Morte De Red Cherry


ncosta

Recommended Posts

Caros Amigos,

 

Preciso de vossa ajuda.

 

Esta é a segunda vez que arranjo red cherry e morrem todos. Os red são de uma colegas nossa aqui do fórum e ela não tem tido problemas com eles e das duas vez que me trouxe reds vinha bem acondicionados.

 

Da primeira vez foram 15, que coloquei no aqua do mesmo modo que faço com os peixes, ou seja habituação para mais de 1h e com introdução de água do aqua no saco. Depiis coloquei-os no aqua. Passado 1 semana já não via nenhum.

 

Ontem trouxe-me mais 15 e desta vez fiz o mesmo em termos de habituação, mas em vez de os colocar dentro do aqua coloquei-os dentro de uma maternidade com plantas e um pouco de musgo. Hoje estão todos mortos como podem ver pelas fotos em baixo (Tirei o musgo para fazer as fotos).

 

Os últimos testes da água deram os seguintes resultados:

imagem20070408190527vz7.jpg

 

Fertilizo com Sera Florena todas as semanas depois do TPA de cerca de 15% e todos os dias adiciono 12 ppm de potássio.

O aqua tem 80L reais e ainda não está densamente plantado.

Entre as 17:00 e 03:00 ligo duas lâmpadas que fazem 30W e entre as 18:00 e 02:00 ligo as outras 3 que no total fazem 80W.

Tenho Mollys prata, guppies, espadas, neons e corydoras.

 

Alguém me pode ajudar?

Será do potássio? Será do Sera Florena?

Estou a pensar montar um aqua pequeno que tenho de 15L para colocar lá o red cherry para ver se aguentam antes de os colocar no aqua.

 

Um Abraço.

 

As Fotos:

img0001ku3.jpg

img0002yk0.jpg

img0003tl0.jpg

img0004lr8.jpg

img0005yb0.jpg

img0006uy1.jpg

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá para mim foi homicidio colectivo lol... não me parece que possa ser por causa dos fertilizantes... a nao ser que estes tenham sido colocados em doses elevadas

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal!

A mim aconteceu o mesmo mas o meu prob foi aqua recente! O substrato matou os pobres coitados! Agora já tenho um Madeira e 25 reds! :arrow:

Mas vê, pode ser do fertelizante! Podes estar a por fertelizante a mais! E esses bichos são um pouco fracos!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mas quem forneceu os reds também usa sera florena! :arrow:

Eu fertilizo semanalmente e adiciono 5ml para cada 20L, ou seja, adiciono 20 ml. Será muito?

 

Poderá ser o potássio?

 

Um Abraço.

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não precebo muito ou nada disso, apenas citei a minha experiencia! Mas para 20L pode ser demais! Não sei!

Tenta não por tanto! E utiliza menos cobaias!!!! :arrow:

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não precebo muito ou nada disso, apenas citei a minha experiencia! Mas para 20L pode ser demais! Não sei!

Tenta não por tanto! E utiliza menos cobaias!!!! :arrow:

Sérgio, não percebes-te. O meu aqua tem 80L e para fertilizar com Sera Florena devemos adicionar 5ml por cada 20L, logo para o meu aqua devo adicionar 20ml. Mas se calhar é muito pois o meu aqua ainda não está densamente plantado. :arrow:

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sempre uma hipotese! Tenta plantar mais o aqua! E colocar um ou dois reds a seguir!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sempre uma hipotese! Tenta plantar mais o aqua! E colocar um ou dois reds a seguir!

 

Vou reduzir o sera Florena que não faz mais do que fertilizar micros e vou passar a fertilizar diariamente como já faço com o potássio.

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou reduzir o sera Florena que não faz mais do que fertilizar micros e vou passar a fertilizar diariamente como já faço com o potássio.

Mais uma vez digo, percebo pouco disso mas eu, apenas fertelizo o meu aqua com um pouco de fertelizante liquido da tropica, de semana a semana!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Bem fertilizantes com cobre e Boro são desaconselháveis para aquas com camarões, mas pelos testes que fizeste tens o cobre a 0, portanto não é por aí…Os Red cherrys vivem e reproduzem-se bem em aqua pequenos, mas a ideia de os ter dentro de uma maternidade é péssima, principalmente porque existe pouca arejação e apesar de os Nitritos e a amónia estar a zero no teu aqua, pois ela não quer dizer que dentro da maternidade a comida ao apodrecer não faça subir a amónia dentro da maternidade, que ou se espalhar pelo aqua se dissolva para níveis imperceptíveis e o teste dê zero…

Mas para mim a mortandade súbita e repentina deve ter sido de uma descarga de CO2, tens difusor de CO2 nesse aqua? Está perto da maternidade dos camarões? Se sim deve ter sido isso, pois todos os parâmetros que mencionaste estão óptimos e não foi a variação de pH que os matou de certeza.

 

O único consehlo que te posso dar agora é montares esse tal aqua pequeno para os camarões e mete só musgo de Java, que não precisa nem de fertilizante nem de CO2, tão pouco de iluminação artificial…

 

Um abraço, e boa sorte com os proximo

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Bem fertilizantes com cobre e Boro são desaconselháveis para aquas com camarões, mas pelos testes que fizeste tens o cobre a 0, portanto não é por aí…Os Red cherrys vivem e reproduzem-se bem em aqua pequenos, mas a ideia de os ter dentro de uma maternidade é péssima, principalmente porque existe pouca arejação e apesar de os Nitritos e a amónia estar a zero no teu aqua, pois ela não quer dizer que dentro da maternidade a comida ao apodrecer não faça subir a amónia dentro da maternidade, que ou se espalhar pelo aqua se dissolva para níveis imperceptíveis e o teste dê zero…

Mas para mim a mortandade súbita e repentina deve ter sido de uma descarga de CO2, tens difusor de CO2 nesse aqua? Está perto da maternidade dos camarões? Se sim deve ter sido isso, pois todos os parâmetros que mencionaste estão óptimos e não foi a variação de pH que os matou de certeza.

 

O único consehlo que te posso dar agora é montares esse tal aqua pequeno para os camarões e mete só musgo de Java, que não precisa nem de fertilizante nem de CO2, tão pouco de iluminação artificial…

 

Um abraço, e boa sorte com os proximo

 

Boas,

 

aquaben, obrigado pela tua ajuda.

 

Não tenho CO2. Na maternidade a única coisa que coloquei foi um pedaço muito pequeno de comida para os peixes de fundo. Foi logo devorada pelo reds. Terá sido isso?

 

Vou pensar criar esse aqua para os reds. Precisa de filtragem? Ou bastará uma bomba de ar para oxigenar a água e TPA's?

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem a morte dos teus Red, está cada vez mais misteriosa… fazes as TPA’s com água da torneira directa?

 

Eu nos aquas pequenos (grandes), para camarões só uso filtros de esponja que funcionam com bomba de ar, conheces, é mais que suficiente e muito pratico, basta lavar a esponja periodicamente e está sempre a trabalhar…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem a morte dos teus Red, está cada vez mais misteriosa… fazes as TPA’s com água da torneira directa?

 

Boas, os meus TPA são feitos com água da torneira tratada previamente com sera aqutan e repousa no mínimo 24h antes de ir para o aqua. Não deve ser por ai.

Pela tua primeira resposta desconfio que foi a combinação de maternidade mais a comida, embora pouca, que lhe dei.

 

 

Eu nos aquas pequenos (grandes), para camarões só uso filtros de esponja que funcionam com bomba de ar, conheces, é mais que suficiente e muito pratico, basta lavar a esponja periodicamente e está sempre a trabalhar…

 

Sim, conheço. Já tentei fazer um mas não me dei bem. Vou tentar outra vez.

 

Obrigado pela tua ajuda.

Um Abraço.

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens algum objecto de metal dentro do aquário?

Uma vez tive que prender uma planta e lembrei-me de colocar uns clips. No dia seguinte tinha 4 reds mortos e outros tantos doentes.... Tirei os clips, fiz tpa e voltou tudo ao normal. Foi estupidez, eu sei, mas nunca pensei que fosse dar naquilo..........

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens algum objecto de metal dentro do aquário?

Uma vez tive que prender uma planta e lembrei-me de colocar uns clips. No dia seguinte tinha 4 reds mortos e outros tantos doentes.... Tirei os clips, fiz tpa e voltou tudo ao normal. Foi estupidez, eu sei, mas nunca pensei que fosse dar naquilo..........

 

 

Boas,

 

Não, a única coisa que tenho é uma tampa de caixa de cd para manter o musgo preso enquanto não fixa.

Editado por ncosta

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens algum objecto de metal dentro do aquário?

Uma vez tive que prender uma planta e lembrei-me de colocar uns clips. No dia seguinte tinha 4 reds mortos e outros tantos doentes.... Tirei os clips, fiz tpa e voltou tudo ao normal. Foi estupidez, eu sei, mas nunca pensei que fosse dar naquilo..........

 

 

Esta tua pergunta deixou-me de pulga atrás da orelha.

 

Eu tenho pedra de xisto recolhida em trás-os-montes. Foi bem lavada e fervida várias vezes. Mas esta pedra "parece" que oxida, embora já a tenha apanhado assim.

 

Será que ela? Mas o níveis de ferro não estão altos.

img0001ro8.jpg

img0002vt7.jpg

img0003zv9.jpg

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse por causa dessa tua pedra eu já não tinha nem peixes nem Red's no meu aqua pequeno, já me aconteceu o mesmo a mim, de repente morreram todos os Red, só os Rd, porquê???? não sei! morreram! penso que deve ter havido um pico de amonia superior ao normal, mas isso é só o que eu penso, porque medi os parametrs e estavam todos bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse por causa dessa tua pedra eu já não tinha nem peixes nem Red's no meu aqua pequeno, já me aconteceu o mesmo a mim, de repente morreram todos os Red, só os Rd, porquê???? não sei! morreram! penso que deve ter havido um pico de amonia superior ao normal, mas isso é só o que eu penso, porque medi os parametrs e estavam todos bem.

 

Boas,

 

Fico mais descansado. Mas agora já tens red's outra vez?

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fico mais descansado. Mas agora já tens red's outra vez?

 

 

Tenho Red's sim e no mesmo aqua e sem fazer qualquer tipo de tratamento, por isso eu digo, foi pico de algo, mesmo até dos nitratos. Agora andam lá às duzias encantados da vida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na altura que me aconteceu eu tambem tinha peixes e eles nem deram sinal de estarem doentes. Só mesmo os reds é que foram tombando que nem soldados...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Já agora, aconselho-te a colocar esses red num pequeno aquário, só com água, sem esses quimicos que estás a adicionar. Poe lá uma pedra difusora e um pouco de musgo. Nem precisas de aquecer a água nem luz artificial. Eu tenho os meus perto de uma janela, onde apanha bastante luz e às vezes o sol também dá no aquário. Como te disse, não tenho mortes! Estão bem de saúde.

 

Trata bem dos bichos!

" É MAIS FÁCIL DESINTEGRAR UM ÁTOMO DO QUE UM PRECONCEITO" (Albert Einstein)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais