O Que Acham... Percula 120?


fjao

Recommended Posts

Boas

 

desculpa, mas continuas mesmo sem perceber, ou então sou eu!! :)

 

o unico problema da agua da torneira é mesmo o nivel de nitritos, fosfatos e silicatos. E isso podes meter as UV que quiseres que elas não tiram. Mas podes perfeitamente manter o aqua com agua del cano. Podes é ter mais algas do que com agua de osmose. O diogo lopes sempre usou agua del cano sem ter algas...

 

Quanto ao facto de adicionares mais agua salgada, é logico. Se o teu aquario ja tem uma densidade maior que a do mar, no maximo a densidade baixaria por diluição. De qualquer forma, seria recomendavel uma densidade de 1025 +-.

 

abraço

 

 

E essas microalgas formam-se devido a quê? Aos nitritos, fosfatos e silicatos? Qual é o processo que as leva a aparecer? O filtro UV não elimina esses componentes, mas elimina as algas? As algas são o produto desses componentes, é? Eu pensava que o filtro UV eliminava tudo. :? Qual o método mais pratico para eliminar esses componentes nocivos? Resina, carvão...?

 

Quanto à água do aquário, ele tem água do mar desde o início... hoje acrescentei-lhe mais 30 litros. Com a água do mar que tinha e depois de ter acrescentado mais a densidade continuou igual... bem mas isso é um pormenor... :D

 

Quanto à cor acastanhada, é normal, não é? Na areia começa a aparecer uma camada, na rocha morta também... penso que está tudo a correr sobre rodas. :twisted:

 

Abraços. e obrigado pela paciência.

fjao

Editado por fjao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 89
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

E essas microalgas formam-se devido a quê? Aos nitritos, fosfatos e silicatos? Qual é o processo que as leva a aparecer? O filtro UV não elimina esses componentes, mas elimina as algas? As algas são o produto desses componentes, é? Eu pensava que o filtro UV eliminava tudo. :) Qual o método mais pratico para eliminar esses componentes nocivos? Resina, carvão...?

 

Quanto à água do aquário, ele tem água do mar desde o início... hoje acrescentei-lhe mais 30 litros. Com a água do mar que tinha e depois de ter acrescentado mais a densidade continuou igual... bem mas isso é um pormenor... :D

 

Quanto à cor acastanhada, é normal, não é? Na areia começa a aparecer uma camada, na rocha morta também... penso que está tudo a correr sobre rodas. :twisted:

 

Abraços. e obrigado pela paciência.

fjao

 

as algas ja la estão no aquario. Elas andam em toda a parte. O filtro UV elimina-as, mas elimina bacterias beneficas tambem.

 

o metodo mais pratico de eliminar nitratos, fosfatos e silicatos é a osmose inversa :? , mas podes usar resinas tambem.

 

A densidade não é promenor. Se tiveres demasiado alta, ou baixa não vais conseguir ter la vivos.

 

O castanho é algas!!!, Vais ter de muitas cores! Naõ te preocupes que é normal.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
as algas ja la estão no aquario. Elas andam em toda a parte. O filtro UV elimina-as, mas elimina bacterias beneficas tambem.

 

o metodo mais pratico de eliminar nitratos, fosfatos e silicatos é a osmose inversa :D , mas podes usar resinas tambem.

 

A densidade não é promenor. Se tiveres demasiado alta, ou baixa não vais conseguir ter la vivos.

 

O castanho é algas!!!, Vais ter de muitas cores! Naõ te preocupes que é normal.

 

abraço

 

 

Realmente algas não faltam neste início.... a rocha morta está a ficar castanha e com muitas algas (acho que é das más) e os vidros e até a areia. Ainda não limpei os vidros mas este fim de semana vou fazê-lo.

Comprei um filtro daqueles para a torneira, para purificar a água e vou fazer reposição com essa água.

Li que a água do aquário de salgados deve ser a mais limpa/pura possível, por isso, tendo em conta o custo/benefício para mim (em termos de trabalho) e para os peixes (saúde do aquário) optei por essa opção.

Para já ainda não montei termómetro e ainda tenho as OcenLight suportadas no aquário o que com 300 watts faz aquecer a água.

As algas, aquelas verdes que comprei na loja e que são as mais usuais mas não sei o nome, também começaram a ficar castanhas e deduzi que fosse do excesso de luz, pois estava a ligar 8h pelo menos. Como ainda não tem peixes vou apenas ligar uma de 150 watts e ver como elas reagem pois ficam logo verdinhas com pouca luz e expandem-se pelo aquário.

Estava a pensar adquirir uma daquelas luzes azuis (Marine) para resolver para já este problema da luz e utilizá-la também mais tarde mas também possa ter uns leds azuis, penso eu, acoplados às Ocean Light.

 

Abraços.

fjao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as algas ja la estão no aquario. Elas andam em toda a parte. O filtro UV elimina-as, mas elimina bacterias beneficas tambem.

 

o metodo mais pratico de eliminar nitratos, fosfatos e silicatos é a osmose inversa :D , mas podes usar resinas tambem.

 

A densidade não é promenor. Se tiveres demasiado alta, ou baixa não vais conseguir ter la vivos.

 

O castanho é algas!!!, Vais ter de muitas cores! Naõ te preocupes que é normal.

 

abraço

 

Boa tarde Luis Rodrigues

 

Estive hoje no Aquaplante, e decidido a perder mais tempo para avaliar o que leio aqui, fui á parte dos "salgados", fiquei

 

completamente maravilhado com o que vi. Agora percebo porque falam tanto nisso. É um verdadeiro fascínio observar

 

as "obras de arte" que vagueiam pelos vossos aquas. Parabéns.

 

O que não achei tanta graça foi aos custos iniciais que uma brincadeira dessas acarreta! :D

 

Só no aquário principal e material indispensável (sump, escumador, powerhead's, Kalkwasser, etc.) vai logo uma pipa de massa, agora

 

percebo porque razão há poucos salgados. Pode ser que um dia acorde virado para esse lado e me meta numa coisa

 

dessas, mas acompanhar-vos vai ser muito complicado, vocês já estão a anos luz de mim.

 

Um abraço e boa sorte com isso, vocês merecem.

Editado por NunoRamos

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente algas não faltam neste início.... a rocha morta está a ficar castanha e com muitas algas (acho que é das más) e os vidros e até a areia. Ainda não limpei os vidros mas este fim de semana vou fazê-lo.

Comprei um filtro daqueles para a torneira, para purificar a água e vou fazer reposição com essa água.

Li que a água do aquário de salgados deve ser a mais limpa/pura possível, por isso, tendo em conta o custo/benefício para mim (em termos de trabalho) e para os peixes (saúde do aquário) optei por essa opção.

Para já ainda não montei termómetro e ainda tenho as OcenLight suportadas no aquário o que com 300 watts faz aquecer a água.

As algas, aquelas verdes que comprei na loja e que são as mais usuais mas não sei o nome, também começaram a ficar castanhas e deduzi que fosse do excesso de luz, pois estava a ligar 8h pelo menos. Como ainda não tem peixes vou apenas ligar uma de 150 watts e ver como elas reagem pois ficam logo verdinhas com pouca luz e expandem-se pelo aquário.

Estava a pensar adquirir uma daquelas luzes azuis (Marine) para resolver para já este problema da luz e utilizá-la também mais tarde mas também possa ter uns leds azuis, penso eu, acoplados às Ocean Light.

 

Abraços.

fjao

 

O problema das algas não é por causa da luz, mas sim porque é normal ganhar algas quando se monta inicialmente um aqua!

Tens que ter paciência e ir limpando isso!

 

 

Boa tarde Luis Rodrigues

 

Estive hoje no Aquaplante, e decidido a perder mais tempo para avaliar o que leio aqui, fui á parte dos "salgados", fiquei

 

completamente maravilhado com o que vi. Agora percebo porque falam tanto nisso. É um verdadeiro fascínio observar

 

as "obras de arte" que vagueiam pelos vossos aquas. Parabéns.

 

O que não achei tanta graça foi aos custos iniciais que uma brincadeira dessas acarreta! :smile2:

 

Só no aquário principal e material indispensável (sump, escumador, powerhead's, Kalkwasser, etc.) vai logo uma pipa de massa, agora

 

percebo porque razão há poucos salgados. Pode ser que um dia acorde virado para esse lado e me meta numa coisa

 

dessas, mas acompanhar-vos vai ser muito complicado, vocês já estão a anos luz de mim.

 

Um abraço e boa sorte com isso, vocês merecem.

Pois...é preciso ter uma grande paixão e disposição para gastar algum dinheiro! Posso dizer que fiz aguns sacrificios para poder ter o meu aqua, porque não ganho assim tanto que possa ter um!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema das algas não é por causa da luz, mas sim porque é normal ganhar algas quando se monta inicialmente um aqua!

Tens que ter paciência e ir limpando isso!

 

Essas algas que referi (as boas) que ainda não decorei o nome, são as que comprei na loja para este início e não as que apareceram no aquário. ::D:::D:

São algas verdes que comprei mas são das boas... penso que começa por um C... E é mesmo da luz, mas que é normal pois continuo a ter 300 watts mesmo em cima da água (duas HQI de 150 watts) numa calha da Ocean Light e devia ser demasiado para as coitadas! E comecei por as ligar 8 horas, por aí... ficavam todas castanhas. Ainda não resolvi a questão dos 20 cm, pelo que sei o minímo que deve estar acima do aquário.

Mas depois com a luz que entra na sala e se só ligar uma das HQI elas desenvolvem muito rápido e vão-se espalhando pelo aquário agarrando-se às rochas com bastante solidez. Gosto bastante destas algas com folhas ondulantes (penso que são iguais às que alguns dos membros utilizam nos refúgios).

 

 

As outras algas (as más) começaram castanhas e já aparecem algas verdes na areia e na rocha viva (embora seja pouca), por isso, penso que está tudo a correr bem, no processo de maturação do aquário.

Estou a fazer limpeza no aquário, claro. Medi os nitratos e estão baixos (1 ppm) mas a amónia ainda está muito alta, perto dos máximos. Coloquei matéria filtrante e carvão. O escumador continua a funcionar bem e eu a fazer muitas limpezas com água amarelo-acastanhado e bocados castanhos que penso serem algas que se decompõem.

 

Continuo à espera de alguma estabilização do aquário para colocar os primeiros peixes. ::D:

 

fjao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O nome das algas que comprei e que se desenvolvem muito bem e que todos já devem conhecer, é a Cauperla Prolifera. Muito bonita.

 

fjao

 

 

Também já sei que existe a taxifolia que parece igualmente bonita. Esta que tenho no aquário prolifera mesmo, mas se lhe colocar 300 watts em cima, queima-se toda. Eheehehehheh

 

Quanto a fotos, continua a existir o problema deste fórum de termos que ir a um servidor diferente, mas claro que vou tentar colocar aqui algumas fotos para verem.

 

Cumprimentos.

fjao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a referir-me mesmo às algas más...é normal existirem no inicio do aqua ou se deixares de fazer TPAs por uns tempos!

Quanto à Caulerpa se queimar, é mesmo normal tgendo uma concentração de luz muito grande! Deves tratar disso antes de colocares mais vivos!

Quanto ao alojamento de fotos....estás enganado, já temos alojamento de fotos! No inicio da página tens um link que diz Galeria! Entras na galeria dos membros e crias um album e depois é só carregar as imagens! Atenção que por enquanto só temos 2,5Mb por membro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Estava a referir-me mesmo às algas más...é normal existirem no inicio do aqua ou se deixares de fazer TPAs por uns tempos!

Quanto à Caulerpa se queimar, é mesmo normal tgendo uma concentração de luz muito grande! Deves tratar disso antes de colocares mais vivos!

Quanto ao alojamento de fotos....estás enganado, já temos alojamento de fotos! No inicio da página tens um link que diz Galeria! Entras na galeria dos membros e crias um album e depois é só carregar as imagens! Atenção que por enquanto só temos 2,5Mb por membro!

 

Não sabia disso e logo que possa coloco algumas fotos. Neste momento, estou a preparar-me para fazer a 1ª muda de água que vai ser novamente do mar - cabo raso (e penso que será a última, pois tenho uma caixa de sal aqui em casa) e ainda não sei bem o que fazer ao layout pois parece-me demasiada rocha (mais morta do que viva, para já... mas já lá vão 12 kilitos de rocha viva).

Um outro assunto que tenho de resolver é o de arranjar um sistema que me reponha automaticamente a água... conto com a vossa opinião sobre este:

http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/a6d...20Niveauregler/

 

Abraços.

fjao

Editado por fjao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa boia não chega e é cara! Sempre podes comprar as boias em espanha e faz-se o resto por cá! Vou ver se descubro o site para mandares vir as boias...compras 2 e ficas com um sistema melhor!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já, também, vou fazendo as reposições como posso... embora o sistema de reposição automática seja bem melhor. Digo isto, porque o nível da água estaria sempre estável e já não teria que fazer regulações no meu percula. Estas regulações têm a ver com maior ou menor entrada de água para a parte de trás onde está o escumador, filtros e bombas de circulação/filtragem. Basta o nível baixar que diminui o caudal de água e se quiser voltar a ter a mesma situação anterior tenho de baixar os níveis. Se fizer reposição, tenho de subir os níveis para que o caudal não seja excessivo.

 

Vou ver se ainda vou a tempo de colocar as fotos que preparei para o albúm aqui do aquariofilia. :-D 8)

Hoje foi esquisitíssimo, porque trouxe mais uns quilitos de rocha viva e a rocha trazia montes de lagartas brancas/rastejantes que me assustaram e criaram alguma impressão... :) Uma era bem grande e cheia de "perninhas"... era do tamanho do dedo médio.

 

Até uma lagarta listada a preto e branco veio... anda na areia, mas é ainda muito fininha e pequena. Houve uma das brancas que se encolheu tanto que parecia um cavalo marinho... Será que isto cresce e até onde??? :)bowdown;)

 

Bem, vou ver então se coloco as fotos com as primeiras e alguma da evolução do aquário... espero sugestões vossas para melhorar o layout e aquilo que acharem bem... Se não der vais mesmo num powerpoint para o youtube :?

 

Abraços.

fjao

Editado por fjao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E essas microalgas formam-se devido a quê? Aos nitritos, fosfatos e silicatos? Qual é o processo que as leva a aparecer? O filtro UV não elimina esses componentes, mas elimina as algas? As algas são o produto desses componentes, é? Eu pensava que o filtro UV eliminava tudo. :P Qual o método mais pratico para eliminar esses componentes nocivos? Resina, carvão...?

 

Quanto à água do aquário, ele tem água do mar desde o início... hoje acrescentei-lhe mais 30 litros. Com a água do mar que tinha e depois de ter acrescentado mais a densidade continuou igual... bem mas isso é um pormenor... :)

 

Quanto à cor acastanhada, é normal, não é? Na areia começa a aparecer uma camada, na rocha morta também... penso que está tudo a correr sobre rodas. :)

 

Abraços. e obrigado pela paciência.

fjao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

;) Amigo, fjao ;

 

Essas algas são; cianobacter que, por um processo semelhante à fotossintese absorvem sulfuretos de Hidrogénio e liberam oxidos de sílicio .

 

:idea: O que tens a fazer é:

 

Durante apróx. 2 meses

Verificar os níveis antes e depois da osmose, analizar a productividade da osmose para certos compostos ou elementos.

 

DICA económica; utiliza UV 16W à saída da torneira, antes da osmose isto aumenta a vida das membranas. Alguns compostos desintegram-se e formam compostos de menores dimensões, assim facilita bastante o processo osmótico, deduzo que saibas como funciona.

Trocar as membranas da osmose se necessário.

Durante a fase nocturna Utilizar UV 16W na água do aquario 3 h dia.

Reduzir a temperatura da intensidade luminosa para 7000 k durante a fase diurna.

Minímizar o sistema de correntes de fluxo, ou substituir as bombas de fluxo por outras de menor potência.

Fazer mudanças de 1/10 do volume da água em cada três dias e ajustar potência de H para 8.4 durante a fase nocturna, reduzir CO2.

Manter um nível de oxirredução em 7.9 durante a fase diurna, adicionar CO2 se necessário. Se possível remover todos os elementos orgânicos sensiveis.

Ajustar CO2 do denitrificador para ambiente mais alcalino e verificar acidêz da água à saída do desnitrificador, (o rácio: para 479 Lt, PH 4.7 para um fuxo de 0.75Lt h. Aumentar CO2 se necessário.

Reduzir ou desligar o fluxo reductor de nitratos durante o tempo de cura.

Durante a fase nocturna, adicionar carvão activado a alta temp sem fhosphat de três em três dias durante duas semanas.

Durante a cura e na fase nocturna, remeche parcialmente o substracto até à base, devagar, define um timing para todas as noites executares esta operação.

Ajustar a densidade com a temp lumiosa, 7000 k\1.21

 

:excl: Nota: O sulfureto de Hidrogénio forma-se a partir da decomposição das nitrobacter anaérobia, este composto junto com alta temp de intensidade luminosa é essencial para o equilíbrio das cianobacter aérobia. Este composto é altamente tóxico e deve manter-se em ambiemte bem ácido e isento de temp de intensidade luminosa. É derivado a um processo de mineralização das nitrobacter, um exemplo parecido é o tártaro nos dentes. Este tipo de bactérias é essêncial no processo de filtragem química são as responsáveis pela redução de NO, o produto deste processo são sulfuretos que aglutinam com Hidrogénio.

O desnitrificador é um aparelho fantástico quando contribui para a estabilidade de um biótopo, é um aparelho sensivel e super eficaz. Efectivamente produz este gás "nocivo" que se dissolve na água do aquario, encorajando cianobacter. Felizmente esta água parece benta, ás vezes não sei se será mais benéfica ou nociva, uma ves que é quase impossível a detectção do menor traço de NO

 

O objectivo é cortar o alimento às ciano para que não se desenvolvam, são altamente destructivas e manifestam-se na forma de tapete que se espande sob qualquer forma de vida, com o objectivo de captar energia calorífica luminosa K, interrompendo o pleno funcionamento da simbiótica das zooxantelias.

 

 

O fim da cura é determinado pelo observador, quando começar a crescer macro alga saudável ao seu ritmo normal.

 

:rolleyes: Não te preocupes com os sílicios, são uma consequência e tendem a reduzir, se reduzires os sulfuretos.

 

DICA: Não sei se tens um desnitrificador, mas se não, a origem deste gás é de zonas anaérobias no substracto e na rocha. Escolhe rocha com grandes buracos, com muita vida e macro algas, se vires que a rocha é micropurosa não a introduzas, escolhe também um coral grosso o mais rolado possível. Se quizeres fazer cultivo de anaérobio é sempre em ambiente ácido, para poderes criar este tipo de ambiente com sucesso tens de saber tarbalhar com CO2.

 

Descobri que, ao íniciar um novo biótopo, introduzir um fluxo coerênte dentro de uma espécie de grelha de fundo e cobrindo com 7 cm de coral grosso rolado e um desnitrificador é a mehor forma de gerir parametros. A ideia foi, fazer cultivo dos dois tipos de batérias em recipientes separados e restringir o fluxo de um deles.

 

Elementos com que jogar:

Osmose

Nitrobacter

Computador de oxired.

CO2

Bom carvão

Grelha de fundo

coral grosso

Bombas

 

 

nyah Espero ter ajudado,

Oz33

Editado por Oz33
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos ver se aparecem as fotografias, porque para além de me indicar que tenho 0 fotos no albúm apesar de eu já as ter enviado para lá, também não descobri como posso apagar algumas delas...

 

 

Bem, o inicio do aquário foi assim... com água do mar e apenas rocha morta... a luz projectada no aquário são de duas "potentíssimas" :)::D: HQI de 150w cada da OceanLight (já vêm de origem)

 

gallery_10790_128_53591.jpg

 

gallery_10790_128_1631.jpg

 

Depois, passadas 3 semanas com o aquário ainda na fase de maturação comecei a procurar rocha viva e não resisti aos peixinhos... são mesmo lindos não são! Ehehehheh

 

gallery_10790_128_47625.jpg

 

gallery_10790_128_48603.jpg

 

gallery_10790_128_31183.jpg

 

Ainda estão presentes esses peixinhos... embora tivesse azar com um dos "nemos" porque o nível da água ficou superior à parte da entrada para o escumador e para os filtros e achava esquisito ter desaparecido um dos "nemos"... outro dia desapareceu o outro e eu não sabia o que se passava e fui verificar atrás onde está o material de filtragem e ali estavam os dois numa pequena pocinha de água... um estava lá há 5 dias e não resistiu, coitadinho, mas o outro estava há dois dias e ainda vivo... impressionante! Consegui salvar um! ::D:

 

Eles entraram para esta parte do aquário e estavam ali naquela grelha da imagem:

 

gallery_10790_128_4682.jpg

 

Isto foi para experimentar e ver como fica... agora vou fechar este tópico e ver o resultado e venho já...

 

Cumps.

fjao

Editado por fjao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

E já temos umas fotos à maneira do teu aqua! Agora sim, podemos ver como isso anda!

Foi pena não teres livrado o palhaço, mas acontece! Agora é seguires em frente com o que tens e ver se consegues ter isso a 100%

 

PS- Todas as fotos da galeria têm ser aprovadas para poderem estar visiveis a todos os membros na galeria! Agora já aprovei!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma panorâmica do aquário e alguns estado de desenvolvimento com os nossos "amigos" eremitas e algumas "substâncias" agarradas aos vidros e na areia... mesmo com apenas água do mar e sem eu repôr com água da torneira preparada com anti-cloro e envelhecida com 3 dias de repouso, começaram a aparecer algas ou material castanho que penso faz parte do início de todos os aquários de água salgada...

 

gallery_10790_128_39072.jpg

 

gallery_10790_128_24309.jpg

 

As algas que se começaram a agarrar à parte de trás do aquário:

 

gallery_10790_128_87933.jpg

 

 

Parte de trás do aquário com o sistema de filtragem que vem de origem com um escumador, bioballs, duas bombas de filtragem (2000 lts cada) e uma outra de circulação (2500l penso eu porque não consigo ver agora)

 

gallery_10790_128_27754.jpg

 

gallery_10790_128_56783.jpg

 

Depois de um início com muita espuma, tenho agora uma cor castanha forte nos detritos e água que fica no escumador e pouca espuma... no início tinha de lavar frequentemente a parte de cima do escumador mas agora consigo deixar durante vários dias...

 

gallery_10790_128_7019.jpg

 

gallery_10790_128_4682.jpg

 

gallery_10790_128_49726.jpg

 

gallery_10790_128_34039.jpg

 

Aqui já com alguma rocha viva adicionada... podem ver também a Caulerpa Prolifera

 

gallery_10790_128_1896.jpg

 

gallery_10790_128_21838.jpg

 

gallery_10790_128_12593.jpg

 

Bem , não sei o que fiz agora que desapareceram fotografias... ai ai ai!!:)

 

Abraços.

fjao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não desapareceram nada! Estão cá e conseguem-se ver muito bem!

Gosto do resultado! Dentro de uns meses, e se tiveres isso tudo direitinho e com mais coisas, posso ir aí tirar umas fotos para juntar ao meu arquivo! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não desapareceram nada! Estão cá e conseguem-se ver muito bem!

Gosto do resultado! Dentro de uns meses, e se tiveres isso tudo direitinho e com mais coisas, posso ir aí tirar umas fotos para juntar ao meu arquivo! :D

 

Parece que houve mesmo problema na aprovação de fotos... em cima desapareceram umas quantas!!! 8):twisted:bang

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não desapareceram nada! Estão cá e conseguem-se ver muito bem!

Gosto do resultado! Dentro de uns meses, e se tiveres isso tudo direitinho e com mais coisas, posso ir aí tirar umas fotos para juntar ao meu arquivo! :twisted:

 

Pedro

 

o facto de tu veres, não significa que os membros consigam ver. Não esquessas que es adm.

 

Eu tb n consigo ver metade das fotos.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro

 

o facto de tu veres, não significa que os membros consigam ver. Não esquessas que es adm.

 

Eu tb n consigo ver metade das fotos.

 

 

Pois... porque metade das fotos (mais as de início) acabaram por desaparecer do albúm criado por mim...

eu também não as vejo, por isso "foram-se".

 

Vem aí mais...

 

fjao

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No último fim de semana, coloquei rocha viva nova mas o que achei estranho foi ela vir cheia de "rastejantes" que se proliferam pelo aquário... esconderam-se todos, claro, mas fica aqui aquilo que parece ser a mãe deles e um filhote perdido na areia, na altura... se todos vierem a crescer como a mãe... bang

O que são??

 

A "mãe" bem grandinha junto à rocha preparada para se esconder:

 

gallery_10790_131_7447.jpg

 

gallery_10790_131_50742.jpg

 

gallery_10790_131_36917.jpg

 

O filhote perdido na areia (para além deste vi outros):

gallery_10790_131_20217.jpg

 

Fico preocupado... :D :twisted:

 

fjao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Momentos do aquário:

 

gallery_10790_132_18012.jpg

 

gallery_10790_132_31140.jpg

 

gallery_10790_132_6456.jpg

 

gallery_10790_132_105.jpg

 

gallery_10790_132_6923.jpg

 

Estes são os meus "habitantes" actuais do aquário (um palhaço e duas donzelas de espécies diferentes)

 

gallery_10790_132_27385.jpg

 

gallery_10790_132_50779.jpg

 

Uma bomba de circulação que comprei para além das que vieram... 1500 lts. e tem um comando/botão que regula a saída de água e se eu quiser faz o efeito de espuma e bolhas pelo aquário como podem ver nestas imagens. Comprei esta bomba de circulação porque realmente verifiquei que é importante ter a água em movimento à superfície... e em vez de ter uma das que já veio e está posicionada mais em cima, a apontar para a superfície da água chapinando muito porque está virada para a frente do aquário, comprei essa bomba que projecta a água para o lado... quero também ter outra do outro lado para fazer circulação da água no lado oposto e mais em baixo fazndo circular a água por detrás das rochas onde é difícil aceder...

