Filtro interno de dimensões reduzidas para nano hexagonal


Recommended Posts

Zanito.

 

Aconselho-te a tentares perceber o contexto em que coloquei o meu post.

 

A minha questão tinha a ver com as lojas mandarem vir material do importador da Azoo, não com o facto de não haver material nas lojas, porque isso há em bastantes não as vou citar aqui porque as regras não o permitem, de modo que quem quiser saber pode sempre contactar-me por MP.

 

Agora uma questão, tu compras o material , à posteriori precisas de uma peça que por acaso não está disponivel na loja....o que fazes? nada ficas à espera que haja novo importador da marca ou então arrumas o material a um canto e compras outro.

 

Governa aqueles filtros Aquel Fan serve muito bem para nanos de 20l, tenho 2 a funcionar que adquiri a um membro aqui do forum

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que estarás a ser injusto dado que tanto quanto sei o importador desta marca para Portugal está em processo de falência, sendo neste momento impossível adquirir qualquer tipo de material até que outro importador faça acordo com a Azoo.

 

Desconhecia essa situação mas como consumidor só tenho acesso a esse tipo de informação se os comerciantes me alertarem. Se não me informam, também não tenho possibilidade de adivinhar que o importador faliu... não compreendo porque os vendedores pura e simplesmente não esclarecem o consumidor, preferem mostrar-se desinteressados. Sempre que eu insistia em artigos da AZOO, tinha a sensação de me começarem a despachar...

 

:D

 

Quanto à tua questão o teu aquário é um hexapor de um fabricante nacional conhecido? O filtro que vem na tampa não é suficiente? Pergunto-te isto porque nunca tive experiência com nenhum aqua desse tipo.

 

O aquário é hexagonal com tampa onde se inclui a iluminação. Infelizmente não inclui qualquer tipo de filtro. Desconheço a marca do aquário, não tem indicações exteriores.

 

:D

 

Governa aqueles filtros Aquel Fan serve muito bem para nanos de 20l, tenho 2 a funcionar que adquiri a um membro aqui do forum

 

De facto estou inclinado para o modelo AquaEL que indiquei anteriormente, parece-me ser uma boa opção. De qualquer maneira, antes de o adquirir, vou testar o Sicce Micron que tenho por aqui, na posição mínima.

 

:D

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro G :

Posso dar uma ideia : por não usa um filtro billi da tetra ? são pequenos , eficazes , baratos , não provocam turbulência , são silenciosos e não têm motor , a água é aspirada com a sucção de uma coluna de ar , e como ficam na posição horizontal no fundo atrás mal se vêm !!!

Adeus , banana rock

ep

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso dar uma ideia : por não usa um filtro billi da tetra ?

 

Agradeço a dica. Com tantas virtudes, é caso a considerar! Desconhecia essa solução, é mesmo assim que se chama? Tetra Billi? Não consegui encontrar no site, nem nas imagens do google.com. Que mais me pode dizer sobre ele?

 

banana rock

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo G:

Pois realmente no sitio "www.tetra.de" (tem que se mudar para inglês em baixo á direita nas bandeiras , caso não se perceba alemão) , eles têm realmente a descrição do filtro na secção Tetratec® Aquarium Technology com o nome de Brillant Super Filter mas infelizmente ao contrário de outros produtos , não tem imagem , mas eles enviam brochuras a quem pedir , eu tenho cá em casa um prospecto com a foto do filtro mas infelizmente não disponho de tecnologia scanner nem câmara digital que me permita meter a foto aqui no forum por isso peço imensa desculpa , pois tenho visto nestes foruns fotos diversas que realmente ajudam muito a visualizar e perceber as coisas , mas enfim vou tentar dar uma ideia , é assim : para já há dois modelos um maior que o outro , e é constituido por um tubo em forma de L , verde transparente , antes da curva tem uma entrada de ar , a parte mais pequena do L (na horizontal) é toda perfurada e leva um canudo grosso de espuma que faz filtragem mecânica e biológica simultâneamente , a parte maior do L fica na vertical e é segura ao vidro com ventosas , o canudo de espuma fica portanto enfiado na parte mais pequena do L e na horizontal , quase encostado ao vidro de trás e ao fundo de modo que quase não se vê , ora injectando ar na respectiva entrada cria-se um arrastamento de água na vertical pelo movimento das bolhas , que provoca sucção da mesma através da espuma e temos o filtro a trabalhar ! , na saída não se nota como pode imaginar turbulência dado que é um filtro lento o que é extremamente bom para as plantas pois na maioria não gostam de grande movimento de água , não faz qualquer barulho como é lógico , e como não é motorizado tem também a vantagem de não aquecer o aquário no verão (eu tenho grandes problemas com isso!) , em relação á eficácia mostra-se muito boa dado que o canudo de espuma tem uma superficie ainda grande , em relação a um possível problema gerado pelas bolhas em ascenção dentro do tubo pois provocam alguma turbulência dentro do mesmo e contribuirem assim para baixar o nível de CO2 sinceramente não me parece relevante , para limpar é só puxar a espuma para o lado , lavá-la voltando a encaixá-la de seguida , e é só , espero ter conseguido ter feito uma descrição que lhe permita fazer uma ideia do filtro mesmo sem o ver , facto pelo qual peço + uma vez desculpas , mais : está á venda por aí em diversas lojas e hipermercados , também não sei o preço mas penso que apesar de ser da Tetra que por norma tem produtos carotes (!) será sempre para o barato dado que uma unidade do modelo maior suporta perfeitamente um aquário de mais de 60 litros , por outro lado o amigo G pode também efectivamente agarrar a ideia e fazer um rigorosamente á sua medida pois é extremamnete fácil de o conseguir com um pouco de geito !

Espero que me tenha conseguido fazer entender , ok!

Adeus , banana rock

ep

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já agradeço o detalhe da resposta, muito bom! Pela sua descrição, suponho que o filtro será semelhante a este:

 

tetra_brillant_super_1.jpg

 

O único pormenor que me incomoda é o seguinte, ao que suponho estes filtros requerem bomba de ar para funcionarem. O problema é que a bomba de ar que possuo é bem mais barulhenta do que qualquer filtro interno que eu utilize... e visto que este nano ficará num quarto, torna-se um problema.

 

;)

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo G:

Efectivamente esse é exactamente o filtro que eu lhe falava ainda bem que o reconheceu pela minha fotografia escrita (uau consegui!) , penso também que o modelo que apresenta é o maior pois o mais pequeno se não me engano tem o canudo de espuma liso ! , mas realmente ele "funcemina" com uma bomba de ar até mesmo das pequenas 1,5l/min. , e o problema que me refere é pertinente ! o que é que lhe vou dizer ? não sei ! , mas de qualquer maneira há bombas de ar pequenas e grandes bastante silenciosas eu tenho algumas e só não lhe proponho uma romaria para apreciar o ruído das bombas que uso pois o amigo está a 300Km de mim, por outro lado lembro-me que há uns anos atrás o meu filho mais novo também tinha no quarto um nano rectangular plantado em que usava um FBF o qual também pode trabalhar com aspiração por coluna de bolhas em vez de cabeça motorizada e era o caso , e para não ouvir a bomba d'ar como tinha o aquário em cima da cómoda tinha a bomba dentro duma das gavetas da roupa miúda , fazendo assim um isolamento de som extremamente eficaz , pode ser uma solução , ou então meter a bomba dentro de uma caixinha com isolamento acústico nomeadamente esferovite pois por principio ela não deverá aquecer demasiado apesar de ficar fechada , ainda há outra solução mas não me parece que o amigo G esteja afim : é pôr a bomba de ar noutra divisão e trazer o tubo para o quarto !

Por outro lado deixe-me dizer uma coisa IMPORTANTE : aquelas contas que nós fazemos de x cm de peixe adulto para x litros de água são como é óbvio para aquários com filtragem forçada , na natureza isso não existe e também o número de peixes por litro de água é muito mais pequeno , portanto se diminuir-mos por exemplo o número de peixes para metade ou um quarto do que seria suportável pelo aquário (relativamente ás contas) , plantarmos bem o aquário , fizer-mos introdução periódica de bactérias , e TPA's semanais , além de outras coisas , tendo em atenção que realmente há bactérias em todas as superficies dentro de um aquário e se der-mos pouca comida (como é sempre bom !) temos uma aproximação boa da natureza , e penso que qualquer sistema de filtragem forçada é dispensável bem como a areação ! , simples ? , simples !!! , simples é o melhor !

Já agora desculpe-me a impertinência como é que pôs a foto no forum ? fotografou com câmara digital e depois arrastou a imagem ?

