Crescimento Vertical


silver_fox

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um plantado de +/- 50L com 72w de luz (2x36W 6500k pois sao bastantes watts e talvez seja daqui o problema...) e possuo varias plantas de caule, Hygrophilas, Limnophilas, Mayacas e Alternanteras, o que se passa e' que apenas as limnophilas crescem mesmo a direito, as outras curvam-se e muitas vezes nao chegam a criar altura (apesar de terem bom crescimento e' de lado...)

 

 

 

Nao encontrei nenhuma carencia de nutrientes que fizesse isso, sera do espectro de cor das lampadas? do excesso de luz? e' que nao tenho algas e as limnophilas crescem como deve ser...

 

obrigado

Editado por silver_fox

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho um plantado de +/- 50L com 72w de luz (2x36W 6500k pois sao bastantes watts e talvez seja daqui o problema...) e possuo varias plantas de caule, Hygrophilas, Limnophilas, Mayacas e Alternanteras, o que se passa e' que apenas as limnophilas crescem mesmo a direito, as outras curvam-se e muitas vezes nao chegam a criar altura (apesar de terem bom crescimento e' de lado...)

Nao encontrei nenhuma carencia de nutrientes que fizesse isso, sera do espectro de cor das lampadas? do excesso de luz? e' que nao tenho algas e as limnophilas crescem como deve ser...

 

obrigado

 

Boas,

Pelo que dizes, que elas apesar de não crescerem am altura crescem bem para os lados parece ser da luz...

experimenta a afastar a calha do aqua, ou a reduzir um pouco o tempo de luz... só uma ideia, não tenho a certeza se resulta.

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá sempre (duas vezes!) que introduzi um pouco de luz com T mais baixa, por volta dos 4000K, as plantas explodiram para cima! NUm dos casos as algas também explodiram, o outro está-se a dar agora e por enquanto não há algas - tenho 18W a 4000K mais 35W a 6400K.

 

Já li algures que a T mais baixa leva ao crescimento vertical, aliás nas estufas (para plantas terrestres) usa-se uma combinação 2700K + 6400K. Para plantas aquáticas, os 2700K é baixo demais (penetra mal na água), daí os 4000K....

 

Mas se só tens uma lâmpada, parece-me má ideia meter uma de 4000K e mais nada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, obrigado pelas respostas!

 

a minha calha e' de 2x36W, e por acaso tenho aqui uma lampada de 4200K, sera que devo trocar uma 6500K por essa?

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei!!! As experiências variam de pessoa para pessoa, só tentando é que se sabe. Se o aquário for muito alto (mais de 50 ou 60 cm), a T mais baixa não penetra tanto até ao fundo e não é aconselhável... Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

silver_fox, usa lâmpadas de 6000-6500 K e não te preocupes mais com isso. Além de ficar o aquário com uma côr mais agradável, as plantas crescerão melhor, na minha opinião.

Toma atenção que folhas "tortas" que supostamente deveriam crescer na vertical e ficam na horizontal, pode também ser devido ao facto de ter muita luz. Eu costumo notar isso nas minhas Echinodorus tenellus, que de vez em quando parece até que têm carências de cálcio, pois as folhas ficam onduladas ligeiramente. Ora tal deve-se ao facto, na minha opinião, de ter luz a mais... (55W para 37,5 litros teóricos).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao deve ser isso, apenas achei estranho, especialmente as mayacas introduzi-as na 5a passada e nao cresceram nada para cima, enrolaram-se quase, mas ja tem novos rebentos e começaram a ganhar uma cor avermelhada

 

obrigado pelas opinioes :D

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

silver_fox, usa lâmpadas de 6000-6500 K e não te preocupes mais com isso. Além de ficar o aquário com uma côr mais agradável, as plantas crescerão melhor, na minha opinião.

 

 

(lá vamos nós outra vez!... já lá vão umas semanas desde a última "pega")

 

Olá!

 

Não concordo. Primero, a cor é questão de gosto - desde que meti a lâmpada com 4000K os peixes de cor vermelha (killies!) ficaram muito mais realçados.

 

Segundo, a temperatura de cor média ao longo do dia é cerca de 4000K, que também corresponde às 10h (nos trópicos). Isto não pode ser mau!

 

Terceiro, há imensas fontes a dizer que convém realmente ter iluminação nas duas gamas de T simultaneamente, veja-se por ex. (mas encontram-se milhentas) a p.6 de

 

http://www.jbl.de/uk/downloads/uk_solar_light.pdf

 

Do meu ponto de vista, vai depender do resto das condições do aquário, portanto repito: as experiências não são repetíveis; mas em teoria, ter uma parte da iluminação em 4000K é aconselhável. A prática, essa, pode ser bem diferente!

 

cumprimentos

 

NUno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno.

 

Mas podemos discutir à vontade... aliás, o Fórum serve para isso mesmo.

 

Não concordo. Primero, a cor é questão de gosto - desde que meti a lâmpada com 4000K os peixes de cor vermelha (killies!) ficaram muito mais realçados.

Sim... gostar ou não, é tudo questão de gosto pessoal. Há também quem coloque lâmpadas azuis (actínicas) para realçar os azuis de muitos peixes.

 

Segundo, a temperatura de cor média ao longo do dia é cerca de 4000K, que também corresponde às 10h (nos trópicos). Isto não pode ser mau!

Sim... também já li esse "manual"/artigo da JBL. Se fôr só para criar plantas, muito provavelmente 4000 K é o ideal... mas como côr num aquário, sendo este uma peça de decoração, creio que fica mal... mas lá está, são gostos.

 

Terceiro, há imensas fontes a dizer que convém realmente ter iluminação nas duas gamas de T simultaneamente, veja-se por ex. (mas encontram-se milhentas) a p.6 de

 

http://www.jbl.de/uk/downloads/uk_solar_light.pdf

Mas eu nunca disse o contrário... como a calha que o silver_fox está a usar tem somente 2 lâmpadas, é minha opinião que ele use as duas lâmpadas com espectros entre 6000 e 6500 K. Mesmo que coloque uma de 6500 e a outra de 4000 K, é minha opinião que a côr fica má. Já o vi, e não gostei...

 

Eu quando aconselho daylight e não coolwhite, ou alguma conjugação entre elas, é porque as lâmpadas são em número pequeno, e colocando metade da luz a 4000 K, é minha opinião, que fica mal. Não que as plantas cresçam pior (não deixei bem esclarecido), mas eu entendo o aquário plantado também como um objecto de decoração. E é consenso, pelo menos costuma, que a côr mais agradável à vista para um plantado, se situa entre os 6000 e 10000 K.

 

Eu aconselhei as 2 lâmpadas devido a isto:

a minha calha e' de 2x36W, e por acaso tenho aqui uma lampada de 4200K, sera que devo trocar uma 6500K por essa?

 

A prática, essa, pode ser bem diferente!

Quanto a isso, só posso dar a minha opinião...

Eu uso daylight somente, e prefiro a outra coisa qualquer.

Até para tirar fotos... para fotos, melhor só mesmo 8000-10000 K.

 

Mas lá está... são opiniões.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Tou com esse problema de uma planta tar a curvar..

Tenho uma power-glo de 15w tem um espectro de luz de 1800k num de 60litros..

O que devo fazer? substituir a lampada?

 

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Tou com esse problema de uma planta tar a curvar..

Tenho uma power-glo de 15w tem um espectro de luz de 1800k num de 60litros..

O que devo fazer? substituir a lampada?

Cump.

 

Olá, mas viste bem?.... 1800 K de temperature de cor?.... olha que não!!! Verifica lá isso sff!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, mas viste bem?.... 1800 K de temperature de cor?.... olha que não!!! Verifica lá isso sff!

 

Boas!

Dá uma olhadela..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Bem... não sei quem é que escreveu isso, mas não revela grande sabedoria.

Numa parte dizem, para evitar lâmpadas fluorescentes de luz branca (luz do dia), e no outro já dizem para usar lâmpadas com espectros da ordem de 5800 K... enfim.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Dá uma olhadela..

 

já dei... e é 18000 K, não 1800K! É mais indicada para aquários muito altos, mas já que gastaste dinheiro, eu deixaria essa até perfazer os tais 6 meses a 1 ano, e depois metia uma 6500K ou semelhante!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais