Algas - O Que Fazer?


spyrifex

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Preciso de uma pequena ajuda.

 

Tenho um aqua com:

 

300 l,

filtro Fluval 1000 l/h,

cabeça motorizada

Tenho neste momento cerca de 10 ciclídeos malawi

Ph = 8.2

Nitratos e Nitritos em valores mto baixos.

 

Começaram-me há umas semanas a aparecer umas algas castanhas que formas uma patine nas rochas e se agarram também aos vidros. Depois de me terem aparecido estas algas já me morreram alguns peixes. Não sei se estará relacionado. Os peixes que morreram andaram um dia ou dois muito parados, sempre no mesmo sitio, e como não tenho onde os colocar acabaram por morrer. (mesmo fazendo TPA's)

 

Numa loja disseram-me para aumentar o tempo de luz (estou a dar 7.30 h) que as algas ficavam verdes e os peixes acabavam por as comer. Fiz isso, mas não ficaram verdes.

 

 

A morte dos peixes estará relacionada com as algas? Existe alguma maneira ou algum produto que se possa colocar para acabar com estas algas? é que também achoq ue são inestéticas.

 

Obrigado.

 

CB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Quais são as medidas do aquário e quantos watts tens de luz?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com essa altura e esses watts não devias ter problemas de algas. Má circulação da água?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Não tenho o aquário exposto à luz solar. O escritório onde o tenho tem luz natural, mas nem é muita.

 

Tenho também uma bomba motorizada que mantenho sempre no máximo e o filtro é de 1000 l/h. Penso que será suficiente para uma boa circulação....digo eu... :)

 

Por agora as algas parecem controladas. Deixaram de se expandir rapidamente como acontecia antes. As 7.30 h de luz são adequadas ou acham que devo mudar o tempo de exposição?

 

Vou colocar uma foto do aquário assim que possível

 

obrigado.

 

CB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Preciso de uma pequena ajuda.

 

Tenho um aqua com:

 

300 l,

filtro Fluval 1000 l/h,

cabeça motorizada

Tenho neste momento cerca de 10 ciclídeos malawi

Ph = 8.2

Nitratos e Nitritos em valores mto baixos.

 

Começaram-me há umas semanas a aparecer umas algas castanhas que formas uma patine nas rochas e se agarram também aos vidros. Depois de me terem aparecido estas algas já me morreram alguns peixes. Não sei se estará relacionado. Os peixes que morreram andaram um dia ou dois muito parados, sempre no mesmo sitio, e como não tenho onde os colocar acabaram por morrer. (mesmo fazendo TPA's)

 

Numa loja disseram-me para aumentar o tempo de luz (estou a dar 7.30 h) que as algas ficavam verdes e os peixes acabavam por as comer. Fiz isso, mas não ficaram verdes.

A morte dos peixes estará relacionada com as algas? Existe alguma maneira ou algum produto que se possa colocar para acabar com estas algas? é que também achoq ue são inestéticas.

 

Obrigado.

 

CB

 

Amigo spyrifex!

Por acaso até tem pois está indirectamente ligado. Tenta compreender o ciclo do azoto na água e logo concluirás que o aparecimento de algas se deve em primeiro lugar aos excessos de alimentação e de peixes no tanque pois vão poluir demasiado a água e só depois virá a quantidade e qualidade da luz.

Dizes que tens nitritos e nitratos em valores muito baixos, mas esses valores são mensuraveis apesar de serem transformados e consumidos, o que significa que sobram para as algas se desenvolverem sem concorrência pois as plantas já tem de sobra, ou talvêz nem existam de todo. Depois ainda que em valores realmente baixos podem mesmo assim provocar danos nos animais.

Vê lá então se lês algo sobre o tal ciclo e tenta acima de tudo compreendê-lo, isso é o mais importante.

Como medida de urgência trata de fazer uma TPA grande e depois outras menores mas com frequência e reduz a comida que forneces aos peixes, vais ver que eles ainda agradecem mais... Boa sorte :?:

Editado por Cacau
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.