Pet Shops = Comércio€€€€ Ou Seriedade?


pat

Recommended Posts

Após me ter chateado com a minha loja de sempre (todos os peixes comprados nos últimos tempos morrem quando chegam aos meus comunitários e o problema não é destes) andei a investigar lojas de aquariofilia e lá descobri uma para os meus lados.

O senhor, embora um pouco prepotente, pareceu-me relativamente conhecedor do assunto e lá acabei por comprar um material que precisava e 2 corys. Até aqui tudo bem, o problema vem depois:

 

1º - Tive de perguntar o preço de tudo pois quase nada estava devidamente identificado com o preço (material, comida, peixes...) o que, ao que eu saiba é ilegal e príncipio de má conduta...Lá perguntei o preço das corys e era 2,90€ cada.

 

2º - O sr (o proprietário pelo que percebi) nem sequer me deu factura ("Facturar faz o país avançar!") ou semelhante mas apenas o talão do MB. Até aqui não me chateou muito porque a Ft não me serve para nada...(achava eu)

 

15 dias depois voltei para comprar mais corys e qual não é o meu espanto que o mesmo sr me pede 12,30€ por 3 corys (noves fora nada, 4,10€ por cada!!! granda inflacção!!!!!)

Fiquei com cara de estúpida, pois como é possível aumentarem tanto em 15 dias e nem sequer eram todos do mesmo tamanho!!!! Conseguiram ser mais caras do que na loja do Fórum de Almada (para quem conhece sabe bem que os peixes são um pouco carotes).

 

Resumindo e baralhando, voltou a não me dar Ft e eu, que tenho mais vergonha que ele, não fiz peixeirada porque estavam lá mais clientes....BURRA!!!!!

 

Ainda acham que isto está mal para os comerciantes..... A mim, não me apanha mais lá....

Seriedade não fica mal a ninguém....acho eu.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após me ter chateado com a minha loja de sempre (todos os peixes comprados nos últimos tempos morrem quando chegam aos meus comunitários e o problema não é destes) andei a investigar lojas de aquariofilia e lá descobri uma para os meus lados.

O senhor, embora um pouco prepotente, pareceu-me relativamente conhecedor do assunto e lá acabei por comprar um material que precisava e 2 corys. Até aqui tudo bem, o problema vem depois:

 

1º - Tive de perguntar o preço de tudo pois quase nada estava devidamente identificado com o preço (material, comida, peixes...) o que, ao que eu saiba é ilegal e príncipio de má conduta...Lá perguntei o preço das corys e era 2,90€ cada.

 

2º - O sr (o proprietário pelo que percebi) nem sequer me deu factura ("Facturar faz o país avançar!") ou semelhante mas apenas o talão do MB. Até aqui não me chateou muito porque a Ft não me serve para nada...(achava eu)

 

15 dias depois voltei para comprar mais corys e qual não é o meu espanto que o mesmo sr me pede 12,30€ por 3 corys (noves fora nada, 4,10€ por cada!!! granda inflacção!!!!!)

Fiquei com cara de estúpida, pois como é possível aumentarem tanto em 15 dias e nem sequer eram todos do mesmo tamanho!!!! Conseguiram ser mais caras do que na loja do Fórum de Almada (para quem conhece sabe bem que os peixes são um pouco carotes).

 

Resumindo e baralhando, voltou a não me dar Ft e eu, que tenho mais vergonha que ele, não fiz peixeirada porque estavam lá mais clientes....BURRA!!!!!

 

Ainda acham que isto está mal para os comerciantes..... A mim, não me apanha mais lá....

Seriedade não fica mal a ninguém....acho eu.....

Penso que esta situação fica mais completa se aparecer aqui qual é a loja em questão. Afinal aparecem aquelas que prestam bons serviços, porque não aquelas que são de "evitar" ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

factura devias pedir sempre.

 

quanto a preços, tambem pode ter sido uma remessa que tenha vindo mais cara ou porque aumentou na origem ou porque veio atravez de outro fornecedor.

 

Como não sei, não opino sobre a seriedade ou não da loja

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm..... existem cerca de 250 especies diferentes de corys. Isto só para falar das identificadas. Algumas, sao autenticas raridades e chegam a atingir preços de 70€ e 80€...cada. Certamente nao é o teu caso, mas dá para teres uma ideia, da diversidade.

O que eu pergunto é se as corys que tinhas comprado antes eram da mesma especie que as que compraste depois.

Cá em Portugal as especies mais comuns, excluindo as aeneus e suas variantes, sao quase todas a esses preços.

 

Caso tenhas levado a esse preço uma sodalis, haraltzultzi, sterbai ou arcuatus, que sao mediamente incomuns, entao o preço que pagaste, foi uma bagatela.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Editado por Luis Dias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, é por aí.

 

Podes arranjar um peixe por 1€ e uma semana depois arranjar por 5€, devido ao que o Luís referiu, podias ter perguntado ao Sr. Afinal perguntar não é peixeirada :lol:

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondendo directamente á pergunta que faz o tópico... duma forma geral Pet Shops = Comércio€€€€.

E isto é daqueles assuntos que dão pano para mangas...

De todas as lojas que já entrei, visitei e acabei por analisar, todas elas fazem parte da vertente €€€€, ou não fosse os animais de estimação o negócio do momento. Para isso basta ver o número de lojas que têm aparecido, tantos nas cidades, como nos fóruns. Outra prova disso é o crescimento deste mesmo fórum.

Pessoalmente não conheço nenhuma loja ou proprietário que tenha mais de seriedade do que olfacto para "cheirar dinheiro".

Algumas das variavéis que uso para catalogar um proprietário ou uma loja são estas:

 

- respeito pelos seres vivos que vende.

- orgulho em dirigir um estabelecimento.

- transparência e honestidade com que gere o negócio.

- etc...

 

Quanto ao respeito pelos animais, esta é aquela máxima que deverá ser obrigatória em qualquer lojista, mas tal não acontece. Vejamos um caso prático, a campanha existente em http://www.deathbydyeing.org/. Alguém que respeite um ser vivo, neste caso um peixe, recusa a compra de peixes "pintados" e se for preciso interpela o lojista sobre a razão para não vender peixes daqueles. Sempre que vou a uma loja e vejo um peixe pintado uso sempre a mesma táctica, faço-me de tolo e pergunto o que aquilo que o peixe tem, e lá vem o lojista todo vaidoso do seu peixe pintado e diz-me que agora é moda e que os peixes ficam mais bonitos. É claro que logo de seguida passa-me o disfarce e tento mostrar ao senhor que não é bem assim. Mas a resposta de todos bate na mesma tecla: ele diz: - "as pessoas gostam" mas pensa -"as pessoas compram". Os peixes pintados são uma das faces da falta de respeito que há pela vida animal, mas já nem vou comentar os atentado que já presenciei, como dar 1 oranda a 3 piranhas, caso que comentei no espaço dedicado á loja Ornimundo, e alimentar um peixe de água salgada "peixe leão???" com guppies, e este caso em Almada.

Estas atitudes são todas evidências do que motiva esses lojistas para estarem a frente de uma loja de animais, não é bem o gosto pela vida animal e o prazer de trabalhar numa loja de animais, mas sim e apenas o dinheiro que ela dá.

A unica loja que conheço que poderá ser considerada um caso exemplar, loja que nem conheço pessoalmente, é a loja Naturline, pois é a unica que conheço que tomou uma atitude perante um caso de desrespeito da vida animal. Vide http://www.deathbydyeing.org/refuse.htm

 

Podia ficar aqui a falar... mas é antes de mais um problema de mentalidade, e isso é complicado mudar.

Paulo

Editado por paulosaints
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar são corys relativamente comuns, albinas.

Eu não me importo de pagar mais se isso significa que a loja tem os animais em boas condições, que estes estão (aparência) saudáveis, têm um tamanho razoável...

Foi este o caso, pois conheço muitas lojas que as vendem mais baratas, mas são minúsculas, coitadas, ainda muito frágeis, no entanto as primeiras que adquiri tinham um tamanho bastante razoável e quando chegaram a casa estavam na boa, logo a comer bem. Resultado = fiquei muito satisfeita e voltei para comprar mais.

Destas últimas 3, 2 eram grandes mas a outra já era pequenina e como, ESTÚPIDA :? , confiei no sr, pois eu só tinha visto 2 no aq e até comentei com ele mas respondeu-me que arranjava outra.....

O que me deixa mais irritada é o facto de ele ter agido de má fé pois 1º - se não tinha mais é pouco provável que entre as minhas 2 compras o valor do fornecedor se tivesse alterado e 2º - nunca me deu o talão ou a factura para eu provar a descrepância....

A loja até é muito apresentável, os aq impecáveis, os bichos estão com bom aspecto, boas marcas á venda.

Só fico furiosa com esta história da ausência de marcação de preços e não dar factura.

 

Em relação ao fazer peixeirada, não levem á letra pois não sou pessoa para isso. Mas fiquei furiosa comigo mesmo por ter me vindo embora calada, mas realmente tive receio de reclamar pois era a palavra dele contra a minha....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Numa pet shop, num banco, numa livraria ou num hipermercado espero sempre ser bem atendido. Eu quero comprar, eles querem vender...

 

Mas muitas vezes não gosto do atendimento, da qualidade dos serviços prestados, dos bens adquiridos ou dos preços... Nessas alturas apresento a minha insatisfação se considerar que ela será ouvida, mas muitas vezes pura e simplesmente mudo de loja. Eu quero comprar, há mais lojas a quererem vender!

 

Normalmente o mercado tende a funcionar. Felizmente na grande Lisboa há bastante por onde escolher.

PaJaBM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais