Preciso D Ajuda


Recommended Posts

Boas

 

A primeira "perguntação" destina-se aos proprietários de difusores de CO2 da Elos, o ATO20 ou similares

 

:arrow: A cerâmica começa a apresentar sujidade, qual a melhor maneira de a limpar ?

 

A segunda perguntação, destina-se aos proprietários de canetas de medição de pH

 

:arrow: Pois,...comprei uma caneta ATC pH-009(II), e as intruções que acompanham em inglês, é pior do que aquele que eu falo e ou escrevo, nem das docas é :crazyeyes:

 

A minha questão é se alguem me dá umas dicas de como calibrar esta "coisa"

 

Cmpts

SeMpRe A aPrEnDeR

 

Paul08

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A segunda perguntação, destina-se aos proprietários de canetas de medição de pH

 

:arrow: Pois,...comprei uma caneta ATC pH-009(II), e as intruções que acompanham em inglês, é pior do que aquele que eu falo e ou escrevo, nem das docas é :crazyeyes:

 

A minha questão é se alguem me dá umas dicas de como calibrar esta "coisa"

 

Cmpts

Viva,

 

Passo já directo para a segunda questão.

Pelo que me lembro a calibração desses aparelhometros é manual em dois pontos. Um de pH 4 e outro de pH 7. O que tens que fazer, grosso modo é lavar bem o electrodo e depois megulhar na solução de pH4, rodas o parafuso dos 4 até o mostrador apresentar uma leirura de 4.01. Fazes o mesmo procedimento para o parafuso dos 7, mergulhando o electrodo, previamente limpo, na solução de 7. (Eu suponho que este modelo até só tem um parafuso, mas é a mesma coisa)

Depois, é só lavar novamente o electrodo e usar.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para pergunta a 2, a minha caneta só tem um parafuso e como os meus aquas são de ph alto custumo mergulhar na soluçao ph7, e rodar parafuso até ter valor 7 depois repito o procedimento mas com uma solução ph10.

 

abraço

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Passo já directo para a segunda questão.

Pelo que me lembro a calibração desses aparelhometros é manual em dois pontos. Um de pH 4 e outro de pH 7. O que tens que fazer, grosso modo é lavar bem o electrodo e depois megulhar na solução de pH4, rodas o parafuso dos 4 até o mostrador apresentar uma leirura de 4.01. Fazes o mesmo procedimento para o parafuso dos 7, mergulhando o electrodo, previamente limpo, na solução de 7. (Eu suponho que este modelo até só tem um parafuso, mas é a mesma coisa)

Depois, é só lavar novamente o electrodo e usar.

 

Cmprts,

Luis.Dias

 

 

Para pergunta a 2, a minha caneta só tem um parafuso e como os meus aquas são de ph alto custumo mergulhar na soluçao ph7, e rodar parafuso até ter valor 7 depois repito o procedimento mas com uma solução ph10.

 

abraço

 

Ok, obrigado a ambos os 2 :crazyeyes: vou tratar da calibração, depois digo qualquer coisa :arrow:

SeMpRe A aPrEnDeR

 

Paul08

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Nas aulas de quimica, a melhor forma de calibrar essas canetas era usar agua destilada, é neutra, ou seja, pH=7.

Não leves a mal... mas se calhar estavas um bocado distraído nas aulas de química.

Água destilada, só para lavar entre calibrações e medições. Nunca para calibrar. Aliás, ninguém te garante que a água destilada não tem gases dissolvidos, tais como o CO2 que faz com que o seu pH baixe. E como a água é destilada, está desprovida de qualquer poder tampão, logo muito má para calibrar, pois deve-se usar uma solução tampão, de modo a que o seu pH não varie facilmente. Coisa que não acontece na água destilada...

 

Dependendo do método de calibração, deve-se usar diferentes tampões para calibrar o medidor de pH.

 

Quanto à pergunta do difusor... se usares a pesquisa, encontras a resposta facilmente:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=42476

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tens razão... agora que falas nisso lembro-me que usava a água destilada só para lavar o equipamento. Por acaso não foi uma matéria muito interessante na altura, mas agora que pretendo iniciar-me no mundo da aquariofilia já vejo que devia ter prestado atenção às aulas práticas de quimica.

 

Obrigado por corrigires a asneira que disse e peço desculpa pelo erro. Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não tens que pedir desculpa.

Eu corrigi o que disseste, não para dizer que sei mais que tu... mas sim para evitar que alguém fizesse isso, e desse mau resultado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.