De qualquer maneira espero ter ajudado em alguma coisa , estou ao dispôr de todos sempre que queiram , mas cuidado eu não percebo muito disto !!!

Adeus , :shock:

ep

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ponderar melhor a solução entre bomba de ar + Tetra Brillant ou um filtro interno comum. Obrigado pelas dicas.

 

:P

 

Sobre a regra "1 litro de água por cm de peixe", é naturalmente uma medida teórica com o intuito de ajudar os recém-chegados à aquariofilia. Bastaria ver que, por exemplo, seria de todo errado manter um Óscar de 30 cms em 30 litros, fazendo fé nesta regra.

 

Aliás, considero que uma medida mais correcta será considerar 75 centímetros quadrados de superfície por cada 2,5 centímetros de peixe, mas para estas coisas não há uma regra única, é apenas uma orientação.

 

cheers

 

Sobre a foto que utilizo no fórum, não sei se está por dentro destas peculiaridades informáticas, mas coloquei online, por FTP, no espaço que a Netcabo (perdão pela publicidade) disponibiliza aos seus clientes e utilizei o link para a foto como 'avatar' nas definições de perfil.

 

Mais uma vez grato pelas sugestões e dicas.

 

:P

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Governa.

 

Se não te importares vou então re-formular o que escrevi cheers Quem está a ser injusto é o lojista que não presta este tipo de informações ou por desconhecimento ou por outro motivo ao qual certamente sou alheio. Esta informação obtive-a em duas lojas que costumo frequentar.

 

Quanto à dúvida do ep tomo a liberdade de lhe deixar aqui um link do nosso forum que julgo que lhe possa ser útil

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=709

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem está a ser injusto é o lojista que não presta este tipo de informações

 

Concordo a 100%. Só não compreendo porque adoptam esta postura...

 

Relativamente aos filtros, apesar de a minha inclinação inicial ir para o AquaEL FAN-mini 0236, descobri recentemente à venda o modelo mais pequeno da marca... o AquaEL FAN-mikro 0235. Junto aqui uma imagem do mesmo, de onde destaco as dimensões reduzidas:

 

0235.jpg

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo G:

Desculpe-me lá a perguntinha : aonde é que está a espuma desse filtro ? , não me diga que está por baixo ! é que se assim é deve ser uma rodelinha minúscula de espuma e não me levem a mal os fabricantes mas assim sendo desconfio muito da capacidade de filtragem desse sistema , seria quase melhor o amigo G fazer um á imagem do Tetra Brillant mas mais pequeno !

 

Para o amigo SS o meu agradecimento pela dica efectivamente não tenho nenhum programa de FTP instalado mas logo que tenha tempo vou tratar disso .

 

Adeus , :D

ep

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpe-me lá a perguntinha : aonde é que está a espuma desse filtro?

 

Se bem me recordo, a esponja faz um "L" entre o fundo do filtro e a sua parte traseira. É um modelo dedicado exclusivamente a nanos, isto é, aquários onde normalmente não seria colocado nenhum tipo de filtro interno. Consulte o site da marca em www.aquael.com.pl , achei interessante a concepção deste equipamento.

 

:D

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
]gostaria de saber porke filtro optou e se está satisfeito pois tenho um projecto semelhante em mente cheers

 

Apesar de não ser a melhor opção, sobretudo comparando com o tamanho mais reduzido de outras marcas, optei pelo Sicce Micron essencialmente por dois motivos:

 

1- Já tinha um, logo não implicou despesa adicional

2- Permite regular o fluxo até um nível perfeitamente adequado a aquários tão pequenos.

 

cheers

 

P.S.: Gostei das opções da AquaEL, uma marca que desconhecia até há bem pouco tempo. Bons preços.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora porque nao um DIY ? de espuma que funcione a ar? se estiverem interessados aqui fica um link onde se encontram pelo menos 2 que podem ser feitos á medida e com materiais ligeiramente diferentes.

 

www.drpez.com/drbric.htm

 

hope it helps

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora porque nao um DIY ? de espuma que funcione a ar?

 

Grato pela sugestão mas tal como foi indicado uns posts atrás, o nano estará num quarto pelo que o ruído de uma bomba de ar à noite se tornaria incomodativo, mesmo com os 'truques' do algodão, da caixa de sapatos, da gaveta, etc.

 

:P

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.