Fertilizante Caseiro


Recommended Posts

Há dezenas de tópicos sobre isso, mas aqui vai na mesma:

 

Para fosfatos:

- KH2PO4 - Dihidrogénio fosfato de potássio (acho eu :mrgreen: )

 

Para potássio:

 

- KCl - Cloreto de Potássio

- KNO3 - Nitrato de Potássio

 

 

 

Há uma calculadora algures no sabe onde dá para calcular as dosagens.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Penso que nas farmácias consegues esses produtos ou alguns deles, mas não tenho a certeza.

É melhor esperar que alguém confirme.

 

Cumprimentos,

Rui Pedro Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

Para ficarem com uma ideia de como preparar um fertilizante caseiro visitem este site. http://aquariofilia.do.sapo.pt/ e vejam a secção de Calculadora de Fertilizantes Caseiros

Onde encontrar estes produtos? Existem sites que vendem online, alias, neste mesmo site, na pagina principal voces encontras lojas que vendem isso.

So para terem uma ideia do que precisam aqui vai:

 

KNO3 - Nitrato de Potássio

KH2PO4 - Fosfato Monopotássico

K2SO4 - Sulfato de Potássio ou KCl - Cloreto de Potássio

 

No entanto, podem não precisar de administrar os 3, a principio nao estao todos estes composto em falta nos vossos aquas. Aconselho-vos a procurarem mais informação aqui no forum.

Fiquem bem

animelogo.gif

Deus proteja os vossos peixes... 8)

IvoDanielMarques@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ou seja... quem ainda não tem, antes de preparar esse fertilizante deve primeiro saber que carências tem, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ou seja... quem ainda não tem, antes de preparar esse fertilizante deve primeiro saber que carências tem, certo?

 

 

Deve ter de fosfatos e de potássio. E administrar consoante seja necessário, dando alguma coisa diariamente.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve ter de fosfatos e de potássio. E administrar consoante seja necessário, dando alguma coisa diariamente.

se bem percebo, é mais observando a reacção das plantas, certo?

 

O que estava a pensar era em começar a comprar (faseadamente por causa dos $$$) os vários testes para depois saber em que tipo de nutrientes tinha carências...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Quero apenas comentar uma coisa, que a meu ver está um bocado mal esclarecida...

 

Não devemos ter fertilizantes só de Potássio e Fosfato, ou só de Potássio e de Nitrato, como me parece que aqui estão a dizer.

Devemos (deveria ser temos) ter fertilizantes de todo o tipo!!!

 

Nunca sabemos que tipo de carências/consumo irão ocorrer no nosso aquário.

Por isso, ninguém pode dizer que o aquário x ou o aquário y, nunca precisará de NO3 ou de PO4... nunca!!

 

E já agora... é minha opinião que se se quer começar com algo complicado como os plantados, deve-se começar de uma vez... ou seja, comprem os fertilizantes e os testes logo... não comprem às "mijinhas". Como é óbvio, podem ir por tentativa e erro, e até porque os testes não fazem milagres... mas que ajudam a eliminar dúvidas e problemas, lá isso ajudam.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo plenamente, os plantados devem serem montados o mais corretamente possível e com tudo que tem direito, se possível........ou estará fardado ao fracasso.........

Passo os meus dias salvando a vida, aliviando a dor e o sofrimento dos animais!

 

http://www.reefcorner.org/ , sou moderador e responsável pelos plantados, são todos bem vindos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois... percebo. Mas isto é tipo, quem não tem unhas não toca guitarra, não é?

 

não podendo comprar os testes todos + fertilizante, parece-me ser melhor comprar logo o fertilizante e ir comprando os testes faseadamente, de forma a poder verificar que valores estão em défice, não achas?

 

O que dizes seria o ideal mas não podendo ser, qualquer dos testes que se opte por comprar em primeiro lugar será, desde logo, uma preciosa ajuda...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois... percebo. Mas isto é tipo, quem não tem unhas não toca guitarra, não é?

 

não podendo comprar os testes todos + fertilizante, parece-me ser melhor comprar logo o fertilizante e ir comprando os testes faseadamente, de forma a poder verificar que valores estão em défice, não achas?

 

O que dizes seria o ideal mas não podendo ser, qualquer dos testes que se opte por comprar em primeiro lugar será, desde logo, uma preciosa ajuda...

 

 

mas são apenas 2 testes que tu precisas o de po4 e o de no3 não é assim tão dispendioso, um conselho compra testes da nutrafim

 

se não tiveres mesmo €€ se fosse eu comprava o teste de po4 e os fertelizantes de po4 e de potacio e assim que consegui-se (o mais rapido possivel) comprava o teste de no3 e o fertelizante de no3, pois no inicio teras (em prencipio muito no3 disponivel ) isto se o aquario já tiver montado, se ainda fores montar teras amonia e nitritos pelo que o teste de nitratos(no3) não os vai detectar

Editado por a_feijao

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas são apenas 2 testes que tu precisas o de po4 e o de no3 não é assim tão dispendioso, um conselho compra testes da nutrafim

 

se não tiveres mesmo €€ se fosse eu comprava o teste de po4 e os fertelizantes de po4 e de potacio e assim que consegui-se (o mais rapido possivel) comprava o teste de no3 e o fertelizante de no3, pois no inicio teras (em prencipio muito no3 disponivel ) isto se o aquario já tiver montado, se ainda fores montar teras amonia e nitritos pelo que o teste de nitratos(no3) não os vai detectar

De nitratos estou eu bem servido :) Tenho os valores nos 10 e nunca consigo descer para os 5...

 

E tenho também o teste de Nitratos (NO3). Os testes que me pareciam ser importantes para saber o que fertilizar eram mais os de ferro, potássio, fósforo, magnésio, cobre, etc, etc.

 

Mas se calhar estou errado...

 

A minha lógica é: porque hei-de estar a dar às plantas determinados nutrientes que já existam em quantidade suficiente na minha água? Preferia só adicionar os nutrientes que estejam em falta. Era para isso que contava com os testes.

 

EDIT: porque aconselhas os da Nutrafin? São mais exactos que os da Sera? É uma questão de gosto pessoal? OB!

Editado por plisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nitratos estou eu bem servido Tenho os valores nos 10 e nunca consigo descer para os 5...

 

 

E tenho também o teste de Nitratos (NO3). Os testes que me pareciam ser importantes para saber o que fertilizar eram mais os de ferro, potássio, fósforo, magnésio, cobre, etc, etc.

Mas se calhar estou errado...

 

o de potacio não existe ( existir existe mas não para nós....)

ferro, magnesio, cobre são micro nutrientes absorvidos em poucas quantidades, as tpa´s e a adição de um fertilizante de micros de vez em quando são o suficiente.

pelos vistos só precisas mesmo do teste de po4

 

A minha lógica é: porque hei-de estar a dar às plantas determinados nutrientes que já existam em quantidade suficiente na minha água? Preferia só adicionar os nutrientes que estejam em falta. Era para isso que contava com os testes.

mesmo que tivesses esses testes todos que eu acho dispensaveis não tou a ver ninguem com vontade de os fazer todos eles regularmente ias-te fartar (digo eu que nasci cansado :) )

 

EDIT: porque aconselhas os da Nutrafin? São mais exactos que os da Sera? É uma questão de gosto pessoal? OB!

 

trazem pipetas os da sera não, são mais baratos, os conta gotas são de mmuuuito melhor qualidade, quanto a serem exatos acho que são os dois.

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Deixo só uma pergunta:

 

A minha lógica é: porque hei-de estar a dar às plantas determinados nutrientes que já existam em quantidade suficiente na minha água? Preferia só adicionar os nutrientes que estejam em falta. Era para isso que contava com os testes.

E no dia em que as tuas plantas consumirem os nitratos todos (por exemplo)?

O que se passa hoje, não quer dizer que se passe amanhã...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.