AquÁrio Plantado Ao Sol......


Recommended Posts

Olá a todos!

 

Vejam como é possível um plantado ao sol com água cristalina.........

 

1903071403nq1.jpg

 

0903071327zu5.jpg

 

0903071324on5.jpg

 

0903071325jc2.jpg

Passo os meus dias salvando a vida, aliviando a dor e o sofrimento dos animais!

 

http://www.reefcorner.org/ , sou moderador e responsável pelos plantados, são todos bem vindos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É a Hemianthus micrantenoides.........e as outras são Myriophillum aquaticum, Ludwigia glandulosa, Echinodorus marble queen. A fauna são guppies somente.

Passo os meus dias salvando a vida, aliviando a dor e o sofrimento dos animais!

 

http://www.reefcorner.org/ , sou moderador e responsável pelos plantados, são todos bem vindos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esta planta tem características diferentes sob a luz do sol, fecha baixa formando carpete e é excelente para estabilizar o meio aquático, fazem fotossíntese o dia inteiro........

Passo os meus dias salvando a vida, aliviando a dor e o sofrimento dos animais!

 

http://www.reefcorner.org/ , sou moderador e responsável pelos plantados, são todos bem vindos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Gostava é que explicasse como chegou a este resultado. Se alguma vez teve que limpar os vidros antes das palntas terem este crescimento.

 

Eu gostava de colocar um aquário numa entrada com muitos vidros (numa escola), com a orientação que tem recebe sol o dia inteiro, mas como o aquário ficaria a 3 m das janelas... o que lhe parece, alguns conselhos?

 

Obrigado

 

Luís Lampreia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, seu aqua receberá apenas luz indireta........monte um aquário plantado normal, com um belo carpete, seguindo apenas as regras e cuidados de um plantado normal, sem problema.........vejam esse aqua ciclando há dois metros da janela, com duas horas de incidência solar diária pela manhã, observem que não tem algas e o meio está muito equilibrado, apesar do carpete ainda estar em formação, pois foi montado há apenas dois meses.......

 

0903071329ir3.jpg

 

0703071214dr3.jpg

 

0703071218kf7.jpg

 

0703071217nx6.jpg

 

fiz várias modificações nesse lay-out para ficar uma montagem menos pesada e realçar melhor a fauna, que ainda será introduzida........

 

O plantado ao sol pega sol o dia quase todo........o importante é equilíbrio do ambiente, e as hemianthus são excelentes plantas para absorverem a luminosidade, fazem fotossíntese o dia inteiro.........

Editado por José Maria

Passo os meus dias salvando a vida, aliviando a dor e o sofrimento dos animais!

 

http://www.reefcorner.org/ , sou moderador e responsável pelos plantados, são todos bem vindos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opa Luís, seria um grande prazer e uma honra conhecer a terra dos "descobridores", hehehehe Mas tirando a brincadeira, acho que um aquário desses precisa ser muito bonito devido ser um local com exposição ao público. O período mais importante de um plantado na minha opinião é a ciclagem do mesmo. Faço sempre minhas ciclagens num período em torno de dois a três meses, sem pressa. Nesse período faço trocas de água de 80% duas vezes por semana para retirar excessos de nutrientes e evitar a invasão de algas..... A composição das plantas por todo o aqua e o lay-out são importantes de serem bem construídos pois nessa fase irá acontecer o equilíbrio do meio aquático em conjunto com a flora escolhida....... Qual seria o tamanho do aqua, passe todo o SETUP que pretende, caso já saiba exatamente o que tem em mente........

Passo os meus dias salvando a vida, aliviando a dor e o sofrimento dos animais!

 

http://www.reefcorner.org/ , sou moderador e responsável pelos plantados, são todos bem vindos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Estes conselhos são preciosos. É o primeiro plantado que monto, já li algumas coisas mas falta ainda aprender muita coisa.

 

O aqua tem uma capacidade de 96 litros (80x40x40). Hoje, durante o Dia do Laboratório de Biologia Aberto, os alunos colocaram argila expandida no fundo (não sei se é adequada, mas resolvi arriscar) e cobriram-na com seixos de 1 a 1,5 cm. Depois foi ornamentada com granito. Pensei colocar lá algumas plantas mais resistentes, tipo feto de Java e anúbias.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os alunos colocaram argila expandida no fundo (não sei se é adequada, mas resolvi arriscar) e cobriram-na com seixos de 1 a 1,5 cm.

 

é um mau começo... falas de argila espandida tipo "leca" esse material flutua..... e os seixos com esse diametro tambem são muito maus pra plantados....

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, para fetos e anúbias, de qualquer das formas não há grandes preocupações com o substracto...

 

tens razão pra essas plantas não há problema!!! não sei a espessura da camada de seixos, se for uma camada baixa a leca vai flutuar.

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foram 10 Kg de seixo. Fico engraçado, é um seixo claro que fica bem com o granito porfiróide (com cristais grandes de feldspato branco e moscovite (mica branca)), a argila ficou toda tapada, dali não sai.

 

Esta argila é uma má opção apenas por flutuar ou existem outras contraindicações?

 

Se for necessário ainda posso colocar qualquer coisa ali no meio, tipo areia mais fina ou outro tipo de substrato, entre a argila e o seixo. É que ainda não enchi o aquário, ele está em exposição no meio de uma sala, com o resto das actividades...

 

... cabeça de carneiro aberta, a respectiva mioleira devidamente extraída, peça única formada por: laringe, traqueia, pulmões e coração, frescos, além de outros órgãos; animais conservados em formol (bastantes), materiais de geologia, maquetes e trabalhos dos alunos, apresentações em Power Point das nossas matérias, etc. Que tal?

 

Como dizia não enchi o aquário porque tenho que o transportar para outro sítio, mas coloquei um pouco de água a tapar a argila para ver se esta a absorve. Neste momento tenho areia de rio disponível.

Provavelmente, terei ainda que retirar tudo, para descer o aquário por uma escada sem causar grandes desequilíbrios aos carregadores.

 

O que acham?

 

Obrigado

 

Luís Lampreia

Editado por Luís Lampreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luís, realmente não é uma montagem muito adequada a plantados não....... Minhas montagens são muito baratas mesmo, uso laterita como fonte de ferro, húmus de minhoca "in natura" como substrato fértil, e vermiculita para deixar a terra bem fofa e facilitar a penetração das raízes, além disso ambas possuem um alto CTC, O QUE É BEM BENÉFICO...... Por cima de tudo isolo com 10 cm de areia de rio bem fina.

 

hoje podei minhas Hemianthus, vejam como ficou, mas a foto está horrível, pois é de celular e estava chovendo........

 

2103071747vl3.jpg

 

2103071735jw2.jpg

 

Outro aqua ao sol........ com glossos........

 

2103071739nu5.jpg

 

 

2103071745jb4.jpg

Editado por José Maria

Passo os meus dias salvando a vida, aliviando a dor e o sofrimento dos animais!

 

http://www.reefcorner.org/ , sou moderador e responsável pelos plantados, são todos bem vindos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, já me rendi às evidências. Vou desmanchar o que está feito (teria que o fazer de qualquer n«modo, para o transportar para outro piso), tensiono mesmo assim aproveitar alguma argila expandida, colocar húmus de minhoca e areão por cima. Os seixos tmbém poderão entrar para decorar, ficaram giros no conjunto com o granito.

 

Que vos parece

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora está melhor, vai usar iluminação?? CO2?? filtro?? Esse monte de bichos aí da sua sala, você dá aulas de biologia em faculdade ou para nível secundário??

 

 

Hoje montei outro plantado ao sol, hehehe

 

2103071742pt5.jpg

 

2103071741lm9.jpg

Passo os meus dias salvando a vida, aliviando a dor e o sofrimento dos animais!

 

http://www.reefcorner.org/ , sou moderador e responsável pelos plantados, são todos bem vindos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Arranjei húmus de minhoca e vou tapá-lo com alguma areia de rio.

Vou usar iluminação DIY, mas ainda terei que construir o projector, ou adaptar um que lá temos. CO2 poderei fazer o velho sistema caseiro e o filtro vou fazer um de mochila com 2 ou 3 compartimentos. Assim não ocupa espaço interno e como os euros não circulam muito por aqui, vou construí-lo com vidro mineral ou acrílico que temos cá na escola. O que estiver menos riscado.

 

Quanto ao nível de ensino, trata-se de uma escola secundária, mas este ano apanhei apenas o ensino básico (7º e 8º anos - alunos com 12 a 15 anos). Os bichos têmo-los graças a uma das nossas colegas que gosta de os coleccionar e os alunos trazem-lhe os que encontram, os mortos claro. Também conservamos alguns resultantes de experiências nossas, como pintos em várias fases de desenvolvimento no ovo e que não nasceram por alguma razão, corações dissecados, etc.

 

Andei à procura do que é a vermiculite e nada, pode esclarecer-me? Agradecia.

A laterite encontrei: "rocha das regiões tropicais, formada essencialmente por hidróxidos de ferro e alumínio, em regra com concreções pisolíticas", portanto não há por aqui, se calhar a escória vulcânica pode fazer as vezes da laterite. De qualquer forma a água canalizada da nossa zona é muito rica em ferro.

 

Cumprimentos

 

Luís Lampreia

Editado por Luís Lampreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Beleza!

 

A vermiculita é muito usada em jardinagem, deve encontrar nas lojas do ramo, a uso para deixar a terra fofa e facilitar a penetração das raízes. Não sei se em Portugal teria outro nome.........

Passo os meus dias salvando a vida, aliviando a dor e o sofrimento dos animais!

 

http://www.reefcorner.org/ , sou moderador e responsável pelos plantados, são todos bem vindos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Já estive a retirar os materiais do aquário com a ajuda dos alunos, trabalheira... e a separá-los, na semana que vem logo instalarei o aquário. Em vez da vermiculite vou usar a argila expandida, conforme já tinha referido. Afinal esta vai ao fundo, depois de 2 dias de molho a maioria ficou no fundo depois de retirados os seixos de cima.

 

Em relação à colocação do aquário na entrada do pavilhão, colocaram-me outro problema, o aquecimento do ambiente no Verão por aqui. Temos muitos dias com mais de 35ºC e também chegam a ultrapassar os 40ºC. Vai cozer os peixes. O ano passado reparámos num aquário que já tinha trinta e tal graus, tivemos que tirar a tampa para a evaporação provocar algum arrefecimento.

 

José Maria, na região em que mora, que temperaturas costuma ter de verão? Como resolve a situação?

 

Cumprimentos.

Editado por Luís Lampreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.