Recommended Posts

Publicado

Colegas...

Gostava de saber se fosse possível,na chamada dança de amor quem tem mais iniciativa se é o macho ou a fémea.

Tenho a impressão que se está a formar um casal;malbore redxdiamante azul,andam sempre juntos,brigam muitas vezes com os outros e na altura do comer nem se fala,nunca os vi brigar um com o outro.Já os vi limpar o vidro várias vezes e sempre no mesmo local.

Têm aproximadamente 1 ano.

Tenho algumas dicas para tentar saber os seus sexos,mas acho que nâo chega.

Até mais..

Publicado:
Gostava de saber se fosse possível,na chamada dança de amor quem tem mais iniciativa se é o macho ou a fémea.

No meu caso são sempre as fêmeas... Mas não sei se está provado que é o macho ou a fêmea...

Já os vi limpar o vidro várias vezes e sempre no mesmo local.

Isto faz parte do acasalamento. Depois de escolherem o local limpam-no para posteriormente colocarem os ovos.

Têm aproximadamente 1 ano.

Acho que ainda são novos para obter posturas com sucesso.

Segundo sei os machos atingem a maturidade mais tarde que as fêmeas (~18 meses).

Outra coisa, as fêmeas quando começam a fazer posturas muito cedo ficam com o crescimento afectado, ou seja, deixam de crescer. Isto não invalida que não consigam ser "mães" no futuro... Apenas não conseguem atingir o tamanho "XXL"... :D

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Olá a todos,

em relação á dança que falam tanto o macho como a femea tomam a iniciativa e ás vezes alternadamente.

Quanto a limpar o vidro aí sim normalmente a femea fá-lo com mais frequencia, isto não quer dizer que os machos não o façam.

Quanto á idade, realmente com um ano é um pouco cedo mas se assim acontecer o que vais fazer para os evitar de seguirem o seu instinto?

Publicado:

Eheh.. :lol: esta foi boa Nuno!! Bem lembrado. :lol:

Quanto á idade, realmente com um ano é um pouco cedo mas se assim acontecer o que vais fazer para os evitar de seguirem o seu instinto?

De facto é um problema... :lol:

Só mesmo se separares os dois... Se continuarem juntos o mais provável é a fêmea colocar ovos (as fêmeas atingem a maturidade sexual mais cedo).

Aí temos de pensar: ou corres o risco e ficas com uma "fêmea anã" ou vendes um dos dois para ficar com a fêmea "XXL". Se a fêmea for "grandita" eu preferia ficar com os dois e deixar a natureza seguir o seu curso...

Aliás, será que no seu habitat os "papás discos" não deixam as fêmeas sairem antes "dos 18 anos"??? :) Humm... não me parece... :lol:

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Oi.. pessoal...

Parece-me que aquele namoro dos meus discos foi só de passagem.Andam sempre juntos mas namoram pouco.Será normal dar-lhe isto?!!!!

Será por serem ainda novos?

Vos espero...

Publicado:

Viva,

Certamente que ainda vais ver muito mais... É perfeitamente normal.

Existem muitos casais que põe ovos todas as semanas... outros de 15 em 15 dias... uns põe 2 ou 3 vezes e depois param uns tempos...

É mesmo assim... :oops:

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno