Ferro Para Plantados


ruialexpedro

Recommended Posts

Boas people,

 

Entrei numa loja de material de jardim e estive a ver vários produtos que dizem-se ser só ferro para plantas,

1ª dúvida - que quer dizer x% de Ferro solúvel em água

2ª dúvida - que quer dizer y% de Ferro quelatado por orto-orto-EDDHA

3ª dúvida - que quer dizer z% de Ferro quelatado por EDTA

4ª dúvida - quer saber se algum deste Tipos de Ferro servem para administrar ás plantas dos nossos aquários e quais as medidas de dissolução

5ª dúvida - Tenho andado a ler tópicos acerca de adubação por sulfatos, nitratos, e Fostatos de Potássio e em todos os tópicos recomendam uma solução aquosa destilada, porquê tem de ser em água destilada e o que acontece se for em água da torneira.

 

Obrigado mais uma vez a todos

 

Viva Portugal (Portugal 4 - 0 Bélgica)

Editado por ruialexpedro

Cumprimentos Rui Pedro

933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com

DSCF6637.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5ª dúvida - Tenho andado a ler tópicos acerca de adubação por sulfatos, nitratos, e Fostatos de Potássio e em todos os tópicos recomendam uma solução aquosa destilada, porquê tem de ser em água destilada e o que acontece se for em água da torneira.

Boas

Convém ser água destilada pois desta maneira sabes que apenas adicionas o composto que queres (a água da torneira tem vários nutrientes dissolvidos como cloro, cobre, mágnésio, etc... para além que não sei se algum destes compostos poderá reagir com o composto da solução que pretendes fazer formando precipitados e afins...)

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º que nao presta como unica fonte de ferro para aquarios pois basicamente vai-se transformar em ferrugem em menos de nada

2º que o que estás a meter é :

 

C18H16O6N2NaFe, ou seja o ferro ligado a um quelatante, tens é de saber a estabilidade do quelatante em causa na agua e aos factores ecossistema aquatico, ha quelatantes que basicamente nao servem para nada em aquariofilia, (quelatantes e complexantes).

 

3º é ferro associado a um quelato muito utilizado em aquariofilia, perfeitamente utilizavel em aquarios, se e so se for so isso que faça parte da composição, é normalmente utilizado um preservante em conjunto para aumentar o tempo de vida da solução, e desse preservante depende se deve ou nao ser utilizado em aquario.

 

4º é dificil trabalhar com z%....para te responder a essa pergunta , mais ainda quando nao se sabe o tipo de % de que estás a falar, nem se é liquido ou sólido.

 

5º porque nao sabes o que vem na agua da torneira, tanto a nivel quimico como biologico, e qual o seu poder de te estragar o teu quelatante ou complexante no tempo em que pretendes usar o teu preparado.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu não estou a meter nada deste produtos, apenas por curiosidade é que criei este post.

Em relação às percentagens, eu não fixei mas, variava tudo entre os 4 e os 6% salvo erro.

Todos estes produtos eram em pó (saquetas)

 

Estava curioso pois às vezes podemos encontrar produtos para jardinagem perfeitamente adaptaveis à aquariofilia a preços bem mais baratos.

 

Obrigado

Editado por ruialexpedro

Cumprimentos Rui Pedro

933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com

DSCF6637.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu não estou a meter nada deste produtos, apenas por curiosidade é que criei este post.

Em relação às percentagens, eu não fixei mas, variava tudo entre os 4 e os 6% salvo erro.

Todos estes produtos eram em pó (saquetas)

 

Estava era curioso pois às vezes podemos encontrar produtos para jardinagem perfeitamente adaptaveis à aquariofilia a preços bem mais baratos.

 

Obrigado

 

como por ex: o algoflash anti-chlorose. hortrilon ou o kelamix complex...entre outros.

Editado por kromo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais