Que plantas?


JDiogo

Recommended Posts

oi pessoal!

 

Já tenho o aqua pronto para plantar!

 

Usei barro misturado com areao e depois com outra camada de areão por cima!

 

Em relaçao à iluminação tenho 2x20W Italight 6400K (já me disseram que estas lampadas não são suficientes.... ainda vou pensar o que acrescentar...)

 

Devo esperar algum tempo até plantar? Ou posso plantar já?

 

Sabem onde posso arranjar plantas? A loja cá de TV não tem muita variedade!

 

´Não sei de cor as plantas que gostava colocar... depois meto aki uma lista!

 

Obrigado!

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 73
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

oi aqui vai uma lista das plantas q gostaria d colocar no aquario:

 

Rotala rotundofolia

feto d java

Glosso

riccia

sagitaria subulata

lilaeopsis brasiliensis

rotala indica

Heteranthera zozteroefolia

Cabomba caroliana

Hemianthus micranthemaides

 

É claro que eu sei que isto é muita coisa... e nem penso em por metade das plantas desta lista!

 

Só keria k me ajudassem a seleccionar algumas!

 

Obrigado!

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:shock: Ola

Plantas de bom cultivo são as Valisnérias, Cabombas, Sagitária, Feto de Java, Elodea e Musgo de Java que são fáceis de achar e crescem rápido e podendo fazer brotos para troca ou ate mesmo replantar, :roll: em meus aquários tem de ter essas ;) .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi pessoal!

 

Já coloquei umas plantitas no aquario... Elas foram gentilmente cedidas pelo MrPCB, a quem agradeço a boa vontade e simpatia! :D

 

Sendo assim as plantas que tenho são:

 

- Heteranthera zosteroefolia

- Eleochardis sp

- Ludwiga arcuata

- Lysimachia nummularia "aurea"

- Glosso

- e ainda tenho um feto de java

 

Espero que para os 30L, os 40W de luz que tenho sejam suficientes para manter estas plantas!

 

Tive a fazer a montagem p a injecção de CO2, mas akilo já tá lá +- ha 1 hora e ainda não faz bolhas!

 

Vejam se fiz bem:

 

- 1L agua (não tinha garrafas maiores)

- 1 chavena chá açucar branco

- 1 colher de café de fermento (fermipan)

- 1 colher de café de bicabornato sódio

 

Fechei a garrafa e vedei com cola de pistola... liguei o tubo a uma pedra difusora!

 

Falta alguma coisa?

 

Quando devo começar a por abudo???

 

Um abraço e novamente obrigada ao MrPCB :D

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto tempo dura essa mistura?

Depende de muita coisa...

Pode durar uma semana... 2 semanas... :roll:

 

Depende da quantidade de acuçar/fermento que colocas. Isso só com experiências e com o tempo é que vais lá. :wink:

Se durar pouco tempo experimenta colocar mais açucar para a próxima vez. Se durar muito mas o CO2 for fraco aí já tens de colocar mais fermento...

 

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá pessoal... as plantas parecem-me bem!

 

tão a deitar bolhas por todo o lado (fotossintese certo?)

 

Continuo com o CO2 com bolhas constantes e qd desligar a luz vou ligar a bomba de ar... acham bem????

 

Disseram numa msg anterior q o CO2 pode estar fraco? cmo sei isso????

 

Em relação ao fertilizante... devo por já?

 

E ainda outra coisa... li algures que a filtragem num plantado não deve ser biológica, mas sim somente mecânica... é assim? que me aconselham a por no filtro?

 

Um abraço!

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com plantas a fazer fotossíntese como dizes, podes ter apenas esponja e lâ de vidro no filtro (filtragem mecânica). Não há necessidade da transformação de amónia em nitratos uma vez que as plantas preferem amonia aos nitratos como fonte de azoto.

Cá para mim isso está tudo baril, deixa andar :oops:

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Dia pessoal, :)

 

Fui ver os parametros da água e são os seguintes:

 

pH 8,0

KH 10ºd

GH 8ºd

nitritos e nitratos 0

 

Ainda não tenho o teste do CO2 (qd tiver meto o valor).

 

O valor de pH não está elevado? Há 2 dias atras o pH estava nos 7.0 e dps de por as plantas subiu... não é estranho?

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Realmente esse Ph está alto.

Consultando esta tabela http://www.thekrib.com/Plants/CO2/kh-ph-co2-chart.html podes ver que a concentração de CO2 na agua é muito baixa, não estás a injectar o suficiente.

Não deves ter agitação à superficie nem bombas de ar e deves colocar a pedra difusora o mais fundo possivel.

 

Não necessitas de teste de CO2, utiliza esta tabela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi JDiogo, desculpa tar a fugir um pouco ao tópico. Mas também sou de Torres Vedras! Quanto às plantas que foram faladas neste tópico, pelo menos o musgo, o feto de java, a cabomba e a elodea consegues arranjar cá em TV, as outras é que já é mais dificil. Eu tb consegui Echinodorus Bleheri.

Fiquem Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oki!

 

A agitação superficial é mínima... só coloquei uma bomba de ar durante a noite!

 

O CO2 sai com uma frequencia de 3s +- (umas bolhitas).... devo fazer outra mistura e colocar mais fermento e mais açucar?

 

A pedra tá a cerca de 2 cm do fundo!

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

Coloca mais uma garrafa, pelo menos por agora. Se o Ph começar a descer muito tira-a.

Vai controlando o valor do CO2 com a tabela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já coloquei mais uma garrafa e aumentei um pouco a quantidade de fermento e açucar!

 

Mas fiz uma alteração à montagem.... tirei a pedra difusora e coloquei um "cena" que comprei à tempo p injectar CO2, mas como me acabou a garrafa de CO2 não utilizei mais....

 

tentei fazer um desenho (amanha ja cá tenho a digital e já meto umas fotos)... perdoem-me pelo desenho tão primário! :lol:

 

Pic_586_2.jpg

 

explicando....

 

O CO2 vem da garrafa pelo o tubo fino de cima e depois acomula-se naquele cilindro, que está a 1cm do areão. Este vai encher de CO2, permitindo uma dissoluçao mais eficaz... penso eu!

 

O que acham? :cry:

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso q o 2º é mais eficiente, o CO2 está mais tempo em contacto com a agua, mas também nunca experimentei.

Experimenta os dois e depois diz-nos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal, cá está a foto do sistema de injecção de CO2...

 

Pic_586_5.jpg

 

pormenor do fundo

 

Pic_586_4.jpg

 

O que acham? Funcional?

 

...e agora uma vista feral do aquário... ainda muito despido!

 

Pic_586_3.jpg

 

Espere comentários! :lol:

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A quantidade de plantas que tens não justifica o aumento de pH que relataste, ainda para mais com esse CO2 todo aí a dar sopa. há algo de estranho nestes valores. Tenta fazer uma nova medição e ver se há alterações.

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ya isso é um bocado estranho!

 

Pode ser do Kit de Teste (já é um bocado antigo)... segunda feira compro outro e depois confirmo os valores!

 

Achas que devo começar a adubar já?

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que podes adubar uma única vez para já.

Sem peixes (e sem alimento para os mesmos) se a tua água não os tiver, tens 0 de Nitratos e de Fosfatos essenciais ao bom crescimento das plantas.

Deves contar com algum tempo de adaptação das plantas, alguns dias até criarem raizes, etc.

Podias começar a colocar os primeiros peixes, comedores de algas bem certo. Otocinclus e uns camarões e caracois (Aconselho Caridina japonica e Melanoides tuberculata). A porcaria gerada por estes animais será essencial ao bom crescimento das plantas.

É nesta altura que devias procurar uma decoração para o aqua, tipo um tronco ou uma pedra que lhe dê característica.

Podes também enquanto as plantas principais não crescem, adicionar uns pés de Ceratophyllum e Elodea para ajudar no combate às algas. Deixa-las a flutuar e depois logo as removes.

Vais passar um mau bocado com algas, mas não desistas, vai colocando aqui as evoluções.

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais