Trichogaster Muito Inchado


L4G4RT0

Recommended Posts

Boas, tenho 3 trichogaster leeri no meu aqua. À partida estão identificados como sendo 1 macho e 2 fêmeas. Ontem notei que uma das pretensas fêmeas estava com uma barriga muito inchada e hoje está ainda pior, mal conseguindo nadar. Desde ontem que resolvi fazer um tratamento com flagyl para eventual problema parasitário, no entanto acho que ela não vai passar desta noite. Já é a 2ª vez que tenho um Trichogaster assim, na 1ª vez foi o macho, que acabou por se safar (na altura, estranhamente a fêmea que tinha e parecia estar bem, morreu de um dia para o outro).

 

Como esta "barrigada" já se repetiu pensei que talvez seja um problema crónico destes peixes e por isso coloco aqui a questão. Para além da hipótese de haver algum parasita, não afasto a outra hipótese também muito provável: comeu demais. É que os Trichogasters são dos primeiros a atacar a comida que coloco no aqua, não deixando muitas vezes nada para os peixes que não vão à superfície...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Trichogaster leerii são um peixe bastante resistente a suas principais doenças são os fungos bocais ou a doença dos buracos, “Hexamitiasis”.

Embora sejam propensos a poder apanhar outras doenças isto deve-se geralmente a idade avançada ou a mas condições do meio.

 

Em relação ao inchaço anormal o mais provável é ser obstipação,

Se for esse o caso tenta fazer uma dieta rica e variada recorrendo a alimento vivo.

É aconselhável verificar a qualidade da água, e tentar manter temperaturas próximas dos 25 a 26ºC colocar o PH perto de 6,8 e uma dureza total abaixo de 12.

Neste caso ainda há outra hipótese mas muito raramente acontece fêmea pode vir a morrer por falta de desova.

 

Boa Sorte

 

Paulo Vedor

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais