Co2 Caseiro


Recommended Posts

Boas pessoal. Estou a precisar de ajuda.

Alguém sabe me dizer a receita para fazer CO2 caseiro num garrafão de 5 litros ? Uma receita que seja eficaz, porque tenho lido muitas que funciona com algumas pessoas e com outras não :) Ajudem please

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal. Estou a precisar de ajuda.

Alguém sabe me dizer a receita para fazer CO2 caseiro num garrafão de 5 litros ? Uma receita que seja eficaz, porque tenho lido muitas que funciona com algumas pessoas e com outras não :) Ajudem please

Cumps

 

 

As que viste funcionam, tens é q saber fazer bem...

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Mas podias so indicar me uma receita que saibas k funciona sff

 

Para 1,5 litros funciona 3 chavenas de açucar + 1 saqueta de fermento + 1 colher de chá de bicarbonato de sódio + água quanto baste até a garrafa ficar quase cheia. Deves usar água morna.

 

Penso que não há vantagem em usar 5 litros porque a duração deve ser a mesma já que as concentrações se mantêm. A diferença é que saem mais bolhas por segundo. Mas 1,5 litros é suficiente para aquários com 100 litros ou mais. Além disso para 1,5 litros tens a garrafas de coca-cola ou outros refrigerantes que têm uma rolha boa para aguentar o gás lá dentro. Com garrafões de cinco litros duvido que consigas uma boa vedação na tampa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para 1,5 litros funciona 3 chavenas de açucar + 1 saqueta de fermento + 1 colher de chá de bicarbonato de sódio + água quanto baste até a garrafa ficar quase cheia. Deves usar água morna.

 

Penso que não há vantagem em usar 5 litros porque a duração deve ser a mesma já que as concentrações se mantêm. A diferença é que saem mais bolhas por segundo. Mas 1,5 litros é suficiente para aquários com 100 litros ou mais. Além disso para 1,5 litros tens a garrafas de coca-cola ou outros refrigerantes que têm uma rolha boa para aguentar o gás lá dentro. Com garrafões de cinco litros duvido que consigas uma boa vedação na tampa.

 

 

Eu já fiz esta pergunta antes, mas como ninguém respondeu eu vou voltar a perguntar...

 

1- O tubo de ar deve ficar submerso na agua dentro da garrafa ou não deve tocar a agua?

 

2- Uma garrafa de 1,5L é sufuciente para 200L? Quanto tempo deverá durar o CO2 em garrafa de 1,5L?

 

3- O CO2 deve estar sempre a funcionar no aquario ou deve haver uma altura para retirar?

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- O tubo de ar deve ficar submerso na agua dentro da garrafa ou não deve tocar a agua?

NÃO PODE tocar na água. Isso nunca porque senão havia o efeito de sifão e a mistura poderia entrar no aquário lol

 

Eu já fiz esta pergunta antes, mas como ninguém respondeu eu vou voltar a perguntar...

2- Uma garrafa de 1,5L é sufuciente para 200L? Quanto tempo deverá durar o CO2 em garrafa de 1,5L?

O meu aquário é de 100 L (metade) e a garrafa é mais do que suficiente. Dá-me ideia que daria à vontade para os 200 L, mas não te posso afirmar isso. A duração é para entre uma e duas semanas. Mas chamo outra vez a atenção que o volume utilizado não é directamente proporcional à duração. É proporcional à concentração. Mas se puseremos por exemplo mais açucar do que a receita diz, há um efeito tóxico na levedura e ela não produzirá tanto co2.

 

3- O CO2 deve estar sempre a funcionar no aquario ou deve haver uma altura para retirar?

Isso é um assunto que dá muita discussão.

Uns dizem que se deve retirar à noite porque nessa altura as plantas libertam co2 e por isso haveria um excesso desta substância na água com consequente redução no pH.

 

Outros dizem que se deve deixar sempre ligado para não haver variações bruscas no pH. Eu sou a favor desta última.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico imensamente agradecido por me teres tirado estas duvidas, no entanto ficou apenas mais duas dúvidas e acho q serão as ultimas (espero) neste tema de CO2... é relativamente aos peixes,

 

1- Tenho Discus no meu aquario e não quero fazer nada que os prejudique, ouvi dizer q o CO2 mata os peixes, no entanto sei que tem muita gente com aquarios muito plantados que fazem CO2 e têm bastantes peixes... Portanto é preciso ter atenção a alguma coisa quando coloco CO2 no aquario?

 

2- Li em qualquer lado que muita gente poe qualquer coisa na pedra difusora para controlar a saída das gotas... isso é mesmo necessário, se sim entao o q é que posso por?

 

 

 

Um abraço e mais uma vez obrigado

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.