Visitante Publicado Março 28, 2004 Publicado Março 28, 2004 Colegas... Gostava de saber se fosse possível,na chamada dança de amor quem tem mais iniciativa se é o macho ou a fémea. Tenho a impressão que se está a formar um casal;malbore redxdiamante azul,andam sempre juntos,brigam muitas vezes com os outros e na altura do comer nem se fala,nunca os vi brigar um com o outro.Já os vi limpar o vidro várias vezes e sempre no mesmo local. Têm aproximadamente 1 ano. Tenho algumas dicas para tentar saber os seus sexos,mas acho que nâo chega. Até mais..
nunomiguel Publicado: Março 29, 2004 Publicado: Março 29, 2004 Gostava de saber se fosse possível,na chamada dança de amor quem tem mais iniciativa se é o macho ou a fémea. No meu caso são sempre as fêmeas... Mas não sei se está provado que é o macho ou a fêmea... Já os vi limpar o vidro várias vezes e sempre no mesmo local. Isto faz parte do acasalamento. Depois de escolherem o local limpam-no para posteriormente colocarem os ovos. Têm aproximadamente 1 ano. Acho que ainda são novos para obter posturas com sucesso. Segundo sei os machos atingem a maturidade mais tarde que as fêmeas (~18 meses). Outra coisa, as fêmeas quando começam a fazer posturas muito cedo ficam com o crescimento afectado, ou seja, deixam de crescer. Isto não invalida que não consigam ser "mães" no futuro... Apenas não conseguem atingir o tamanho "XXL"... :D Um abraço, Nuno Cumprimentos, Nuno
Visitante Publicado: Março 30, 2004 Publicado: Março 30, 2004 Olá a todos, em relação á dança que falam tanto o macho como a femea tomam a iniciativa e ás vezes alternadamente. Quanto a limpar o vidro aí sim normalmente a femea fá-lo com mais frequencia, isto não quer dizer que os machos não o façam. Quanto á idade, realmente com um ano é um pouco cedo mas se assim acontecer o que vais fazer para os evitar de seguirem o seu instinto?
nunomiguel Publicado: Março 30, 2004 Publicado: Março 30, 2004 Eheh.. esta foi boa Nuno!! Bem lembrado. Quanto á idade, realmente com um ano é um pouco cedo mas se assim acontecer o que vais fazer para os evitar de seguirem o seu instinto? De facto é um problema... Só mesmo se separares os dois... Se continuarem juntos o mais provável é a fêmea colocar ovos (as fêmeas atingem a maturidade sexual mais cedo). Aí temos de pensar: ou corres o risco e ficas com uma "fêmea anã" ou vendes um dos dois para ficar com a fêmea "XXL". Se a fêmea for "grandita" eu preferia ficar com os dois e deixar a natureza seguir o seu curso... Aliás, será que no seu habitat os "papás discos" não deixam as fêmeas sairem antes "dos 18 anos"??? Humm... não me parece... Um abraço, Nuno Cumprimentos, Nuno
Visitante Publicado: Março 30, 2004 Publicado: Março 30, 2004 Oi.. pessoal... Parece-me que aquele namoro dos meus discos foi só de passagem.Andam sempre juntos mas namoram pouco.Será normal dar-lhe isto?!!!! Será por serem ainda novos? Vos espero...
nunomiguel Publicado: Março 30, 2004 Publicado: Março 30, 2004 Viva, Certamente que ainda vais ver muito mais... É perfeitamente normal. Existem muitos casais que põe ovos todas as semanas... outros de 15 em 15 dias... uns põe 2 ou 3 vezes e depois param uns tempos... É mesmo assim... Um abraço, Nuno Cumprimentos, Nuno
Recommended Posts