Novato Não Sei Nada Sobre Peixes


ANTÓNIO UF

Recommended Posts

Boas a todos :)

Então é assim eu comprei um aquario 60x30x30.

Tem o filtro do interior 30/60l tretatec.

Tem um aquecedor 60/100l tretatec.

Tem "uma bomba de ar" 30/60l tretatec.

E um tremo meto.

E há uma semana atrás meti-me nisto dos peixes 8)

Já montei o aquário meti o tal adubo areia e plantei umas plantas :) não sei o nome!! :shock:

Também meti uma raiz e umas pedras pus tudo a funcionar há uma semana + ou - :arrow:

Pouco sei mas já dei uma olhadela nos livros e também comprei uma cena de fazer os testes do PH da treta tec.

Medi na sexta e no sábado a agua estava a dar 7 biggrin

No domingo comprei 7 peixes mas não sei bem o nome

3 tubarões cereja.

1limpa vidros.

3peixes que não sei o nome "são peixes meio para o branco com uns bigodes".

E então começou a surgir algumas duvidas e vim procurar na net e vi este forum cheers

 

Agora espero saber o que tenho mais de por e de comprar e claro se ja não fiz asneiras para ja os peixes parece-me bem

Só o PH é que dez que pus os peixes subiu para 7.50 sera normal :?

Fico há espera da voça ajuda e desculpem lá tanta iguenurancia mas ninguém nasce ensinado

cumprimentos a todos :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

n deverias ter colocado peixes tao cedo...o ciclo do azoto demora cerca de um mes, por isso so apos esse tempo eh k se deve colocar peixes...mas ja os tens agora eh esperar k n tenhas surpresas desagradaveis.....essa oscilaçao do ph eh normal, pois n deixaste os parametros ficarem a niveis estaveis...foi mesmo muito pouco tempo....mas essa diferença tb n eh grave....esse peixe talves seja uma corydora albina e o outro talvez um barbos cereja ...peskisa e depois diz se o meu palpite esta certo

 

espero ter ajudado

carlos

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

n deverias ter colocado peixes tao cedo...o ciclo do azoto demora cerca de um mes, por isso so apos esse tempo eh k se deve colocar peixes...mas ja os tens agora eh esperar k n tenhas surpresas desagradaveis.....essa oscilaçao do ph eh normal, pois n deixaste os parametros ficarem a niveis estaveis...foi mesmo muito pouco tempo....mas essa diferença tb n eh grave....esse peixe talves seja uma corydora albina e o outro talvez um barbos cereja ...peskisa e depois diz se o meu palpite esta certo

 

espero ter ajudado

carlos

 

pois tal como imaginava era cedo de mais :)

mas tireme estas duvidas!!

eu tenho um liquido que é para deitar na agua para lhe tirar o cloro.

tenho a comida normal.

tenho umas pastinlhas que é para os peixes de fundo.

tenho tambem aquela cena de fazer os teste do PH.

 

que mais coisas eu vou precisar que desconheça ou precize?

 

cumprimentos :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Testes:

Amonia

Nitratos

Nitritos

Dureza

Dureza dos carbonatos.

 

Estes sao fundamentais.

 

Discordo com alguns destes testes para um iniciante. Quando me iniciei também me recomendaram isso tudo e alguns ainda estão quase por abrir.

 

Para o iniciante e tendo em vista a poupança de €€€ não é preciso mais do que controlar os nitritos ( a fase da amónia quase nem se dá por ela) e o pH.

Já sabes que tens um kH para o elevado (se tens pH =7,5) por isso para quê comprar já um teste desses. Isso é útil quando queremos por o co2. Nitratos não vais ter tão depressa e se fizeres trocas de água e plantas nem dás por eles.

 

Pelos €€€ que poupas em testes compra umas plantas jeitosas.

E como puseste os peixes muito cedo deves adicionar também algo para remover os nitritos pois esses são tóxicos para os peixes.

Editado por SatControl
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Discordo com alguns destes testes para um iniciante. Quando me iniciei também me recomendaram isso tudo e alguns ainda estão quase por abrir.

 

Para o iniciante e tendo em vista a poupança de €€€ não é preciso mais do que controlar os nitritos ( a fase da amónia quase nem se dá por ela) e o pH.

Já sabes que tens um kH para o elevado (se tens pH =7,5) por isso para quê comprar já um teste desses. Isso é útil quando queremos por o co2. Nitratos não vais ter tão depressa e se fizeres trocas de água e plantas nem dás por eles.

 

Pelos €€€ que poupas em testes compra umas plantas jeitosas.

E como puseste os peixes muito cedo deves adicionar também algo para remover os nitritos pois esses são tóxicos para os peixes.

boas a todos :angel:

é assim como podem imajinar ja tou a ficar um bocado arrependido :smilecolros:

pois não entendo nada do que voces dizem so sei que é muita coisa!!

é assim tenho medido o PH e da sempre 7.5 ja tenho modado a agua uns 10 litros e não esta a baixar

mas os peixes la andam ainda não morreu nenhum e neste domingo faz uma semana que ja la estão

mas algumas plantas estão a ficar tipo podres sera normal?

diga-me o que posso fazer o que tenho de comprar para baixar o PH e mais coisas que eu desconheça!!

fico há espera de ajuda!!

cumprimentos a todos :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas algumas plantas estão a ficar tipo podres sera normal?

 

em relaçao a isso, experimenta a injecçao de co2.....procura aki no forum k encontras como fazer o reactor e a mistura caseira, se n encontrares, manda mp k eu explico te.

 

diga-me o que posso fazer o que tenho de comprar para baixar o PH e mais coisas que eu desconheça!!

 

 

mete umas gotas(poucas) de vinagre...e passado umas horitas(para ai umas 12h) mede o ph e ve kuanto baixou...depois eh so ver se ja chega ou entao colocar mais para ficar no ph desejado

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vinagre ?

É a primeira vez que vejo um conselho desses. Isso não dá cheiro à água ?

 

Para baixar o pH e evitando adicionar químicos à água deves usar uma água mais ácida. Tens os garrafões de 5 litros do lidl a 38 cent. cada um. Não fica uma despesa muito grande e além disso introduzes água sem cloro nenhum e sem carga orgânica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vinagre ?

É a primeira vez que vejo um conselho desses. Isso não dá cheiro à água ?

 

Para baixar o pH e evitando adicionar químicos à água deves usar uma água mais ácida. Tens os garrafões de 5 litros do lidl a 38 cent. cada um. Não fica uma despesa muito grande e além disso introduzes água sem cloro nenhum e sem carga orgânica.

bem não vos queria dizer porque pensei que ja tinha feito asneiras mas afinal fiz a coisa certa :rainbowafro:

ja deitei la quaze 10 litros da agua do lidl ela tem um PH de 5 mas ainda não baixou então posso ir deitando mais certo?!!

bem este fim de semana ainda vou passear pelas lojas e perguntar o que me faz falta para ver se faço as coisas certas!!

e vou tentar adicionar mais algumas plantas acho que não há problemas certo!!?

cumprimentos banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o teu aquário tiver 50 L, 10 L corresponde a um quinto do volume. Para descer mais o pH será preciso mais água, mas NÃO podes pô-la já porque senão lá vão aos bactérias do ciclo do azoto. Por isso vai pondo gradualmente ao longo da semana (ou ainda mais espaçadamente) dessa água até obteres o pH desejado. Atenção que essa água é muito pouco carbonatada (dureza reduzida) e há algumas espécies de fauna e flora que não gostam disso.

Atenção nas lojas que te podem querer impingir muita coisa para descer o pH mas se fores mudando a água não é necessário.

 

Também deves controlar os nitritos não vá as bactérias nitificantes desaparecerem do filtro.

 

Quanto ao pH da água do lidl ser cinco isso não bem assim. É cinco quando está no garrafão. Quando é arejada (grande agitação, por exemplo por causa do filtro ou da bomba do ar) libertam-se alguns gases dissolvidos e o pH vai subindo. Podes fazer essa experiência : medes o pH e pões a pedra difusora dentro de um copo com essa água. Ao fim de pouco tempo o pH já subiu.

Editado por SatControl
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá antónio!

 

em qualquer aquário recem montado, os parâmetros da água demoram +/- 1 mês a estabilizarem, por isso só nessa altura devem ser introduzidos os peixes... mas como já os tens, passemos à frente! se o ph estava a 7 e aumentou para 7.5, pode haver alguma coisa lá dentro que contenha calcário e tenha levado a essa subida: pedras, conchas ou até o próprio areão...

o que é aquilo que eu vejo ao lado e sobre a 'gruta' do lado esquerdo?

se o ph não subir mais, acho que deves parar de mexer na água, senão isso nunca mais estabiliza, até porque os peixes (embora não perceba bem que espécies tens) acabam por se adaptar mais depressa a um ph ligeiramente mais elevado do que a oscilações a toda a hora...

e não voltes a comprar peixes sem saberes o nome e as caracteristicas comportamentais, bem como as do seu meio ambiente...

 

boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem então é melhor parar com o mexer lá :)

quanto ao que esta do lado esquerdo não sei ao que se refere mas tem :

uma pedra difusora-

uma couxa de mexilhão-

e uma pedra achatada preta e por baxo tem uma pedra com vermelhos natural-

que dizem ja passou uma semana e os peixes acho que estão bem podesse dizer que o perigo ja passou!!!

cumprimentos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens conchas no aquário?

 

Então não vale a pena tentares baixar o pH: se tiveres decorações, areia, pedras ricas em calcário -como conchas- a dureza da água vai sempre aumentar e, consequentemente, o pH vai sempre subir...

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá António!

 

Antes de mais dou-te as boas vindas a este forum e ao maravilhoso hobby.

 

Parece-me que começaste sem que te informasses e pelos vistos, quem te vendeu os peixes também não se importou muito. Recomendo a leitura a fundo dos artigos:

:)http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

:)http://fins.actwin.com/mirror/pt/

 

Assim, poderás compreender melhor do que estamos a falar e expor duvidas mais concretas.

 

Já que te venderam tantas coisas, também te venderam bacterias, ao menos? Isso é essencial para uma mais rapida estabilização do aquario.

 

Vai dando notícias!

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não entendi :shock:Também deves controlar os nitritos não vá as bactérias nitificantes desaparecerem do filtro.

 

desculpa la mas ja comprei um livro e ando por la a dar uma olhada mas ainda não ouvi dizer nada sobre isso!!

 

No livro e nos posts já deves ter lido que a "Limpeza" do aquário se faz através de umas bactérias que transforam a m... dos peixes em amónia e depois a amónia em nitritos e depois os nitritos em nitratos. Apenas estes últimos em doses moderadas são tolerados pelos peixes.

Ora para estas bactérias (boas) crescerem e fazer a sua tarefa é necessário que se instalem no filtro e tenham alimento (a m... dos peixes). Ora se mudarmos constantemente a água, o alimento das bactérias vai-se e elas nunca mais crescem. Daí eu ter dito para espaçar mais no tempo as mudanças de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem quando os fui comprar eu disse ao gajo que tinha o aquario montado há 1 semana e ele disse para por la os peixes que não fazia mal nenhum so disse para ter em atenção o PH + nada :shock:

mas uma vens que ja tive peixes de agua fria tive 3 meses tudo muito certo quando meti o 10 peixe "preto olhos grandes" murreu os peixes todos num espaço de 2 semanas :oops:

a duença acho que era "fungos" e então depois de algum tempo sem ter nenhum peixe comprei uns livros e toca a montar este meti os peixes mas como não tinha experienca nenhuma comecei a pesquizar e vim ter a este furom nunca peisei que ouvece isto!! cheers

bem vou ver se faço mais umas compras este domingo e arranjo mais imformação?!!

cumprimentos a todos ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em principio os teus peixes são relativamente resistentes e aguentam uma água ligeiramente alcalina, mas mesmo assim convem proporcionar-lhes um ph mais perto do neutro (7), por isso tira do aquário tudo o que sejam conchas, buzios, etc, pois o calcário contido nos mesmos nunca te vai permitir baixa-lo!....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos banana rock

Novidades acho que mas :(

Hoje os meus peixinhos todos estão muito calmos "todos" andam todos no fundo e pouco se mexe de que será?

Também tirei as coxas todas búzios etc.

Qual não é o meu espanto yikes tinha debaixo do búzio 6 caracóis pequenos tirei-os todos fiz bem?

Agora já mudei mais 5 litros e há manha vamos ver como fica o PH

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

bem pessola eentão é assim fiz um co2 caseiro com uma garrafa de 2l e outra de 1l fiz a mistura tal como manda bigsmile

o problema agora é que o PH baixa :shock:

mal ligo o co2 caseiro dentro de 1h30 baixa de 7.5 para os 6.5 7 e então desligo

o que se passa o que posso fazer para o PH ficar estavel?

cumprimentos a todos biggrin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.