Recuperar Concha De Caracol


geoagros

Recommended Posts

boas!

 

tenho visto que é frequente os caracóis de certos aquários aparecerem com danos nas conchas... tenho uma neritina que tem a concha quase toda branca de tão desgastada que está...

 

isto deve-se à dureza baixa da água aliada a um pH ácido, certo?

 

pensei numa maneira de poder recuperar as cascas dos caracóis sem ter que mudar os parâmetros da água do aquário...

 

se os retirarmos do aquario e os colocarmos num aquário hospital e progressivamente aumentarmos os níveis de pH e de cálcio dissolvido na água, os efeitos demorarão a sentir-se? é viável?

 

depois de recuperada a casca o caracol voltaria ao aquário principal, voltando ao tratamento se, ou quando, a sua casca apresentasse de novo danos.

 

os caracóis podem regenerar a casca ja formada?

 

afectaria o bem estar do caracol?

 

é óbvio que manter os caracóis num aquário com as condições ideais seria o mais certo; será mesmo viável insistirmos em manter caracóis em águas que não são apropriadas para eles?

 

cumprimentos!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma maneira que tens de os tratar, é ires à farmácia, compares 'Decalcit' e diluires um pouco todos os dias na agua. Quanto a quantidades, não sei, eu ponho a olho: num aqua com cerca de 400 lts reais, eu dissolvo uma colher de chá bem cheia. Até ver, nunca senti mudanças significativas no pH da agua.

 

Cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

tenho visto que é frequente os caracóis de certos aquários aparecerem com danos nas conchas... tenho uma neritina que tem a concha quase toda branca de tão desgastada que está...

 

isto deve-se à dureza baixa da água aliada a um pH ácido, certo?

 

pensei numa maneira de poder recuperar as cascas dos caracóis sem ter que mudar os parâmetros da água do aquário...

 

se os retirarmos do aquario e os colocarmos num aquário hospital e progressivamente aumentarmos os níveis de pH e de cálcio dissolvido na água, os efeitos demorarão a sentir-se? é viável?

 

depois de recuperada a casca o caracol voltaria ao aquário principal, voltando ao tratamento se, ou quando, a sua casca apresentasse de novo danos.

 

os caracóis podem regenerar a casca ja formada?

 

afectaria o bem estar do caracol?

 

é óbvio que manter os caracóis num aquário com as condições ideais seria o mais certo; será mesmo viável insistirmos em manter caracóis em águas que não são apropriadas para eles?

 

cumprimentos!!

 

 

boas,

 

Lamentavelmente é impossivel regenerar um buraco na concha de um caracol, o que se pode é reforçar atravéz da alimentação e das aguas, aqui vai um grande tópico sobre isso:

 

http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=18862

 

 

Cumprimentos,

André Costa

Editado por André Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Lamentavelmente é impossivel regenerar um buraco na concha de um caracol, o que se pode é reforçar atravéz da alimentação e das aguas, aqui vai um grande tópico sobre isso:

 

http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=18862

Cumprimentos,

André Costa

 

Boas,

Quanto ao desgaste da concha sem rachas e sem buracos nao te posso dizer grande coisa pois nao sou a pessoa mais indicada para o fazer,mas segundo a minha maneira de pensar e pode parecer uma comparacao estupida,as minhas tartarugas quando nao apanham muito sol a carapaça comeca a ficar um pouco mais mole e descalcificada,o que faço é simples:Uso o calcio proprio para elas e ao fim de alguns dias esta como nova.Ora se algum tratamento se aplica aos invertebrados nao te posso dar a certeza mas penso que o que disseste nao deve tar errado de todo.

Como o André disse é impossivel regenerar um buraco na concha de uma neritina desde que o animal seja já adulto,pois penso ja ter lido que se tal acontecer durante o crescimento do animal o proprio crescimento corrige alguma falha que possa ter ocorrido nao por desgaste pois isso nao acontece na juventude do animal a nao ser em condicoes extremas,mas sim devido a algum acidente que possa ter havido,a queda do bicho por exemplo.O topico que o André colocou ja o tinha lido á algum tempo,é uma maneira de fazeres a tal "reparacao" nao fica bonito mas a saude do animal é o que mais conta.

O que se pode fazer é prevenir tais situacoes,pra nao dizer asneiras aconselhava-te a pesquisares um pouco sobre o animal.

Já agora aproveito,se tiveres interesse em vender algumas neritinas envia-me PM sff.

Cumprimentos

PEdro

Editado por bob_cid

-----------------------------

Cumprimentos

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e que tal um dos dois primeiros deste site??

 

tropic marin

 

 

Recomendação-"nunca" misture o TROPIC MARIN BIO-CALCIUM em água salgada para depois adicionar no aquário, espalhe sempre diretamente no sump, aonde se encontra o skimmer ou aonde exista forte circulação para que ele dissolva instantaneamente sem precipitação ou perda de qualidade. Procure também não deixar cair em cima de corais.

 

Como pensas contornar este probelam?É claro que se tens SUMP fazes o que recomendam mas como nao sei se tens :S

Nao tens interesse em vender umas neritinas?

-----------------------------

Cumprimentos

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como pensas contornar este probelam?É claro que se tens SUMP fazes o que recomendam mas como nao sei se tens :S

Nao tens interesse em vender umas neritinas?

 

 

pois... sump não tenho... não faço ideia como dissolver esse calcio na agua :shock: as neritinas nao vendo biggrin derretem-me as filamentosas todas :blush:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não és o único, não! :) nos meus aquários tenho ovos por tudo quanto é sítio!... o problema (cá para mim...) é que esses ovos não devem sequer estar fertilizados...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não és o único, não! :( nos meus aquários tenho ovos por tudo quanto é sítio!... o problema (cá para mim...) é que esses ovos não devem sequer estar fertilizados...

 

 

Pois, já tinha pensado nisso... É que elas não param de pôr ovos :S Talvez use uma caixa dos telemóveis para pôr agua salobra e ponho lá alguma coisa com ovos agarrados para ver o que é que dá...

 

o mais interessante é que aparentemente elas não puseram ovos nos aquários das lojas onde as comprei...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais