Albinismo Em Peixes: Doença Ou Coloração?


Recommended Posts

Boas,

 

ao observar alguns exemplares de espécies albinas, surgiu-me a dúvida se em algumas dessas espécies existisse mesmo a doença albina ou uma simples coloração branca, com presença de melanina. Sendo assim, gostaria que me esclarecessem se, sempre que o nome de albino for incluído, está-se obrigatoriamente perante a doença ou tem a possibilidade da coloração?

 

p.e.

- Astronotus ocellatus (óscar)

- Symphysodon aequifasciatus (discus)

 

No meu caso interessava saber àcerca da primeira espécie porque mantenho um exemplar tigre e um albino e, segundo consta, o segundo terá inferioridade a nível de território, ambientalização e tempo de vida.

Obrigado.

Cumprimentos!

Diogo Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Bem, nos peixes eu estou a começar, mas penso que os principios de coloração/pigmentação serão semelhantes.

O albinismo é, por norma, uma condição genética (não vou abordar a sua transmissibilidade). Por definição é a ausência completa de pigmentação (tanto melânicos como outros), dai a cor branca.

Geralmente, por vários motivos são individuos mais débeis, embora isso possa ser atenuado por selecção. Em algumas espécies a debilidade é mais notória que noutras e está geralmente associada a genes secundários mais do que ao albinismo em si.

 

Existem algumas doenças que podem alterar a coloração, mas não conheço nenhuma que atinja a redução de pigmentação que é tipica dos individuos albinos. Pelo que tenho aprendido, os peixes mudam bastante a sua coloração de acordo com o ambiente e condições, stress, mas de qualquer forma, alterar a coloração não é o mesmo que eliminar pigmentação.

 

Espero ter ajudado.

 

Ricardo M.

Ricardo M. Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais