Aquario Ciclideos Africanos


paulojvf

Recommended Posts

gostava de saber que filtro devo usar num aquario da rene de 150x50x70 queria uma opçao não muito dispendiosa mas eficiente

 

Depende do número de peixes.

 

Mas optaria por um rena xp3 + fluval 4 plus. O conjunto anda nos 200 euros.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
gostava de saber que filtro devo usar num aquario da rene de 150x50x70 queria uma opçao não muito dispendiosa mas eficiente

 

 

Um tanque desse tamanho dá 525L brutos.

Mesmo que se desconte a decoração, estaremos a falar de uns 400 e qualquer coisa litros de água.

 

Ciclídeos de Malawi fazem muita, muita porcaria, e tens de te assegurar que a água está sempre em fantásticas condições.

 

Assim, na minha opinião, precisarás no mínimo de filtrar 10x a água do teu tanque a cada hora.

 

Tendo isso em mente, precisarias de um filtro com uma capacidade de 4000L/hora ou mais, de preferência mais.

Um filtro desses é caro, muito caro.

 

Quanto a mim ficarias com uma solução muito mais barata e eficiente se optares por instalar um sump por debaixo do teu aquário.

Aí ficarias limitado apenas pela capacidade da bomba de retorno e pelos furos de captura de água.

 

Não te preocupes com a ondulação ou correntes dentro do tanque, eles adoram isso.

 

Eu tenho um sump no meu tanque de mbunas e é uma maravilha.

 

E se tiveres jeito podes construir tu próprio o teu sump, aproveitando um tanque mais pequeno (60cm ou 80cm de frente é mais que suficiente) ou construíndo-o de raiz.

 

Com uma boa bomba de retorno e umas power heads para garantires que não há dead spots dentro do tanque, fica fabuloso, e os teus peixes agradecerão com inúmeras horas de correrias e razias e alevins... :P

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...Assim, na minha opinião, precisarás no mínimo de filtrar 10x a água do teu tanque a cada hora...

 

 

Não achas para mínimo 10x um exagero ??

Eu tenho cerca de 7 vezes com uma boa circulação, TPA semanal e aspiração de fundo, é mais que suficiente!

Um abraço

Editado por joao marques

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho cerca de 7 vezes com uma boa circulação, TPA semanal e aspiração de fundo, é mais que suficiente!

Um abraço

 

 

 

Concordo na perfeição João.

 

Um abração,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende do número de peixes.

 

Mas optaria por um rena xp3 + fluval 4 plus. O conjunto anda nos 200 euros.

 

Um abraço

 

A opção mais barata e bastante eficaz! Se necessário acrescentar mais um fluval 4 plus.

 

abraço

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais