Discus (praga De Algas)


pedrocasca

Recommended Posts

Boas a todos banana rock

 

Acho que o que tenho no meu aquário é uma praga de algas filamentosas.

Tenho pequenos filamentos, agarrados ás plantas troncos e vidros do aquário ao a moverem-se ao sabor da corrente.

É uma praga, não sei como me livrar delas, pensei que eram parasitas mas agora com uma observação mais cuidada penso que são pequenos filamentos de algas.

Os meus Discus continuam bastante escondidos, mas quando os alimento eles aparecem mostrando toda a sua beleza com as cores bem vivas barbatanas bem abertas alimentam-se bem e bicam-se mostrando que é o dominante. Tudo me parece bem com eles, mas depois é só alguem aparecer para eles se esconderem, acabam de comer e voltam-se a esconder e parecem sempre com medo, assustados com tudo.....não sei o que é que se passa....

Os Discus já estão no aquário há dois meses e já estavam atè há umas 4 semanas, bem ambientados, quase que comiam à mão, de repente ficaram assim, será que tb tem alguma coisa a ver com as algas???

 

Setup:

100Lt

Ph- 6,7

KH e Gh -normais para agua macia

TPA's- 20% por semana

Filtro externo- Fluval 105 com cerâmica, turfa, esponja, lã

 

Quem me puder ajudar, agradeço....

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pedro,primeiro tens de ver se tens o aquario longe de alguma fonte de luz natural,longe de janelas e etc. pois a luz do sol directa no aquario faz o aparecimento de algas a grande velocidade,se esse for o caso afasta o aquario das janelas faz uma limpeza geral e bem feita lava todas as plantas troncos e rocha e vais ver q isso passa.

 

abraço

David Carlos

E-mail

Blog Aqualand

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Devias mudar mais água. 20% por semana para discus num aquário de 100l é muito pouco. Tenta mudar 20% por dia e vais ver a diferença. Vão voltar a comer na tua mão.

 

nao e bem assim tenho discus a anos sou possuidor de mais de 50 discus adultos alguns com 5 e 6 anos de idade e so mudoa a agua do aquario principal de semana a semana 20% e estamos a falar de um aqurio de 800L .

tens sim de ter uma bela filtraçao (tenho sump) .

um abraço

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez nitratos e fosfatos elevados...dai as algas e os discus não se sentirem bem...

É comum em aquarios de discus devido a sua alimentação com a papa!!

 

Faz mudanças de água pelo menos dia sim dia não, de 10-15% e vais ver q tudo vai melhorar.

 

Ab

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos :)

 

Acho que o que tenho no meu aquário é uma praga de algas filamentosas.

Tenho pequenos filamentos, agarrados ás plantas troncos e vidros do aquário ao a moverem-se ao sabor da corrente.

É uma praga, não sei como me livrar delas, pensei que eram parasitas mas agora com uma observação mais cuidada penso que são pequenos filamentos de algas.

Os meus Discus continuam bastante escondidos, mas quando os alimento eles aparecem mostrando toda a sua beleza com as cores bem vivas barbatanas bem abertas alimentam-se bem e bicam-se mostrando que é o dominante. Tudo me parece bem com eles, mas depois é só alguem aparecer para eles se esconderem, acabam de comer e voltam-se a esconder e parecem sempre com medo, assustados com tudo.....não sei o que é que se passa....

Os Discus já estão no aquário há dois meses e já estavam atè há umas 4 semanas, bem ambientados, quase que comiam à mão, de repente ficaram assim, será que tb tem alguma coisa a ver com as algas???

 

Setup:

100Lt

Ph- 6,7

KH e Gh -normais para agua macia

TPA's- 20% por semana

Filtro externo- Fluval 105 com cerâmica, turfa, esponja, lã

 

Quem me puder ajudar, agradeço....

 

Pedro

 

 

 

Boas!

Para o controle das algas é importante controlar os nitratos e fosfatos.... se os valores estiverem normais, não é muita troca de água que te vai resolver o problema. A iluminação pode ser outro factor.... as algas competem com as plantas....

Eu tenho um aqua com 1,55*55*55 plantado com discos e tive o mesmo problema, só o resolvi com a aplicação de sera algovec (muito eficaz para as algas de cabelo....). Não tem efeitos secundários nos peixes desde que aplicado correctamente....

Chamo-te só a atenção para o facto de teres de retirar manualmente as algas, que irão contaminar a água do aqua....

Eu tinha 7 saes e não e resolveram o problema...

Quanto aos discos, depois de removidas as algas, não tens necessidade de andar tanto com as mãos no aqua, logo naturalmente perderam a inibição.

Esta é a minha opinião.

Espero ter ajudado

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos :wacko:

 

Acho que o que tenho no meu aquário é uma praga de algas filamentosas.

Tenho pequenos filamentos, agarrados ás plantas troncos e vidros do aquário ao a moverem-se ao sabor da corrente.

É uma praga, não sei como me livrar delas, pensei que eram parasitas mas agora com uma observação mais cuidada penso que são pequenos filamentos de algas.

Os meus Discus continuam bastante escondidos, mas quando os alimento eles aparecem mostrando toda a sua beleza com as cores bem vivas barbatanas bem abertas alimentam-se bem e bicam-se mostrando que é o dominante. Tudo me parece bem com eles, mas depois é só alguem aparecer para eles se esconderem, acabam de comer e voltam-se a esconder e parecem sempre com medo, assustados com tudo.....não sei o que é que se passa....

Os Discus já estão no aquário há dois meses e já estavam atè há umas 4 semanas, bem ambientados, quase que comiam à mão, de repente ficaram assim, será que tb tem alguma coisa a ver com as algas???

 

Setup:

100Lt

Ph- 6,7

KH e Gh -normais para agua macia

TPA's- 20% por semana

Filtro externo- Fluval 105 com cerâmica, turfa, esponja, lã

 

Quem me puder ajudar, agradeço....

 

Pedro

 

Resolves a maioria de algas no aquário com o esterilizador UV de 11w no teu caso serve bem ... e além disso é germicida , bactérias nocivas morrem , as necessárias ao filtro ficam bem visto não entrarem no circuito da água , as algas essas têem os dias contados , o UV mata os esporos que as reproduz , ou seja , produto anti algas para eleminar as que tens , e UV parcial ligado ou permanente , depende do teu caso , visto ionizar a água quando em excesso e provoca a subida do GH , e baixa o KH ... uma combinação má para a estabilidade do PH da água ... mas eficaz com algas assim que tiveres estabilizado os tempos de trabalho do UV em relação ao teu ecossistema , espero que ajude , fica o link do que eu recomendo a unidade de UV de 11w ... http://www.shopsolution.nl/shop/home.asp?s...amp;deptid=jbl5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais