Filtro. Mudar Ou Não?


Recommended Posts

Olá!

 

Tenho um aquário de 80cm com um filtro interno (motor de 385l/h, mas fiz as contas e debita na verdade perto de 300l/h). Acham que deva optar por um filtro externo?

 

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Tenho um aquário de 80cm com um filtro interno (motor de 385l/h, mas fiz as contas e debita na verdade perto de 300l/h). Acham que deva optar por um filtro externo?

 

Cumps!

 

Boas pela miha experiencia que e pouca acho que nao , mas vamos ver a opinioes do ppl ... tambem depende da populacao que po la tens ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqua da 80x30x45

termostato 100w

filtro interior com motor de 385l/h

Co2 caseiro montado hoje

iluminacao: T8 20w. (eu sei que nao serve praticamente para nada, mas, estranhamente, posso dizer que estou muito satisfeito com o ritmo de crescimento das plantas)

Tpas +- 15% por semana

Areao grosso c substrato fertil (n me lembro da marca)

 

Flora: Não estou em casa e sinceramente n sei o nome de todas. Tenho tipo lemnophilas, anubia, cabomba, etc (não muito exigentes). Em quantidade suficiente para que qd crescerem facam um aquario bonitito :arrow:

 

Fauna: 2 mollies, 2 danios zebra, 2 barbo tigre, 4 neons (2rosas, 1negro e 1"normal"), 1 platy, 3 guppies, 1 botia (pakistani loach, penso que e a botia lohachata), 1 corydora, 1 tetra cauda vermelha, 1 tetra serpae, 2 espadas.

 

Ja agr, critiquem pf :arrow:

 

Cumps!!!

Editado por PedroQM
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agr, critiquem pf

 

então, cá vai! :arrow:

tu tens uma população muito diversificada de peixes... tudo o que sejam, danios, rasboras e tetras (neons, etc), são peixes de cardume, pelo que um exemplar ou dois isolados, vivem infelizes, num estado permanente de stress, pois falta-lhes a segurança do grupo... por isso, aconselho-te a que repenses a tua fauna, ou seja, escolhe uma ou duas espécies de que mais gostes, e troca os outros, de modo a ficares com, pelo menos, 5 exemplares de cada.

para além de garantires o bem estar dos teus peixes, vais ver que em termos de harmonia no aquário, resulta muito melhor.

 

quanto ao filtro, num aquario com as dimensões do teu, eu prefiro um filtro exterior, até por uma questão estética, para não se ver o 'trambolho' lá dentro e ganhar mais espaço; para além do gosto pessoal, o teu debita 3/4 vezes o volume de água/h, o que para já, não parece estar mal, mas tambem vai depender da quantidade de peixes...

 

abraço

 

p.s.- já agora, o que é um rasbora tigre?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este filtro em principio é suficiente, depende dos materiais de filtragem (cerâmicas, fibras, etc), ele numa hora filtra um volume de água 3x o aquário. Um segundo filtro só traz vantagens, aumenta o volume de material de filtragem e em consequência as bactérias que decompõem a matéria orgânica. O ideal seria um filtro externo. O único problema com um segundo filtro é as correntes dentro do aquário, nem todos os peixes gostam de correntes fortes.

 

Aproveitando o post, a escolha de peixes que tens (desculpa a franqueza) é uma caldeirada:

- Vivíparos , água dura e alcalina:

2 mollies, 1 platy, 3 guppies, 2 espadas.

Amazónicos, água mole e acida:

1 corydora, 1 tetra cauda vermelha, 1 tetra serpae. 2 danios zebra, 2 rasboras tigre, 4 neons (2rosas, 1negro e 1"normal"),

Asiáticos:

1 botia (pakistani loach, penso que e a botia lohachata).

 

Tenta de futuro não fazer destas misturas, não consegues ter ao mesmo tempo os parâmetros da água para todos eles, ou apostas nos neons e afins ou nos platys mollies e guppies. Tenta ter um aquário com peixes da mesma região. Ou vais ter problemas com os neons ou com os guppies

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

p.s.- já agora, o que é um rasbora tigre?

 

Enganei-me, queria dizer barbo tigre, ja corrigi :arrow:

 

Obrigado pela critica, vou repensar a fauna entao.. E que sao todos tao bonitos.. Tentei ter sempre 2 desses de cardume para se acompanharem, mas se ainda assim se sentem sozinhos.. Obrigado :arrow:

 

Isso do ganhar espaco ia ser trabalhoso, pq ia ter de cortar o silicone que prende a caixa preta ao aquario, e, por sua vez, para ficar bem limpo ia ficar muita porcaria pequenina de silicone no aquario.. nao sei se vale a pena a trabalheira..

 

Cumps!!

Editado por PedroQM
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei, TODOS cometemos erros e aprendemos todos os dias. No inicio das minha aventuras dos aquários fazia a mesma coisa, não tive foi ninguém a dizer isto e talvez tenha demorado muito tempo a compreender estes erros. O fórum ainda não existia...

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enganei-me, queria dizer barbo tigre, ja corrigi

 

pedro

a 'história' dos cardumes, tambem se aplica a estes e a quase todos os barbus...

quando se mantêm exemplares sózinhos desta espécie, podem tornar-se mesmo muito chatos para com os outros peixes de barbatanas compridas, pois se lhes dá para embirrar, não param de os perseguir e ratar! cuidado com as caudas dos guppies macho... em cardume entretêm-se uns com os outros e deixam os restantes mais em paz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.