Filtros E Termostatos


ohxuxa

Recommended Posts

Boas, queria saber qual é a relação que o filtro deve ter com o volume da coluna de água, bem como o termostato. Obrigado desde já.

Olá.

Dependerá muito do tipo de aqua e do fim a que se destina.

Em termos médios creio que a bomba do filtro deve fazer pelo menos 5 vezes a litragem do aqua por hora.

Quanto ao aquecimento, julgo (mas não tenho a certeza) que deve ser entre 1 a 2W por litro.

Abraço.

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Isso são perguntas quase que impossíveis de responder com 100% de certeza.

 

banana rock Filtro:

 

Isso depende dos peixes que tenhas no aquário (qualidade e tipo). 2 aquários de litragens idênticas, 1 com 2 óscares e o outro com 100 guppies, o dos óscares quase de certeza que necessitará de maior filtração.

Regra geral, com peixinhos "normais" (tetras, vivíparos, danios, etc) recomenda-se que o filtro faça à volta de 5 vezes o volume de água por hora. Ou seja, se o aquário tiver 100 litros, recomenda-se um filtro que faça pelo menos 500 L/h.

 

:) Termostato:

 

Este já não depende dos peixes, mas sim do aquário, matérias isolantes e temperatura da divisão onde o aquário se encontra.

Quando colocas 2 objectos 1 ao pé do outro, eles vão tender a ficar à mesma temperatura, transferindo calor entre eles.

 

Se queres um aquário a 25º C e a temperatura da divisão é de 10º C, então poderá ser complicado aqueceres o aquário...

 

Mais uma vez, regra geral, para diferenças não muito díspares entre a temperatura do aquário e da divisão, aconselha-se usar termostatos com potência em watt na razão de 1 watt por litro de água. Ou seja, para um aquário de 100 litros, deverás usar um termostato de 100 watt.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Isso são perguntas quase que impossíveis de responder com 100% de certeza.

 

:shock: Filtro:

 

Isso depende dos peixes que tenhas no aquário (qualidade e tipo). 2 aquários de litragens idênticas, 1 com 2 óscares e o outro com 100 guppies, o dos óscares quase de certeza que necessitará de maior filtração.

Regra geral, com peixinhos "normais" (tetras, vivíparos, danios, etc) recomenda-se que o filtro faça à volta de 5 vezes o volume de água por hora. Ou seja, se o aquário tiver 100 litros, recomenda-se um filtro que faça pelo menos 500 L/h.

 

biggrin Termostato:

 

Este já não depende dos peixes, mas sim do aquário, matérias isolantes e temperatura da divisão onde o aquário se encontra.

Quando colocas 2 objectos 1 ao pé do outro, eles vão tender a ficar à mesma temperatura, transferindo calor entre eles.

 

Se queres um aquário a 25º C e a temperatura da divisão é de 10º C, então poderá ser complicado aqueceres o aquário...

 

Mais uma vez, regra geral, para diferenças não muito díspares entre a temperatura do aquário e da divisão, aconselha-se usar termostatos com potência em watt na razão de 1 watt por litro de água. Ou seja, para um aquário de 100 litros, deverás usar um termostato de 100 watt.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

 

 

 

 

entao e um aquario de 19 litros o que aconcelhas para filtro??.......eu este fim de semana vou comprar um da eheim de 200 L de cascata.....o que achas??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Depende da temperatura da divisão emq ue se encontre, mas podes usar um de 25W na boa.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Corrijam-me se estou errado, o Termostato deve ser pelo menos 1w / litro, mas se eu puser um termostato de 300w num aquário de 160 litros melhor, pois aquece a água mais rápidamente o que vai fazer com que esteja menos tempo ligado logo menos energia gasta e por exemplo no Inverno menos hipóteses de haver baixas de temperatura esquesitas, diminuindo a probabilidade de aparecimento de Doenças.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não diria que errado... mas sim que não totalmente certo... :P

 

Tudo bem que depende do termostato, e para grandes volumes isso não se nota tanto. Mas em litragens até 50-60 litros, não aconselho ninguém a usar termostatos com potências superiores a 100 W.

Isto porque os termostatos não funcionam com temperatura, mas sim com calor... grandezas diferentes, mas adiante.

 

Se colocarem um termostato de 150W em 50 litros, com o cursor no sítio onde num aquário de 100 ou mais litros a temperatura estabilizava pelos 25 (por exemplo), no de 50 litros a temperatura não ficará pelos 25º C, será mais alta. Try it...

 

Quanto à parte do "menos tempo ligado, logo menos gasta"... errado. Tenhas um termo de 300W em 150 litros ou 2 de 100W nos mesmos 150 litros, a energia gasta para aqueceres a água à mesma temperatura é exactamente a mesma...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para além do que o Luís disse, ter um termoestato muito potente num aquário pequeno vai levar a mais problemas: porque eles não ligam e desligam exactamente à temperatura marcada, se fosse assim estavam constantemente a ligar e desligar, várias vezes por minuto; têm sempre uma certa inércia térmica, ou seja, se estava 24ºC, e o termoestato regulado para 25ºC, quando chega a esses 25ºC não desliga logo, ainda fica um bocadinho ligado (atéw porque a maioria dependem da dilatação de um material, que não é instantâneo e simultâneo com a temperatura da água).

 

Ora esse bocadinho, por ex num termoestato de 300W num aquário de 20 l, é suficiente para mandar a temperatura para os 40 ou 50ºC... Um termoestato de 300W está dimensionado, em termos de resposta, para um certo volume de água, ou seja atira potência cá para fora a contar com uma certa capacidade caloriferica! Se essa for muito menor, a potência vai ser tanta que a água vai aquecer muito e muito depressa - como o termoestato demora um tempinho a reagir, vai continuar a debitar potência um certo tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal eu não disse um termostato de 300w para um aquário de 20 litros nem sequer de 100, pois isso é matar uma formiga com um matamoscas de 1 metro x 1 metro. eu referia-me por exemplo em colocar um aquecedor de 300w no aquário de 150 ou 200 litros ou de 200w num aquário de 120 litros. Pois a mim já me aconteceu no Inverno aquecedores de 150w nem de 200w não darem conta do recado em aquário de 160 litros e de marcas conseituadas. Quanto à parte do consumo para aquecer a mesma litragem de água concordo, embora como é obvio, aquece muito mais rápido um termostato mais potente. Quanto a tempo de desligar e ligar, resposta do termostato, não é bem assim o filme, nunca te manda a temperatura para esses valores nem pensar, tive essa experiencia com um aquário de 30 litros em que usei durante uma semana um termostato de 300w porque o dele de 100w partiu o de 300w estava regulado para 26º para ter 31-32º sempre nunca tive valores acima dos 32º e o tempo de resposta normalíssimo por isso essa ideia é falsa. E o que é certo é que o mesmo termostato num aquário de 200 litros está a 28º para ter 30, 31º e o tempo de resposta é o mesmo exatamente o mesmo, agora tirem as vossas conclusões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 anos depois...

boa tarde, estou aqui com uma duvida. montei recentemente um aquario de 200litros de capacidade. na altura comprei um termostato de eheim de 150W. Porém reparo que ele está ligado com relativa frequencia e no meio mês que apanhou o 1º ciclo de faturação de luz tive um aumento de 8 euros na eletricidade. ele está regulado para uma temp. de 24 graus e a água mantem-se constante nos 26, que é o que pretendo. a dúvida que tenho é: com um termostato de 200w, que apesar de mais potente ao aquecer a agua mais rapida nao fará com que a relação tempo ligado/energia gasta nao me seja mais em conta?

 

agradeço resposta,

 

abraços

Fábio Costa :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fábio falas do jager ?

O de 150w no meu entender é suficiente pois são mais compridos que os outros logo maior área de aquecimento.

 

Agora em consumos imagina 2 carregadores de telemóvel. Um consome 10w e demora 2 horas, o outro consome 20w e demora 1hora, qual consome mais ? É exatamente o mesmo ...

 

Um termostato forte demais causa maiores oscilações de temperatura o que não é nada benéfico para a fauna

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.