Mistura De Lampadas


Recommended Posts

O meu aqua tem 120 litros, co2 da nutrafin, e 67 w de iluminação.

É um comunitário como tantos outros, mas com a particularidade (acho eu) de ter muitas espécies de plantas diferentes, e com exigências diferentes.

Vou alterar a iluminação muito em breve, para 120 w T5 (2 de 39 w e 2 de 21 w), e não sei que temperaturas de luz hei-de pôr nas lampadas.

Neste momento, tenho uma calha de 25 w com 9000k da jbl (evasion), e uma com 21 w de 12.000k e 21 w de 6500k (dymax). O que noto é que as plantas no geral gostam MUITO mais da lampada mais fraca, mas com 9000 k.

Como vou ter 4 lampadas T5 gostava de ter o melhor rendimento possivel em espectros e temperaturas, mas confesso que ao ler os topicos da pesquisa deste fórum fico baralhado e confuso entre os lúmens os kelvins e os espectros. Então só me resta abrir este tópico.

Tenho plantas tão variadas com Lótus rubra, Eleocharis, Blyxa, Heteranthera z., Anubias barteri, nana, congensis, Egerias, musgos, Cyperus helferi, etc. São 13 espécies.

Sim, eu sei que são demasiadas, mas eu gosto da variedade das formas e tons. Além disso não tenho muito jeito para paisasista, então foi assim que fui fazendo.

Mas bem, quem me ajuda com as misturas de lampadas? Vou ter que as comprar em breve...

Abraços

Editado por Luis saleiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como vou ter 4 lampadas T5 gostava de ter o melhor rendimento possivel em espectros e temperaturas, mas confesso que ao ler os topicos da pesquisa deste fórum fico baralhado e confuso entre os lúmens os kelvins e os espectros. Então só me resta abrir este tópico.

Abraços

 

Olá Luís, também eu ando de volta da iluminação do meu 120x40x50. Como tu também não fiquei completamente esclarecido com os posts do fórum, até que vi uma referência ao site: http://pwp.netcabo.pt/aquaeden/artigos.htm

Experimenta!

 

Depois diz qualquer coisa.

 

Cumps.

Nuno Mineiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas o que aconteceu foi o mesmo que a ti, fiquei um pouco mais baralhado e agora ainda mais selectivo.

Quero lampadas com um bom índice de IRC(maior que 80).

Álem disso se as temperaturas são boas entre 4000 e 8000k, porque é que as minhas plantas gostam nitidamente mais da lampada de 9000k do que da 6500k?

Como se não bastasse, acabei por comprar hoje um balastro electrónico, mas em vez de vir HO como tinha encomendado, veio FQ. Não sei se isto tem importância no tipo de lampadas, uma vez que vou meter HO, ou não... È só mais uma para me baralhar... Mas vou experimentar. Alguém sabe se isto vai influenciar as lampadas, negativa, ou positivamente?

Vá lá pessoal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à iluminação, a potência necessária varia, de facto, de planta para planta e, por isso, a única coisa a fazer é observar as características de cada uma (no site da Tropica, por exemplo).

 

Eu sigo-me por este calculador: o Amano normalmente utiliza plantas exigentes em termos de luz, por isso dá para ficar com uma ideia do "tecto" de potência luminosa para a litragem do nosso aquário.

 

Em termos de temperatura de luz, para plantas costuma-se apontar para os 6400ºK (a temperatura de luz presente ao meio-dia entre os trópicos): como a clorofila é só uma, é a temperatura de luz indicada para todas as plantas. Em relação ao espectro, se as lâmpadas tiverem um espectro equilibrado (como as lâmpadas correntes "cold daylight") ou um espectro dedicado (como as flora-glo e aqua-glo), não há preocupações.

 

Temperaturas mais altas costumam provocar nas plantas um crescimento mais baixo e horizontal, enquanto que temperaturas de cor mais baixas tem o efeito contrário...

 

Ao manter plantas com necessidades diferentes em termos de iluminação, é preciso planificação. E comprar as plantas depois :smilecolros:. De outra forma, é fácil correr mal. Eu, por exemplo, mantenho anúbias na sombra da blyxa: há sempre maneiras de compatibilizar necessidades diferentes.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Google is your friend...

 

http://www.osram.com/osram_com/Tools_&...dex.html#answ42

 

Diverte-te...

 

Basicamente, FH são as T5 HE, e as FQ são as T5 HO.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis

Thank you very much!

Assim fico muito mais descansado. Nunca que eu ia achar essa página...

Já tenho a calha feita e montada, agora precisava mesmo era de uma t5 com 9000k (ou parecido).

Alguem aí...

E não me digam

Google is your friend...please...

Editado por Luis saleiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Quanto a isso, só posso dizer-te que procures em casas de iluminação... eu não sei onde se vendem Skywhites (Osram) avulso.

Acho que tens sempre de comprar à caixa. Em todo o caso, experimenta falar com um dos Patrocinadores do nosso Fórum: AquaEden.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.