 

gallery_10790_132_41718.jpg

 

gallery_10790_132_13469.jpg

 

gallery_10790_132_26090.jpg

 

gallery_10790_132_21403.jpg

 

A parte de atrás do aquário está neste estado:

 

gallery_10790_132_29436.jpg

 

gallery_10790_132_20311.jpg

 

Abraços.

fjao

Editado por fjao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora, problemas e espécies que entretanto morreram :twisted:

 

Primeiro problema:

Desde que enchi o aquário de água do mar que os primeiros seres vivos a fazerem parte do aquário e a habitá-lo foram as... algas!!!

 

É na parte de trás do aquário, é na areia, é nos vidros... bem, é vê-las crescer pelo aquário...

 

gallery_10790_132_29158.jpg

 

gallery_10790_132_14287.jpg

 

gallery_10790_132_7516.jpg

 

gallery_10790_132_21219.jpg

 

Esta rocha viva que adquiri no início (foi a primeira) começou a ser habitada pelas cianobactérias e está a ficar coberta... ainda não sei o que lhe vou fazer. Mas reparem, estas algas formaram-se, ainda eu não tinha feito reposição com água da torneira tratada com anti-cloro. :D

 

gallery_10790_132_1062.jpg

 

 

Um pormenor da areia que é um granulado médio... também adicionei uma parte de areia da praia que apanhei com a maré baixa e dentro do mar... foi uma pequena porção e coloquei por baixo desta que já veio também quando pedi o aquário. O ques está à frente é um eremita mas desfocado:))

 

gallery_10790_132_2549.jpg

 

Espécies que não se deram bem e acabaram por morrer, mas que foi esquisito porque não estiverem muito tempo vivos, apesar de terem sido mais ou menos bem ambientados...

Os primeiros foram dois camarões vermelhos que comprei na mesma altura dos eremitas e dos peixes-palhaço e das donzelas. Os camarões morreram logo de seguida... não duraram mais de 2 horas... e eu que os comprei a achar que eram resistentes e que iam dar uma ajuda na limpeza do aquário... bang

 

Depois foram as estrelas do mar que vêm na imagem: Comprei, ambientei e coloquei-as no aquário... a branca nunca se mexeu e presumo que já estivesse morta, não sei. A vermelha ainda se contorceu um pouco mas deve ter morrido no dia seguinte... após um dia ou dois ficou esponjosa e retirei as duas do aquário.

 

gallery_10790_132_7708.jpg

 

 

Entretanto, para além da bomba de circulação que adquiri para colocar à superficie, comprei também uma calha com 3 lâmpadas T5 (duas actinicas e uma branca) e não tenho ligado a calha das HQI. Comprei também um termóstato mas ainda não o liguei pois a temperatura permanece constante.

Agora está a faltar mais uma bomba de circulação e um repositor de água automático. Já adquiri mais rocha viva e neste momento tenho 35 kgs de rocha morta tipo lunar (que veio com o aquário) e 20 e tal quilitos de rocha viva... começo a ter problemas com o layout pois parece-me muita rocha... 8)

 

fjao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo, fjao ;

 

Essas algas são; cianobacter que, por um processo semelhante à fotossintese absorvem sulfuretos de Hidrogénio e liberam oxidos de sílicio .

 

O que tens a fazer é:

 

Durante apróx. 2 meses

Verificar os níveis antes e depois da osmose, analizar a productividade da osmose para certos compostos ou elementos.

 

DICA económica; utiliza UV 16W à saída da torneira, antes da osmose isto aumenta a vida das membranas. Alguns compostos desintegram-se e formam compostos de menores dimensões, assim facilita bastante o processo osmótico, deduzo que saibas como funciona.

Trocar as membranas da osmose se necessário.

Durante a fase nocturna Utilizar UV 16W na água do aquario 3 h dia.

Reduzir a temperatura da intensidade luminosa para 7000 k durante a fase diurna.

Minímizar o sistema de correntes de fluxo, ou substituir as bombas de fluxo por outras de menor potência.

Fazer mudanças de 1/10 do volume da água em cada três dias e ajustar potência de H para 8.4 durante a fase nocturna, reduzir CO2.

Manter um nível de oxirredução em 7.9 durante a fase diurna, adicionar CO2 se necessário. Se possível remover todos os elementos orgânicos sensiveis.

Ajustar CO2 do denitrificador para ambiente mais alcalino e verificar acidêz da água à saída do desnitrificador, (o rácio: para 479 Lt, PH 4.7 para um fuxo de 0.75Lt h. Aumentar CO2 se necessário.

Reduzir ou desligar o fluxo reductor de nitratos durante o tempo de cura.

Durante a fase nocturna, adicionar carvão activado a alta temp sem fhosphat de três em três dias durante duas semanas.

Durante a cura e na fase nocturna, remeche parcialmente o substracto até à base, devagar, define um timing para todas as noites executares esta operação.

Ajustar a densidade com a temp lumiosa, 7000 k\1.21

 

Nota: O sulfureto de Hidrogénio forma-se a partir da decomposição das nitrobacter anaérobia, este composto junto com alta temp de intensidade luminosa é essencial para o equilíbrio das cianobacter aérobia. Este composto é altamente tóxico e deve manter-se em ambiemte bem ácido e isento de temp de intensidade luminosa. É derivado a um processo de mineralização das nitrobacter, um exemplo parecido é o tártaro nos dentes. Este tipo de bactérias é essêncial no processo de filtragem química são as responsáveis pela redução de NO, o produto deste processo são sulfuretos que aglutinam com Hidrogénio.

O desnitrificador é um aparelho fantástico quando contribui para a estabilidade de um biótopo, é um aparelho sensivel e super eficaz. Efectivamente produz este gás "nocivo" que se dissolve na água do aquario, encorajando cianobacter. Felizmente esta água parece benta, ás vezes não sei se será mais benéfica ou nociva, uma ves que é quase impossível a detectção do menor traço de NO

 

O objectivo é cortar o alimento às ciano para que não se desenvolvam, são altamente destructivas e manifestam-se na forma de tapete que se espande sob qualquer forma de vida, com o objectivo de captar energia calorífica luminosa K, interrompendo o pleno funcionamento da simbiótica das zooxantelias.

 

 

O fim da cura é determinado pelo observador, quando começar a crescer macro alga saudável ao seu ritmo normal.

 

Não te preocupes com os sílicios, são uma consequência e tendem a reduzir, se reduzires os sulfuretos.

 

DICA: Não sei se tens um desnitrificador, mas se não, a origem deste gás é de zonas anaérobias no substracto e na rocha. Escolhe rocha com grandes buracos, com muita vida e macro algas, se vires que a rocha é micropurosa não a introduzas, escolhe também um coral grosso o mais rolado possível. Se quizeres fazer cultivo de anaérobio é sempre em ambiente ácido, para poderes criar este tipo de ambiente com sucesso tens de saber tarbalhar com CO2.

 

Descobri que, ao íniciar um novo biótopo, introduzir um fluxo coerênte dentro de uma espécie de grelha de fundo e cobrindo com 7 cm de coral grosso rolado e um desnitrificador é a mehor forma de gerir parametros. A ideia foi, fazer cultivo dos dois tipos de batérias em recipientes separados e restringir o fluxo de um deles.

 

Elementos com que jogar:

Osmose

Nitrobacter

Computador de oxired.

CO2

Bom carvão

Grelha de fundo

coral grosso

Bombas

 

 

Espero ter ajudado,

Oz33

 

 

É uma excelente ajuda Oz33 e perceber um pouco da química do aquário é excelente, mas a minha área não é propriamente essa e parece-me difícil entender os processos que me explicaste e actuar em conformidade, mas agradeço a tua disponibilidade e atenção para comigo.

 

Primeiro ponto e que já foi aqui discutido: a controversa osmose inversa... não a utilizo e não vou utilizar. Embora pense que seja importante, acho que é um desperdício enorme de água que se faz com esse processo e a água é um bem que devemos preservar. Para além disso, os seres vivos que vivem na natureza não estão em águas puras. Outro ponto que achei interessante, foi que ia executar essa tarefa para depois comprar peixes em lojas que utilizam água da torneira nos seus aquários. :twisted: :D

Claro que me vou esforçar por ter a água mais pura possível...

 

É certo que terei problemas com algas e verei até que ponto é que com um filtro UV poderei fazer algum trabalho de eliminação das mesmas sem afectar "as partes boas" do aquário. Mas neste momento, não posso efectuar o processo que descreveu... isso implica muito tempo e muitos conhecimentos, para além do material de medição que tem de adquirir.

 

Admiro o conhecimento químico que tens... mas não me faças desistir disto.bang

 

Neste momento, estou a pensar ir novamente ao Cabo Raso para a primeira muda do aquário (talvez 40% a 50% dos 400 litros)... será a última vez que lá irei e as mudas seguintes irão ser efectuadas com água da torneira tratada q.b. e o sal que tenho aqui em casa que adquiri aquando do aquário.

 

Abraços.

fjao

Editado por fjao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais