O Que Acham... Percula 120?


fjao

Recommended Posts

Olá a todos. A escolha de aquário para água salgada tem sido difícil para mim e escolher entre feito por medida ou vir de fábrica já pronto tb não tem sido fácil.

 

Nos últimos tempos a minha escolha tem-se inclinado para a aquamedic e os seus perculas porque já vêm equipados (penso que no básico) para funcionar com peixes de água salgada o que é uma grande ajuda e porque os aquários feitos por medida não são tão baratos quanto se pensa e quando vamos a ver, com o material todo incluído, fica perto dos preços dos aquários das marcas. Os perculas têm a vantagem de já estarem preparados para "meter" peixinhos no aquário e haver possibilidade de fazer "upgrades"; e tem a garantia da marca oferecendo-nos também a componente estética/design.

 

Queria perguntar aos colegas forenses se já tiveram alguma experiência com estes aquários e aos colegas mais experientes se o equipamento base do percula 120 é suficiente para um iniciante como eu, em que quero colocar peixes palhaço na sua maioria e outros q se conciliem com eles?

 

Deixo o link para se poder verificar o equipamento q vem com um percula... n sei se isso acontece com os perculas em Portugal, claro.

 

http://www.aqua-medic.de/seawater/en/7/percula120/

 

Obrigado, masi uma vez pela possível ajuda.

fjao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 89
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas.

 

Obrigado pela apreciação. De facto, se algo faltar há sempre a possibilidade de fazer upgrades ao aquário, oque é muito bom.

 

E quantos litros deve ter um "bichicho" destes (percula 120)?

 

Obrigado.

fjao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Obrigado pela apreciação. De facto, se algo faltar há sempre a possibilidade de fazer upgrades ao aquário, oque é muito bom.

 

E quantos litros deve ter um "bichicho" destes (percula 120)?

 

Obrigado.

fjao

 

 

é bicho para 530lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Para mim só tem um defeito....a sump é de decantação!

 

Abraços,

Pedro.

 

 

Sump de decantação?? Peço desculpa mas não sei do que estão a falar... :mrgreen:

Sei que o mecanismo para pôr o ambiente do aquário OK é colocado todo atrás e não por baixo do aquário, como é normal ver-se nos aquários feitos por medida, mas será isso?...

 

Obrigado.

fjao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sump de decantação?? Peço desculpa mas não sei do que estão a falar... ;)

Sei que o mecanismo para pôr o ambiente do aquário OK é colocado todo atrás e não por baixo do aquário, como é normal ver-se nos aquários feitos por medida, mas será isso?...

 

Obrigado.

fjao

Não te assustes rapaz, o aqua é bom para montar um salgado! Já vi um desses montado e dá conta do recado, mas normalmente vemos a sump por baixo, e esse tem na parte de trás uma pequena "sump", mas dá muito bem!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu lamentavelmente discordo dos meus restantes colegas de fórum :rainbowafro:

 

Esses sistemas pré-assemblados têm quanto a mim defeitos que mais cedo ou mais tarde vais querer corrigir ou actualizar.

 

Sump de decantação - Está reservado um espaço na traseira para fazer de sump e quanto a mim é de díficil ou quase impossível manutenção especialmente se enconstarem o móvel a uma parede.

 

Escumador - O Escumador que vem de origem é manifestamente insuficiente para iniciados na aquariofilia de recife ou pessoas com pouco tempo para a manutenção.

 

Móvel - É de construção bastante fraquinha e já vi um ou outro a descascarem por causa do sal.

 

Powerheads - Poderão ser insuficientes para um sistema com alguns corais mais exigentes. Salvo erro também não se pode modificar o seu posicionamento e orientação.

 

Mas não pensem que considero tudo mau ... a calha de iluminação é muito boa e o vidro também ::D:

 

Até pode ser que tenhas em mente a aquisição de um aquário destes usado ou novo a um preço fantástico, mas garanto que pelo PVP tradicional do mesmo fazes a festa com material de muito melhor qualidade e muito mais adequado à expansão futura do sistema (vai haver sempre aquele peixe ou aquele coral que vais querer ter mesmo que agora não penses muito nisso :P )-

 

Se precisares de ajuda para definir um sistema realmente ajustado às tuas necessidades não hesites em pedir!

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que todos os aquários têm prós e contras mas realmente não encontrei aquilo que queria feito por medida e como disse os orçamentos para estes "bichos" não são nada meigos sem os seres vivos lá dentro (rocha viva e morta e peixes...). Estou mesmo quase a decidir-me por um Percula 120 e vai ser o Bow Front que é o aproximado daquilo que eu queria de canto com vidro panorâmico à frente. Como não há de canto vindo de fábrica fica um normal com vidro panorâmico (bow front). Nada como um aquário vindo de fábrica com todas as garantias, é o que eu penso... para além de algum "design". Isto porque os preços que andam a praticar no feito por medida são um exagero. E desculpa, Duarte Conceição, não existe neste momento um aquário com as medidas e feitio/design como eu quero e mesmo com um orçamento para algo aproximado fica acima dos 3000 euros e o Percula irá ficar um pouco menos do que isso (não quero exagerar ::D: ) e tem 3 anos de garantia, pelo menos o vidro. Claro que a parte de madeira não deve ser grande coisa. Aliás, nem deve ser madeira mas sim MDF ou folheado, pois seria muito mais caro. Os feitos por medida também passam pelo folheado... e também me faz confusão todo aquele material por debaixo do aquário e para uma sala é sempre complicado.

 

Se tal acontecer depois coloco umas fotos, mas também acho aborrecido neste fórum não ter possibilidade de upload das imagens do nosso disco... qual a razão para tal processo complexo de registo numa página que "albergue" fotos para as podermos mostrar aqui? Desculpem, mas é mesmo aborrecido termos de ir a outra página "alojar" as nossas fotos.

 

Vou precisar também da vossa ajuda, claro, para a decoração... meu Deus!! É necessário muita rocha viva e morta? Que plantas posso colocar? Não percebo nada disto mas vi o Nemo! :P:rainbowafro: Por isso, já sabem... peixes-palhaço :D :

Amphiprion allardi

Amphiprion melanopus

Amphiprion clarkii

Amphiprion ocellaris

Amphiprion percula

Amphiprion perideraion

Amphiprion polymnus

Amphiprion sebae

Amphiprion tricinctus

Amphiprion ephippium

Amphiprion frenatus

Amphiprion chrysopterus

Amphiprion akallopisos

Amphiprion nigripes

Amphiprion sandaracinos

Amphiprion rubacinctus

Premnas biaculeatus

Retirado da Wikipédia.

 

Deverá ser dos ocellaris ou percula... e depois os "amiguinhos". Algo muito simples mas que satisfaça um iniciante. :?

 

Obrigado por todas as ajudas e informações que me têm dado.

Abraços.

fjao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou precisar também da vossa ajuda, claro, para a decoração... meu Deus!! É necessário muita rocha viva e morta? Que plantas posso colocar? Não percebo nada disto mas vi o Nemo! ::D::rainbowafro: Por isso, já sabem... peixes-palhaço :P :

 

 

Amphiprion ocellaris

 

Boas

 

quanto a rocha, normalmente é recomendado 20% do volume do aquario, portanto cerca de 100kg. Podes por metade rocha viva, metade morta. Conforme metas mais viva ou morta mais rapido ou mais lento é o ciclo e a establização do aquario.

 

Plantas, não podes meter nenhuma. O Nemo tem muitos erros. Não te fies pelo filme.

 

Podes, depois meter corais. Com a iluminação que tens podes meter os que quiseres, conforme o teu gosto.

 

Palhaços os mais normais e simples são os Amphiprion ocellaris. O Nemo era um desses.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

quanto a rocha, normalmente é recomendado 20% do volume do aquario, portanto cerca de 100kg. Podes por metade rocha viva, metade morta. Conforme metas mais viva ou morta mais rapido ou mais lento é o ciclo e a establização do aquario.

 

Plantas, não podes meter nenhuma. O Nemo tem muitos erros. Não te fies pelo filme.

 

Podes, depois meter corais. Com a iluminação que tens podes meter os que quiseres, conforme o teu gosto.

 

Palhaços os mais normais e simples são os Amphiprion ocellaris. O Nemo era um desses.

 

abraço

 

 

banana rock

Obrigado pelas informações Luís Rodrigues.

Estou mesmo decidido pelo Percula 120 Bow Front e vou passar à compra do mesmo. bigsmile

 

Estava a pensar não colocar muita rocha e mais plantas, por acaso, ou metade de um elemento e metade de outro... porque já vi peixes-palhaço no meio de plantas verdes (não sei quais são mas pareciam algas... quando souber coloco aqui).

Mas a rocha viva parece ser um elemento muito importante para a estabilização do aquário, não será assim? Quanto tempo demora um aquário destes a estabilizar?

Agora, 100 Kgs de rocha viva!!! Não é muito? Meu Deus....! Dentro de que preços posso obtê-la?

 

Outra curiosidade que tenho é em relação à água salgada e a sua evaporação... a água evapora-se muito rapidamente? Em termos de manutenção temos de efectuar muitas TPA´s?

 

Os peixes-palhaço (e o do filme) é realmente o ocellaris, o mais comum parece-me.

 

Obrigado.

fjao bowdown

 

Bem, vou ter mesmo que me aplicar e colocar as fotos do meu aqua logo que o tenha... :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

100 kilos de rocha viva para um aquário destes é obra!! Não pode ser! Não se enganaram?!!! Nem dormi :crazyeyes: ... a não ser que possa apanhar no mar ou em qualquer sítio onde é costume apanhar-se rocha viva para aquários. :smilecolros: Preferia comprar equipamento de mergulho, porque se fosse comprar esses kilos todos ao preço a que está... :):puppydogeyes:

 

Se fosse assim, ficava mais caro a decoração do que o aquário, porque depois também tem a areia que não é barata... ou seja, os peixes devem ser os mais baratos. :drinking:cabecadura

 

Peço ajuda para a melhor forma de contornar os altos preços de mercado e para me aconselharem na melhor areia para o aquário, por exemplo. Resumindo, que decoração tenho de ter e a que melhores preços posso decorar o meu aqua.

 

Eu falei nas plantas (algas) porque realmente já vi os peixes-palhaço num aquário com algas... talvez num refúgio e eles dão-se bem não é? A rocha viva é importante para a filtração biológica (já andei a ler) mas o meu aqua não pode ter uma decoração de refúgio?? fight

 

Abraços e obrigado.

fjao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rapaz tem calma

 

1º rocha viva

 

normalmente compras rocha viva numa loja á volta dos 20€. Se tiveres calma podes ir comprando a membros do forum por um preço que ronda normalmente os 10€.

Podes tambem por rocha morta, que é rocha viva que foi transportada a seco. Demora mais um bocadinho a maturar mas vale a pena pelo preço. Podes comprar em www.aquaristic.net a 4,18€/kg acho.

 

o sal, nunca usei, mas deve servir..

 

plantas simplesmente não há em agua salgada. Podes ter macro algas, mas tem cuidado com as que pões. Algumas são muito invasivas. Informa-te bem sobre elas antes de adicionares ao sistema.

 

Para alem de tudo o que vem no aqua, mais o sal, é aconselhavel um aparelho de osmose inversa, precisas de Kalk e de um densimetro.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rapaz tem calma

 

.....

 

Para alem de tudo o que vem no aqua, mais o sal, é aconselhavel um aparelho de osmose inversa, precisas de Kalk e de um densimetro.

 

abraço

 

Calma, Luís Rodrigues!! :P

 

Falas de 100 kgs de rocha viva, ou metade viva e morta? É que a 20 euros fica bem caro se for só rocha viva!! ;)

 

E para além disso falas de osmose inversa, kalk... o densímetro já sei.

 

Meu Deus! Quanto custa um aparelho de osmose inversa que encaixe no meu Percula?? O kalk tem a ver com reactores de cálcio, é isso? Quanto custa?? :silly:

 

Abraços e obrigado pela paciência. :)

fjao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma, Luís Rodrigues!! :P

 

Falas de 100 kgs de rocha viva, ou metade viva e morta? É que a 20 euros fica bem caro se for só rocha viva!! :2gunfire:

 

E para além disso falas de osmose inversa, kalk... o densímetro já sei.

 

Meu Deus! Quanto custa um aparelho de osmose inversa que encaixe no meu Percula?? O kalk tem a ver com reactores de cálcio, é isso? Quanto custa?? :silly:

 

Abraços e obrigado pela paciência. :wacko:

fjao

 

 

LOL

 

a rocha pode ser metade/metade. É o que a maioria da malta faz. Alias, no meu acho que ta mais para 30%viva/70%morta, mas ja mudei de aqua 4 vezes, sempre para maior, portanto já nem sei....

 

o aparelho de osmose inversa não se mete no aquario. Serve para fazer a agua de reposição. Tens uns baratos no patrocinador do forum, seahourseshop.

 

O kalk tem a ver com reactores de kalk, mas pode tambem ser adicionado num pinga, pinga. Faz uma procura aqui no forum que tens muitos topicos sobre isso. Mas digo-te já que toda a agua de reposição(não consfundas com trocas de agua) deverá ser agua com kalk.

 

UV não uso, nem penso que ajude em alguma coisa..

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL

 

a rocha pode ser metade/metade. É o que a maioria da malta faz. Alias, no meu acho que ta mais para 30%viva/70%morta, mas ja mudei de aqua 4 vezes, sempre para maior, portanto já nem sei....

 

o aparelho de osmose inversa não se mete no aquario. Serve para fazer a agua de reposição. Tens uns baratos no patrocinador do forum, seahourseshop.

 

O kalk tem a ver com reactores de kalk, mas pode tambem ser adicionado num pinga, pinga. Faz uma procura aqui no forum que tens muitos topicos sobre isso. Mas digo-te já que toda a agua de reposição(não consfundas com trocas de agua) deverá ser agua com kalk.

 

UV não uso, nem penso que ajude em alguma coisa..

 

abraço

 

Bem, não estou a perceber muito bem esta água de reposição e de trocas. A de reposição é para compensar a evaporação, certo? E tem que ter as mesmas ou aproximadas características da que está no aquário, não é? Fazer a osmose inversa tem a ver com a purificação da água de reposição, certo? Isto quer dizer que vou ter um recipiente onde fazer a osmose inversa, é isso? :drinking::?

 

 

Como vou fazer uma encomenda à aquaristic.net o que é que posso pedir de lá para além da rocha morta e do sal já referidos?

 

Aparelho de osmose inversa:

http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/6b4...114eb8.69253487

Não parece assim tão barato. Alguém pode ajudar a aconselhar um, mas o mais barato possível... :laugh:

 

Reactor de cálcio:

http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/6b4...988d60.72579099

O que posso adquirir daqui. Necessito de sugestões... e do mais barato possível.

 

Ai, ai... estou quase a desistir!! bowdown

 

Isto não pode ser assim tão difícil... não compreendo... yikes

 

Abraços.

fjao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Como o Luís referiu, reactor de Ca não necessitas para já e possivelmente não necessitarás nunca. Poderás estar a ponderar a aquisição de material que poderá não servir-te para nada.

 

Depende essencialmente do tipo de aquário que queiras vir a manter, o que me parece a mim fundamental definir antes de avançar para compra de qualquer equipamento (aquário inclusivé).

Aquário de Corais Moles e LPS'?

Aquário de Corais SPS (duros)?

Aquário apenas de peixes?

 

Depois de definires bem o tipo de aquário que queres vir a manter e as espécies que lá queres colocar, terás de analisar todo o material necessário ao bem estar das espécies que queres manter.

 

Quanto à reposição é precisamente como dizes para compensar a evaporação, e como predominantemente é apenas H20 que evapora, terás que a repor com a água proviniente do aparelho de osmose inversa, que irá remover todos os componentes nocivos como metais pesados. Normalmente num aquário de corais utiliza-se juntamente com esta água hidróxido de cálcio (kalk) que misturado origina o Kalkwasser.

 

Se porventura adquirires um repositor automático onde pensas fazer a reposição? Como referiste factores estéticos terás de ter em consideração a ocupação de um espaço no móvel para um bidon ou outro tipo de reservatório de alguns litros para água de osmose. Outro exemplo relacionado com a estética p.ex. um reactor de kalkwasser e/ou um reactor de cálcio teriam a meu ver que ser colocados a um nível superior ao aquário uma vez que fazem o débito para o aquário normalmente através do uso da gravidade.

 

cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Como o Luís referiu, reactor de Ca não necessitas para já e possivelmente não necessitarás nunca. Poderás estar a ponderar a aquisição de material que poderá não servir-te para nada.

 

Depende essencialmente do tipo de aquário que queiras vir a manter, o que me parece a mim fundamental definir antes de avançar para compra de qualquer equipamento (aquário inclusivé).

Aquário de Corais Moles e LPS'?

Aquário de Corais SPS (duros)?

Aquário apenas de peixes?

 

Depois de definires bem o tipo de aquário que queres vir a manter e as espécies que lá queres colocar, terás de analisar todo o material necessário ao bem estar das espécies que queres manter.

 

Quanto à reposição é precisamente como dizes para compensar a evaporação, e como predominantemente é apenas H20 que evapora, terás que a repor com a água proviniente do aparelho de osmose inversa, que irá remover todos os componentes nocivos como metais pesados. Normalmente num aquário de corais utiliza-se juntamente com esta água hidróxido de cálcio (kalk) que misturado origina o Kalkwasser.

 

Se porventura adquirires um repositor automático onde pensas fazer a reposição? Como referiste factores estéticos terás de ter em consideração a ocupação de um espaço no móvel para um bidon ou outro tipo de reservatório de alguns litros para água de osmose. Outro exemplo relacionado com a estética p.ex. um reactor de kalkwasser e/ou um reactor de cálcio teriam a meu ver que ser colocados a um nível superior ao aquário uma vez que fazem o débito para o aquário normalmente através do uso da gravidade.

 

cumps

DC

 

Quase a desistir... :|

 

Aqui têm a minha encomenda da aquaristic:

 

HW sea salt professional (20 kgs.) (ArtNo.: 3130022)

 

HW Densimeter with thermometer (ArtNo.: 300280)

 

Marine Sea bottom

Tropic Eden Tonga Miniflakes (Art.No.: s-361203)

Tropic Eden Tonga Reefflakes (Art.No.: s-361206)

 

Marine Rocks

5 kgs. of Reef Plates (Art.No.: 363010)

5 kgs. of Reef Branches (Art.No.: 363030)

5 kgs of Hard coral rocks (Art.No.: 363020)

20 kgs of Marine Reef Rock (Art.No.: 363000)

1 Kgs of Moonstone (ArtNo.: 363120)

 

O que pensam deste material? Para começar parece-me ok, ou não?Devo acrescentar mais algum?

 

Relativamente às questões levantadas pelo Duarte Conceição:

Ainda não pensei bem que corais quero ter no aquário, até porque só pensei em peixes, para já. Para o ocellaris deverei querer ter anémonas penso eu.

 

Quanto à reposição, achei complicado o mecanismo... todos os aquaristas de água salgada andam de bidões em casa??? Se sim, é muito amor ao hobby e peço desculpa se estou a dizer algo que fira alguém, mas realmente ter aquários (tenho um de água doce de 250 lits) representa ter prazer em os ter e não trabalho. Concordo que se possa ter algum trabalho no início para a estabilidade do sistema mas eu acredito nessa estabilidade. Agora, andar com bidões em casa não faz muito o meu género, apesar de aproveitar sempre os garrafões da água para fazer mudas de água no aquário de água doce.

Bem, depois do meu desabafo e de ter de pensar bem no assunto e se quero mesmo ter um aquário de água salgada... irá ficar um espaço atrás do aquário para o caso de necessitar de colocar lá alguns objectos extra, pois o aquário irá ficar integrado num canto em que ficará um "falso" atrás.

 

Abraços e obrigado pela ajuda e questões :(

fjao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como ainda não tenho material, estou a ponderar adquirir um aquário mais pequeno e que cumpra os requisitos de um aquário de àgua salgada onde podemos colocar peixes e tê-los saudáveis... os novos aquários da JAD, ReefSea (ou será RedSea) são a nova solução para o meu problema... tem de haver um equilíbrio... :|

 

vamos ver... até porque quero algo muito simples e com pouca rocha, como já disse, e penso que isso não é impossível... tal como um refúgio, por exemplo.

 

Fica um exemplo do pretendido:

Aquário de refúgio que deve dar para ser um aquário principal com esse layout (peixes-palhaço, algas, pouca rocha, muita areia branca...) :(

http://images.google.pt/imgres?imgurl=http...NYJ:en%26sa%3DN

 

Abraços.

fjao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o link vai para a página 22, mas deve ser consultada a página 21 para ver o refúgio do nosso colega... que lindo aquário (o de refúgio, claro) :( !

O outro também, mas isso é outra história... :|

 

Abraços.

fjao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais