droncit / tenil vet / formol, qual é q eu uso?? URGENTE


white niger

Recommended Posts

boas................ os meus discus tao com parazitas nas guelrras, tem a respiraçao ofegante, e so respiram por uma guelrra, ja tao assim a alguns dias por isso preciso de ajuda urgentemente,qual o medicamento q eu uso, droncit / tenil vet / formol, qual o mais eficaz ????? por isso pergunto a quem ja teve este problema q medicamento usou e as quantidades de medixcamento por litros de agua

 

 

 

 

obrigado

 

marco

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

sugestão: lê o tópico Morte de Discus!! (ciclideos)

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=5853

 

(link acrescentado pela equipa de moderação, esperamos que não te importes Maria :))

 

Tens la a ajuda que precisas, em relação ao medicamento e quantidades!!

 

 

Maria :cry:

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá !!!

Existem varias marcas de medicamentos cuja composição é o praziquantel, Logo podes usar qualquer marca cuja composição seja só o Praziquantel.

No meu ponto de vista deves usar o praziquantel, pois o formol é muito perigoso (pode matar ) logo o seu manuseamento deve ser feito com muito cuidado!!!

Praziquantel 1 com para 25 litros de água e deve-se repetir o tratamento uma semana após. Existem outra formas e prescrições diferentes, eu faço desta maneira...

Boa Sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas so um reparo, tanto o tenil vet, como droncit ,cada comprimido so contem 50 mg de praziquantel e como diz neste site 4 comprimidos de 200 mg ou seja cada caixa traz 2 comprimidos entao precisaria de 16 caixas por dia "isto se nao me inganei nas contas" ou se ja 6 euros a caixa nao me parece muito viavel

aqui vai o link passem por la pq é bacano.

 

http://pwp.netcabo.pt/amadeum/

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podias tentar usar isso na alimentação...

os teus peixes comem coração de boi (ou algo que possas incluír um comprimido desfeito...e que eles comam como é óbvio)?

 

se sim 1 comprimido de 50 mg por 100 gramas deveria dar...

é o que estou a fazer...estou a fazer mal?

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivam!!!

Antonio Vitor

O praziquantel deve ser utilizado na água, isto porque na comida apenas elimina parasitas internos, já na água elimina parasitas internos e externos, neste caso parasitas das guelras, que é o que nós queremos tratar...Se procurarmos no forum encontramos o nome dos "bichinhos"...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

será?

não sei...

 

os parasitas estão associados ao organismo, sugando sangue (não é assim?), ora se o sangue contiver o tal antiparasitante...

 

os parasitas das guelras quando os peixes comem também receberão uma dose mais elevada do medicamento, concerteza já viram um disco a comer...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal .........................é so para dizer q optei por tratar os peixes com zipyran, comprei no veterenario 50 comprimidos 20€, é a mesma coisa q o droncit e o tenil vet so q e outra marca

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva white niger,

Perguntaste como administrar o zipyran? è similar ao Tenil Vet, ou seja 1 comprimido para 40L e repetir passado 1 semana?

 

Abraço,

Ivo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perguntaste como administrar o zipyran? è similar ao Tenil Vet, ou seja 1 comprimido para 40L e repetir passado 1 semana?

Se a quantidade de Praziquantel por comprimido for igual à quantidade de Praziquantel que encontras no Tenilvet podes/deves usar a mesma quantidade.

Por exmeplo, se for metade do valor (25mg de Prazi. por comprimido) usas 2 comprimidos (vez de 1).

 

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas......... eu nao tou a usar essa dosagem tou a usar a dosagem q vem no site q postei mais a cima , 4 coprimidos (200mg) para cada 100l, nao sei se é exagero, mas o q é certo é q sempre q eu ponho os comprimidos na agua eles segregam um bocado de muco,mas e capaz de ser normal o medicamento na pele eles nao devem se sentir muito bem..................

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 coprimidos (200mg) para cada 100l, nao sei se é exagero

O normal é 50mg (1 comprimido) por cada 25litros de água.

 

sempre q eu ponho os comprimidos na agua eles segregam um bocado de muco,mas e capaz de ser normal o medicamento na pele eles nao devem se sentir muito bem

Cuidado com estes tratamentos. Podem causar stress ao peixe e atrás destes problemas vêm outros...

 

Se fosse a ti juntava também um desfeito à comida (como disse o António mais em cima).

 

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.......

nao vejo porquê juntar na comida se os parazitas sao extriores,se houver alguma explicaçao ilucidem-me sff.

de qualquer das maneiras ja so falta um ficar tratado, todos os outros ja estao bons, nao percebo é porquê q um ainda nao teve melhoras nenhumas continua com uma guelrra completamente colada :D

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá White,

 

Espero que estejas a ter sucesso com o teu tratamento.

Na verdade a opção pelo Praziquantel é também na minha opinião uma opção acertada, depois da temperatura e do sal é talvez o tratamento mais seguro que existe (inclusivé não prejudica o filtro biológico) que na minha opinião deve ser feito na àgua (conforme o Anibal Mota refere) e deverá ser repetido 7 dias depois, pois não actua sobre os ovos.

Quanto ao Disco que ainda não evidenciou melhoras, não desesperes e dá tempo ao tempo pois nem todos os Discus reagem da mesma forma.

 

Não concordo no entanto com o facto de se dizer "não uses Formol", considero que o formol é perigoso (produto altamente cancerigeno) no entanto com um correcto manuseamento é também um tratamento altamente eficaz (já me deu alegrias).

 

Por ultimo resta-me referir que o TenilVet existe também em embalagens de 50 comp. e custa nas farmácias cerca de 28€.

Abraços

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.......

nao vejo porquê juntar na comida se os parazitas sao extriores,se houver alguma explicaçao ilucidem-me sff.

 

já tinha dito... os parasitas estão associados ao hospedeiro, recebem fluidos do hospedeiro...

 

e mesmo que não tivessem associados se virem como um disco come...

sai comer pelas guelras e tudo...logo...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa antonio........ devia ter voltado a ler o topico do prencipio e nao o fiz , ja tinhas explicado ,sory :oops: , mas penso q nao haja necessidade porque o medicamento fica depositado nu fundo do aqua e quado os alimento a comida vai rolando no fundo e fica com o medicamento colado por isso eles tambem injerem o medicamento, agora expliquem-me como é q voces fazem os banhos com sal, q quantidade de sal é q voces usam, ja sei q é banhos de 20 segundos 3 ou 4 vezes ao dia so nao sei a quantidade .

 

agora, para o jorge :wink: quanto aos ovos nao ha problema pq eu ainda nao tive essa sorte, acho q quando eles tremiam todos uns para os outros devia ser comichao causada pelos parasitas ,desde q comecei a fazer o tratamento eles deixaram de tremer :lol:

 

 

visto q ambos sabem como fazer o tratamento do sal expliquem-me sff (os 2) .........................

 

 

agradecimentos

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás desculpado!

:lol:

 

Eu faço banhos de sal a olho...mas sinceramente não cura nada...

e pode estressar os peixes.

 

Estes peixes como peixes inteligente que são podem relacionar a tua presença aos banhos de sal...isto sinceramente não convém, é que os banhos de sal não serão muito confortáveis.

 

Como faço os banhos de sal?

É mesmo banhos tipo 1-2 minutos

até coloco mais sal do que existe no nosso mar! (ligeiramente)

(o oceano acho que tem 33 gramas por litro +/-)

:oops:

 

mas sempre a olho

meto bastante sal...muito sal num balde com 5 litros.

 

mas repito só meto os peixes neste stress em ultimo CASO, quando o peixe tá meio marado aos encontrões a tudo!

 

quando parecer que já estão a bater as botas, volto a colocar no aquário, eles recuperam rápido.

No entanto estes procedimentos não curam!

Os parasitas vão continuar no aquário, mas para aliviar em situações de quase morte...vale a pena...

 

Acho que deves esperar pelos efeitos do medicamento...se os outros curaram este também pode ter ficado curado, isto de ter guelra fechado, só qure dizer que esta está inflamada, pode nem lá existir mais parasitas...

 

tem calma!

Banhos de sal, só para alivio e em ultimo CASO!

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim , eu tenciono continuar so com o tratamento normal ,mas é sempre bom estar-mos imformados sobre outras coisa, nao va um dia precisar :lol:

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora, para o jorge  quanto aos ovos nao ha problema pq eu ainda nao tive essa sorte, acho q quando eles tremiam todos uns para os outros devia ser comichao causada pelos parasitas ,desde q comecei a fazer o tratamento eles deixaram de tremer

Acho que os ovos a que o Jorge se refere são aos ovos dos parasitas e não de discos. :o

 

Os parasitas estão nas guelras dos discos e largam os ovos que vêm para o fundo do aqua. Depois de eclodirem, os "parasitas juvenis" nadam à procura do um hospedeiro.... e voltam a incomodar o disco (atacam novamente as guelras). É um ciclo... :wink:

 

Por isso se deve repetir o tratamento passado 7 dias. O Prazi não faz nada aos ovos (dos parasitas).

 

Como o António disse, não uses banhos de sal. Apesar de nunca ter precisado de utilizar esta "técnica" acho que é bem stressante para o peixe... Preferia deixar os parasitas no discos e esperar... :lol:

Só se o disco estivesse mesmo às portas da morte... :oops:

 

(formol) no entanto com um correcto manuseamento é também um tratamento altamente eficaz (já me deu alegrias).

Também concordo. A meu ver não existem medicamentos perigosos. Depende da maneira como os manuseias.

 

Uma abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas................obrigado por alertares a minha falta de compreensao quanto aos ovos :roll:

 

agora outra coisa, esses parasitas sao bem grandes, nao sao ?? eu digo isto pq apareceu-me no aquario uma lombrigas "microvermes em ponto grande" mortas e enrroladas, q andam pelo aquario conforme a corrente, penso q sejam os parasitas ,nao encontro nenhuma outra explicaçao.

quanto ao discu q ainda tinha uma guelrra colada ja ta a respirar igual pelas 2 , embora a respiraçao ainda seja um pouco ofegante

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Os parasitas, se não me engano, podem atingir 1 ou 2 milimetros.

Penso que o que tens no aqua não são os parasitas que estão a afectar os discos.

 

Esses que viste devem ser fininhos e brancos. Podem ter aí 1cm ou mais... costumam também aparecer muito junto à tona da água "colados" ao vidro.

Podem estar associados ao excesso de matéria orgânica no aqua.

Esses são inofensivos... não te preocupes.

 

Toma um exemplo: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=4940

 

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais