Recommended Posts

Publicado

Olá a todos.

Sou nova nestas andanças, foi um amigo que me indicou o fórum.. e apresento já uma dúvida...

O pH da minha torneira sai a 7.0, mas um a dois dias depois o pH dispara para 8... 8.5.

O meu areão não é alcalino... Não compreendo porque isto acontece... tanto o kh como o gh se mantém a 9, como saiem da torneira!

Alguém me pode ajudar?

::Assinatura removida por estar fora das Regras. Altura superior a 100 pixels::

Publicado: (editado)

O valor do pH da água depende do equilíbrio desta com algumas substâncias, nomeadamente o CO2. Como a quantidade deste dissolvida depende da agitação da água, é natural que no aquário, com agitação se liberte CO2 estabelecendo-se um novo equilíbrio e portanto o pH suba. Ainda mais porque tens uma água dura (valor alto de kH).

Com esse valor 9 não tens muitas hipóteses de teres a água com pH neutro no aquário.

Para confirmar se não tens nada no aquário que puxe também o valor para 8, experimenta o seguinte :

Tiras um copo de água da torneira e medes o pH. Depois pões a pedra difusora lá dentro a borbulhar durante alguns minutos. Depois medes novamente o pH. Vais ver que subiu. Depois comparas com o do aquário. Se der um valor diferente é porque tens dentro do aquário algo alcalino, tipo uma rocha ou conchas ou mesmo do areão.

Editado por SatControl
Publicado:
Olá a todos.

Sou nova nestas andanças, foi um amigo que me indicou o fórum.. e apresento já uma dúvida...

O pH da minha torneira sai a 7.0, mas um a dois dias depois o pH dispara para 8... 8.5.

O meu areão não é alcalino... Não compreendo porque isto acontece... tanto o kh como o gh se mantém a 9, como saiem da torneira!

Alguém me pode ajudar?

eu estou com o mesmo problema... a diferença é que não tenho nenhum elemento decorativo.

entretanto coloquei uns troncos no aqua, mas o PH mantém-se altissimo.

próximo passo... Turfa. ah... e comprar o teste do KH e GH

Publicado:
eu estou com o mesmo problema... a diferença é que não tenho nenhum elemento decorativo.

entretanto coloquei uns troncos no aqua, mas o PH mantém-se altissimo.

próximo passo... Turfa. ah... e comprar o teste do KH e GH

Se a água for muito dura não são uns troncos que vão resolver o problema.

Publicado:

Pois é...

Eu queria ter um ph de 7.5 no máximo, idealmente 7! Comecei na aquáriofilia porque pensei que teria um ph bom para os meus peixes... visto sair da torneira a 7.5, podia manter guppys, escalares, gouramis, colisas, corydoras... entre muitos outros... agora assim sinto-me restrita a ciclideos africanos, que por acaso... eu odeio! bigsmile

::Assinatura removida por estar fora das Regras. Altura superior a 100 pixels::

Publicado:

Boas Pessoal!

Eu tenho o mesmo problema que tu, acontece que no meu caso não é tão grave... sobde de 7.5 para 8.. e o meu kh é um cadinho mais baixo... 8 também... agora nem sei se o baixe ou senão...

Fica bem!

Publicado:

Viva,

Quanto maior for a agitaçao na superficie da agua, maior será a libertaçao do CO2 que está na agua e por conseguencia, mais alcalina ficará.

Por agitaçao, entenda-se as bolhinas do ar, as bombas de fluxo, as saidas dos filtros...

Cmprts,

Luis.Dias

Publicado:

isto parece que sofremos todos mais ou menos do mesmo PH 8

KH 190mg/l

GH15 mg/l

sei que estes ultimos valores não são bons mas tenho feiro tpas de 30% de 3 em 3 dias e nada, quando volto a medir está tudo igual.

Abraços

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!