riki1972 Publicado Abril 11, 2007 Publicado Abril 11, 2007 Olá Amigos, Acho que tenho um problema no meu aquario ou quero dizer vários "problemas" e duvidas também. 1º As algas são um género de "foligem" preta que se forma nas folhas da plantas e, no meu caso, no plastico do filtro do aquario? Se é tenho algas no aquario. 2º Tenho 3 troncos com fetos e musgo de Java, as folhas do feto estão a ficar todas esburacadas. E o musgo está a soltar-se e a desaparecer. O que posso fazer? A principio julgava que eram uns "camarões" (desculpem mas não sei o nome cientifico) que as estavam a "roer" e tirei-os para outro aqua mas o problema manteve-se. 3º O tratamento com CO2 ajuda ou nem por isso? Trato as plantas de 15 em 15 dias com o liquido ( JBL Ferropol ), e com pastilhas para enterrar no areão ( Sera Flore Plus ) intercalado, normalmente coloco a dosagem para apenas 60litros pois, tenho medo de prejudicar os peixes. O substrato que apliquei quando montei o aqua foi da Sera. Estava a fazer mudas semanais de cerca 10/15 litros de água mas disseram-me que era pouco tempo e á 1 mês e meio para cá comecei a fazer de 2 em 2 semanas. Mas já tinha a tal "foligem". Tenho uma bomba de ar a funcionar como fluxo quase no minimo, ligado ao temporizador, assim como a iluminação 10 horas por dia. Espero não estar a ser longo demais, mas sou novo nisto!!! Um Abraço a Todos Riki ------------------------------------------------------------------------------------------------------- Aquário: 80C x 30L x 40A 90Lt 1 x 18w Standard F18W/154-T8 Sylvania ( o aqua só tem instalação para um tubo) Fauna: 1 Escalar 2 Botias palhaço 2 Botias zebra 6 Guppies 3 Limpa-vidros 1 casal Espadas 1 Platie 1 Colisa 6 bébés Molly's Flora: 3 Anubias 3 Fetos de Java Musgo de Java 2 Pés de uma planta de folha cumprida e lisa Citar Olho por Olho e o Mundo acabará Cego. (Gandi)
Deman Publicado: Abril 11, 2007 Publicado: Abril 11, 2007 wow, tu tens ca um cardume ke é obra. escalar, com bebes de moly? e com gupies? eles dao-se be,?? Citar Cumprimentos
riki1972 Publicado: Abril 11, 2007 Autor Publicado: Abril 11, 2007 wow, tu tens ca um cardume ke é obra.escalar, com bebes de moly? e com gupies? eles dao-se be,?? OH Deman! Eu costumo dizer que é a minha "caldeirada" de estimação. 3 dos gupies são adultos e o escalar não lhes pega os outros 3 e as moly estão na criadeira por enquanto. Mas já tive desgostos como o escalar devorar um gupie macho sem que eu tivesse tempo de fazer nada. Isto para um principiante acontece!!! Cpmts, Riki Citar Olho por Olho e o Mundo acabará Cego. (Gandi)
josé mendonça Publicado: Abril 11, 2007 Publicado: Abril 11, 2007 olá riki1972! 18w para 90L de água é muito pouco, embora tenhas plantas com poucas exigências em termos de iluminação... as que mencionas são de crescimento lento, portanto não conseguem absorver todos os fertilizantes que aplicas e quem aproveita isso são as algas... tambem acho que fazes poucas tpas; mudando 20/25% da água semanalmente, vais conseguindo tirar os nutrientes em excesso. Citar 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
riki1972 Publicado: Abril 11, 2007 Autor Publicado: Abril 11, 2007 Boas Amigos, Esqueci-me de mencionar um dado a temperatura a que tenho a água é de cerca 29º C pois disseram-me que o musgo precisava de aguas mais quentes, é verdade? Ou baixo a temperatura para os 26/27ºC como é normal? Já li bastante e acho que estou a ficar baralhado pois parece-me que a minha cabeça está a misturar as coisas. As plantas precisam de nutrientes mas se elas não os consumirem todos aparecem-me as algas, certo? Então vou voltar a fazer as mudas semanalmente. Junto as pastilhas fertilizantes e o liquido ou não? O CO2 ajuda ou piora? Acho que me vou deitar e amanhã isto já deve estar mais claro Um Abraço Riki Citar Olho por Olho e o Mundo acabará Cego. (Gandi)
riki1972 Publicado: Abril 11, 2007 Autor Publicado: Abril 11, 2007 Já agora esqueci-me da luz, que lampada me aconselham, estou limitado a uma? O tempo que está acesa está bem ou é muito? Riki Citar Olho por Olho e o Mundo acabará Cego. (Gandi)
josé mendonça Publicado: Abril 12, 2007 Publicado: Abril 12, 2007 riki, baixa a temperatura para os 26/27º, mantem a iluminação nas 10h, diminui as fertilizações e faz umas boas tpas semanalmente... vais ver que as algas desaparecerão Citar 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
riki1972 Publicado: Abril 12, 2007 Autor Publicado: Abril 12, 2007 (editado) José, Desculpa a minha ignorancia mas as fertilizações são as pastilhas e o liquido. Devo tirar o CO2 caseiro, que entretanto me disseram para adicionar. Apenas está a funcionar à uns 4 dias. E as folhas todas esburacadas o que será? Posso colocar de novo os "camarões? As plantas que eu tenho não são muito exigentes em termos de luz mas se colocar uma lampada mais "forte" não as prejudico? Se não o que devo escolher e o que aconselham? Porque nisto das lampadas acho que há muita oferta e é um bocado complicado. Já agora queria inserir umas fotos que tenho no meu pc para verem as folhas como estão mas não consigo, Como devo fazer? Obrigado Riki Editado Abril 12, 2007 por riki1972 Citar Olho por Olho e o Mundo acabará Cego. (Gandi)
josé mendonça Publicado: Abril 13, 2007 Publicado: Abril 13, 2007 riki, aconselho-te a que dês uma boa leitura pelos diferentes tópicos do forum no que diz respeito a fertilizações, para poderes perceber que essa questão não é linear e que, pelo contrário, tem muito que se lhe diga, ou seja, não basta atirar com líquidos ou pastilhas la para dentro e esperar que resulte... até porque basta faltar um nutriente qualquer, que as plantas ja nao absorvem os outros e estes vão sobrar para algas! eu não sou a pessoa indicada para te falar disso, porque, como tu, optei por plantas com poucas exigências e tenho mais de 20 espécies, todas a crescerem muito bem (e algumas até demais! lol); a fertilização que lhes dou é água nova 2 vezes por semana, 25 a 30%, para repor os minerais e retirar possiveis nitratos ou fosfatos em excesso. o meu conselho: - aumenta a iluminação para uns 40w - corta as folhas esburacadas para dar força às plantas - pára com as fertilizações inadequadas - pára com a injecção de co2 porque essas plantas passam bem sem ele (e esta só se justifica havendo boa iluminação), mas - desliga a bomba de ar para reduzir a agitação à superfície que liberta o co2 que a água naturalmente contem - volta a introduzir os camarões (não são eles que esburacam as plantas) - faz tpas com muita regularidade (fundamental!!!) ... e daqui as uns tempos, falamos Citar 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
Sumatra Publicado: Abril 13, 2007 Publicado: Abril 13, 2007 ...- aumenta a iluminação para uns 40w Já q se fala de algas e iluminação, e peço desculpa pela invasão mas cá vai.. O meu aquário tem uma iluminação deficiente e não posso aumentar muito mais, posso usar luz natural para q as plantas cresçam saudaveis? Isto é, colocar o aquário num local mais iluminado.. Ou isso vai gerar muitas algas? Citar Fishies go blue blue blue
riki1972 Publicado: Abril 13, 2007 Autor Publicado: Abril 13, 2007 Sumatra, Isso de colocar o aqua perto da luz natural já li em vários livros e até em alguns documentos na net que não é aconselhável porque favorece o crescimento das algas, MAS como vês eu tambem não sou a pessoa mais indicada para falar. Pois também não estou a proceder muito bem com as minhas plantas e peixinhos. José, Muito obrigado pelas dicas vou fazer o que me sugeriste e depois digo alguma coisa. Um Abraço e Obrigado Riki Citar Olho por Olho e o Mundo acabará Cego. (Gandi)
riki1972 Publicado: Abril 16, 2007 Autor Publicado: Abril 16, 2007 Olá pessoal, Faço uma pergunta se calhar um bocado ignorante. Li no topico do amigo TBarreira que para tirar o cheiro da agua poderia experimentar o carvão activado, e que iria privar as plantas dos seus nutrientes. Eu tenho carvão activado no meu filtro será por isso que as minhas plantas não crescem nem se desenvolvem? É que quando montei o aqua (6 meses) disseram-me que era bom para evitar infestações e purificar a água para os peixes. E eu, como o que lá estava era do inicio do aqua decidi substituí-lo, será que fiz asneira? é mesmo imprecindivel ou posso tirá-lo? Cpmts, Henrique Citar Olho por Olho e o Mundo acabará Cego. (Gandi)
SatControl Publicado: Abril 16, 2007 Publicado: Abril 16, 2007 Olá pessoal, Faço uma pergunta se calhar um bocado ignorante. Li no topico do amigo TBarreira que para tirar o cheiro da agua poderia experimentar o carvão activado, e que iria privar as plantas dos seus nutrientes. Eu tenho carvão activado no meu filtro será por isso que as minhas plantas não crescem nem se desenvolvem? É que quando montei o aqua (6 meses) disseram-me que era bom para evitar infestações e purificar a água para os peixes. E eu, como o que lá estava era do inicio do aqua decidi substituí-lo, será que fiz asneira? é mesmo imprecindivel ou posso tirá-lo? Cpmts, Henrique O carvão activo de facto filtra alguns nutrientes para as plantas. Um exemplo é o ferro. Em dois dias o carvão retira-te o ferro da água. Por outro lado não há necessidade de ter o carvão em permanência, até porque ao fim de algum tempo ele perde as suas propriedades (fica saturado). Conclusão : quem quiser pôr o carvão no filtro deve deixá-lo aí alguns dias. Depois pode tirá-lo e repor nutrientes, ie, fertilizar em doses generosas com ferro e micronutrientes. Citar
josé mendonça Publicado: Abril 16, 2007 Publicado: Abril 16, 2007 riki, não sabia que tinhas carvão no filtro!... retira-o, substitui por outro material filtrante e continua com as tpas para repores os minerais que o carvão já absorveu... o carvão é muito útil após um tratamento, quando se pretende 'limpar' o aquário dos restos dos medicamentos; é um purificador a curto prazo, mas por outro lado, absorve tambem o que não se pretende... Citar 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
riki1972 Publicado: Abril 17, 2007 Autor Publicado: Abril 17, 2007 Boas, Desde já Obrigado pelas dicas. Já agora digo que só tenho no filtro uma lã filtrante e aqueles rolos de "porcelana" seguinte ordem desde a entrada de agua até à bomba: lã, porcelana intercaladas. Está bem assim ou terei de adicionar mais alguma coisa? Um Abraço Henrique Citar Olho por Olho e o Mundo acabará Cego. (Gandi)
riki1972 Publicado: Maio 5, 2007 Autor Publicado: Maio 5, 2007 Boa tarde, Estou a continuar com este tópico porque o problema é basicamente o mesmo e acho desnecessário abrir outro. Hoje é sábado e como tal é o dia das tpa’s cá em casa. Verifiquei que no meu aqua mais pequeno de 18 litros depois de ter montado uma calha DIY, à cerca de uma semana, onde coloquei uma lâmpada economizadora de 11 wats 6400K, porque achei ser a melhor para uma iluminação média, estão a aparecer algas pretas nas folhas das plantas. Eu acho que será iluminação a mais pois não tinha com a iluminação original do aqua, ou será outra razão? A minha pergunta é: Tenho a possibilidade de alterar para uma de três opções e gostava de saber qual a que me aconselham para este caso. Uma de 9 wats 6400K, ou uma de 5 wats (ambas economizadoras) ou então uma de 8 wats tubular (daquelas das luzes de emergência). Um Abraço Henrique Citar Olho por Olho e o Mundo acabará Cego. (Gandi)
Recommended Posts