sabia

eu tenho dois aquas de um metro cada a lampada teria que ter um metro tambem?

 

obrigado

!

 

 

cumps. luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Pois acho que vou tentar fazer um igual ao teu se nao t importares o que tens em diy 2 acho eu ... acho giro acredito que seja facil mas tenho umas duvidas...

a agua passa por o filtro?? cabecadura nao sabia

eu tenho dois aquas de um metro cada a lampada teria que ter um metro tambem?

 

obrigado

!

cumps. luis

 

 

Boas

 

Achas que eu me vou importar que faças igual ao meu filtro? Não registei a patente, logo, qualquer um é livre de o "copiar". Aconselho-te de qualquer modo a fazeres a versão em tubos de PVC. Mais fácil de fazer e bem mais barato!

Nos meus, tenho-os ligados em série com o filtro externo. Assim escuso de ter mais uma bomba e os respectivos tubos de entrada e saída de água dentro dos aquários. Não notei diminuição do caudal de saída.

Quanto ao tamanho das lâmpadas, uma lâmpada de UV com um metro teria uns 55Watts! As de 15Watts dão à vontade para aquários de 1000Lts, uma de 55Watts seria para um aquário de 3600Lts! Isso não é um aquário! É um tanque! As de 15 Watts têm cerca de 43 cm de comprimento, e já são em demasia para os meus aquários, mas antes a mais que a menos.

 

Aqui ficam fotos dos meus dois filtros UV. Versão em alumínio e versão PVC.

 

Ver. Alu.

 

uv01vistageral.jpg

 

 

 

Ver. Pvc.

 

uv02vistageral.jpg

 

 

 

 

Alguma dúvida é só apitar.

 

 

Cumps.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Achas que eu me vou importar que faças igual ao meu filtro? Não registei a patente, logo, qualquer um é livre de o "copiar". Aconselho-te de qualquer modo a fazeres a versão em tubos de PVC. Mais fácil de fazer e bem mais barato!

Nos meus, tenho-os ligados em série com o filtro externo. Assim escuso de ter mais uma bomba e os respectivos tubos de entrada e saída de água dentro dos aquários. Não notei diminuição do caudal de saída.

Quanto ao tamanho das lâmpadas, uma lâmpada de UV com um metro teria uns 55Watts! As de 15Watts dão à vontade para aquários de 1000Lts, uma de 55Watts seria para um aquário de 3600Lts! Isso não é um aquário! É um tanque! As de 15 Watts têm cerca de 43 cm de comprimento, e já são em demasia para os meus aquários, mas antes a mais que a menos.

 

Aqui ficam fotos dos meus dois filtros UV. Versão em alumínio e versão PVC.

 

Alguma dúvida é só apitar.

Cumps.

 

Davs

 

ola!

 

Bem antes demais obrigado por a ajuda decerto que compreendes que te vou chatear pporque há muitas coisas que nao sei como fizes t nem o porque mas agradeço a tua disponibilidade....

 

daqui a 3 ou 4 semanas penso nisso e ai falo contigo ate la tenho que estudar para os exames ;) ..

 

mas obrigado

 

abraço

 

luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola!

 

Bem antes demais obrigado por a ajuda decerto que compreendes que te vou chatear pporque há muitas coisas que nao sei como fizes t nem o porque mas agradeço a tua disponibilidade....

 

daqui a 3 ou 4 semanas penso nisso e ai falo contigo ate la tenho que estudar para os exames cabecadura ..

 

mas obrigado

 

abraço

 

luis

 

 

Tás à vontade de perguntar seja o que for. Logo que eu possa responder, decerto que o farei.

 

Bons estudos e vê lá se depois não te... 41.gif

 

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Savs antes de mais parabens pelo UV. gostava de saber onde compraste os bucins de 19mm. é que eu pergunto em várias casas de artigos electricos e só têm os pequenos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Savs antes de mais parabens pelo UV. gostava de saber onde compraste os bucins de 19mm. é que eu pergunto em várias casas de artigos electricos e só têm os pequenos.

 

desculpa o batismo, foi sem querer Davs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Savs antes de mais parabens pelo UV. gostava de saber onde compraste os bucins de 19mm. é que eu pergunto em várias casas de artigos electricos e só têm os pequenos.

 

Boas

 

Os Bucins são de 29mm e não 19mm. Qualquer boa casa de material eléctrico devia ter disso em stock, mas como em Portugal querem sempre andar na vanguarda, em relação às instalações eléctricas, esquecem-se do material que é barato, prático e que acima de tudo funciona! O cliente tem é de pagar a última palavra em material e mai nada! Se precisares até te mando uns poucos pelo correio! Enfim, é o país que temos.

 

 

 

 

desculpa o batismo, foi sem querer Davs

 

Não sei se desculpo! Na próxima Páscoa eu peço-te as amêndoas 45.gif

 

 

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Viva Davs!

 

Lista de material

 

 

1 Lâmpada UVC 15 Watts

1 Balastro 15 Watts

1 Arrancador S2

Fio eléctrico e manga termoretráctil

 

2 Tês PVC 50mm

4 Tacos 50mm

1 Ponta de tubo PVC 50mm ( +/- 23 cm )

2 Bucins 29mm

2 Porta mangueira ( aqueles pretos, usados nos sitemas de rega )

Silicone de aquário

 

A referência da lâmpada é só esta?

Quais as marcas que têem este tipo de lâmpada?

Desculpa o questionário... estas lâmpadas UVC 15w em termos de tamanho (comprimento) são mais pequenas que as lâmpadas fluorescentes de 18w?

Um abraço e agradeço desde já a ideia do DIY

 

Zé Manuel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais