CONTA DA LUZ


Recommended Posts

Boas pessoal, tou uma beca preocupado ca conta da luz este mes...ehhehe..é que spre q olho po akua o termostato de 200 wats ta spre ligado...e 200 wats sao 200 wats, e quanto ao filtro q é um AZOO CF-1200 exterior, n sei se gasta mto, se alguem souber se ha motivos para preocupacao ou se tudo junto n gasta nepia, agradecia q comentassem :lol: :lol:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, tou uma beca preocupado ca conta da luz este mes

:lol: Andamos todos preocupados com as contas hoje em dia. :lol:

Acho que a única maneira de saberes é esperar pela conta.

 

O filtro nao deve gastar muito. Deve ter o consumo escrito algures na tampa...

 

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, os filtros costumam consumir de 4 a 16 watt... pelo menos os que conheço. Agora, podes fazer as contas, cada kilowatt são cerca de 0,11 € por isso é só fazer contas. Uma vez fiz as contas e o meu aqua dava cerca de 3 € de gasto por mês :oops: não acho muito

Tiago Pereira... O meu aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é. Mas pensando um pouco nisto: um aquecedor de 2000W/h supondo que só está ligado 4 horas por dia dá uns 8000W.

 

Um aqua com um filtro externo (12W/h), uma iluminação de 20W durante 12h e um termóestato de 300W (no meu caso, fica ligado cerca de 10m em cada hora (ou seja 4h por dia) dá: 24*12+12*20+300*4=1728W/dia.

Ou seja, num mês são cerca de 50KW a .11€/KW dá uma despesa mensal de electricidade de 5,50€. :|

O nosso aquecedor teria um gasto de 8000*30*.11=26.4€/mês!!! :oops:

 

Quanto aos termoestátos, há uma ideia generalizada que eu considero errada: há quem diga que um termoestáto mais potente, acaba por trabalhar menos tempo e logo economiza mais electricidade.

A primeira parte está correcta, maior potência, maior a quantidade de calor transferida para a água por unidade de tempo, logo mais depressa aumenta a temperatura e é necessário menos tempo ligado.

Mas a segunda parte da economia, lamento desiludir quem pense assim mas: a potência dissipada por um termoestáto de 100W/hora durante x tempo é igual à de um de 300W num terço do tempo. Em suma, o calor transferido para a água é o mesmo. Mesmo que haja uma discrepância na eficiência de cada um, perdas de calor diferentes, etc, não acho significativo. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem visto mocho, nesse ponto vista do debito de cada termostato... se for apenas 3 euros a mais n ha grande problema, nem dao por conta disso ca por casa ehehhe, agora se foi mto mais ui,,, ha peixes q vao saltar lol, cheers

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.