Futura Construção De Um Lago Oriental Com Carpas Koi


Recommended Posts

Caros amigos,

Sou Marcelo, técnico de segurança, e estou fazendo uma casa actualmente pretendo futuramente na zona do meu futuro jardim oriental construir um lago oriental com carpas Koi, com as dimensões de 8m-10m de comprimento e forma abaulada com larguras de 6 m na parte rasa (1m de prof) do lago e 3 m na parte funda (2m de prof), esta é a minha ideia inicial, será loucura?

Qual será o volume de água?

Que tipos de filtros poderei utilizar?

Na concepção poderei utilizar somente saída de água e entrada por um esquema de cachoeira? para oxigenar? e uma bomba que tipo aconselaham-me

 

Obrigado

Cumprimentos Koianos

para todos

Marcelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Pelo que diz, não me parece loucura nenhuma, bem pelo contrário, essas parecem-me ser umas boas medidas. Mas também eu ando no início destas lides.

Tem vários tópicos que pode consultar aqui no fórum e muito bons!

Pode ver o meu projecto em: Visite meu site

 

Boa sorte!

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos,

Sou Marcelo, técnico de segurança, e estou fazendo uma casa actualmente pretendo futuramente na zona do meu futuro jardim oriental construir um lago oriental com carpas Koi, com as dimensões de 8m-10m de comprimento e forma abaulada com larguras de 6 m na parte rasa (1m de prof) do lago e 3 m na parte funda (2m de prof), esta é a minha ideia inicial, será loucura?

Qual será o volume de água?

Que tipos de filtros poderei utilizar?

Na concepção poderei utilizar somente saída de água e entrada por um esquema de cachoeira? para oxigenar? e uma bomba que tipo aconselaham-me

 

Obrigado

Cumprimentos Koianos

para todos

Marcelo

Bom, água fria não é de todo a minha área e lagos ainda menos pelo que a ajuda que te posso dar é muito parcial.

Perguntas pelo volume de água.

Visto de forma grosseira terás algo como:

10*6*1 - > zona de água rasa.

10*3*1 -> parte de água mais funda.

isto dá 90m3 de água (60m3 da parte rasa e 30m3 da parte funda). Se não estou em erro 1m3 de água são 1000L. Logo é um laguinho para 90.000L ... coisa pouca :)

 

Quanto ao tipo de filtros... boa pergunta. Algo tipo sump poderia ser utilizado. Podes ver no tópico do andrericardo a solução de filtragem dele, embora o lago dele seja muito menor que o teu. Talvez o melhor filtro seja mesmo umas plantas aquáticas dado que a dimensão do lago se presta a essa situação.

 

Quanto a oxigenação/circulação o melhor será consultares as especificações das bombas. São 90000L de água. Não é que precises de grande corrente mas terás de ver quanto tempo levas a circular toda a água do lago. Mais uma vez não te sei especificar a potencia de uma bomba para um lago desses.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Bom, água fria não é de todo a minha área e lagos ainda menos pelo que a ajuda que te posso dar é muito parcial.

Perguntas pelo volume de água.

Visto de forma grosseira terás algo como:

10*6*1 - > zona de água rasa.

10*3*1 -> parte de água mais funda.

isto dá 90m3 de água (60m3 da parte rasa e 30m3 da parte funda). Se não estou em erro 1m3 de água são 1000L. Logo é um laguinho para 90.000L ... coisa pouca :puppydogeyes:

 

Quanto ao tipo de filtros... boa pergunta. Algo tipo sump poderia ser utilizado. Podes ver no tópico do andrericardo a solução de filtragem dele, embora o lago dele seja muito menor que o teu. Talvez o melhor filtro seja mesmo umas plantas aquáticas dado que a dimensão do lago se presta a essa situação.

 

Quanto a oxigenação/circulação o melhor será consultares as especificações das bombas. São 90000L de água. Não é que precises de grande corrente mas terás de ver quanto tempo levas a circular toda a água do lago. Mais uma vez não te sei especificar a potencia de uma bomba para um lago desses.

Caro Nuno,

Obrigado pelas indicações, agora preciso de mais uma ajudinha que tipo de filtro e bomba de água precisarei para uma boa filtragem biologica e boa oxigenação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem no mercado muitos filtros que podem dar resposta ao que pretendes (com diversas capacidades, com ou sem UV com bomba incorporada ou não...) se fores ao site da sera vês alguns exemplos, de facto o tópico do andrericardo da-te outro, tudo depende do que estás disposta a gastar e das plantas que lá pretendes pôr. Tanto quanto sei, há gente que mantém lagos sem qualquer tipo de filtragem, apenas com plantas.

 

Eu vou fazer o meu filtro, já comprei o balde e agora tenho que ir a uma loja onde vendam material de pichelaria e depois comprar a matéria filtrante, já estive a ver ceramicas e bio-bolas específicas para esse fim, não sei se aí em Angra existem boas lojas para esse fim, não me recordo do tempo em que aí viví. Quando começar a fazê-lo logo coloco fotos no meu tópico.

 

Se precisares de alguma coisa diz.

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marcelo, partindo do pré-suposto de 90.000 litros de água no seu lago isso é um grande volume, tanto para efeito da forma que criará o lago como na capacidade de o manter. Postarei algumas informações para orientação, ok?

1) Quanto mais peixes (e tipos, carpas, etc) maior a necessidade do sitema de filtragem;

2) Quanto mais plantas palustres ou flutuantes, menos se exige da filtração;

3) Lagos "sem plantas", a necessidade de filtragem de umas 5 vezes seu volume por hora;

4) Lagos "com plantas", poderá ter necessidade de menos da metade do volume por hora;

5) Bombas (geralmente) submersas e com pré-filtro para não entupirem e queimar ou quebrar;

6) Filtros externos (grandes caixas de águas) com as midias filtrantes, feitos por você = DIY;

7) Dificilmente conseguirá água cristalina, mas "translúcida" sim;

:blush: Não sou favorável aos UVs, mas em último caso eles se impoem para amenizar as algas.

 

Vejamos o deserrolar do seu projeto e as informações que outros "laguistas" lhe fornecem.

 

Bastante arrojado, PARABÉNS.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O Tio tá a falar bem. As plantas ajudam muito. Em 22m3 uso bomba de 18m3/h com filtro de areia e uma UV fixe. Com um bocadito mais de potência e se juntares as "grandes caixas de águas) com as midias filtrantes" como diz o Tio vai ficar altamente. Parece profissional. Essas medidas são um sonho.

Uma optimização que vou fazer no meu é a adição de um skimmer género piscina para lixos à superficie e um sistema de renovação de água DIY (relógio para a bomba de extracção e sistema de autoclismo para adição de água nova).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais