Akadama


Recommended Posts

Boas...

 

Tenho um aqua com as seguintes dimensoes... 50*25*24 (+-)

 

Quantos kilos de akadama preciso?

 

cumps

 

Boas...

 

feitas as continhas 5dm x 2.5dm=12.5dm2 (área do aqua)

 

12.5dm2 x 0.5dm(5cm de altura de akadama) = 6.25dm3 <=> 6.25 litros de akadama para teres uma altura de 5 cm.

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

feitas as continhas 5dm x 2.5dm=12.5dm2 (área do aqua)

 

12.5dm2 x 0.5dm(5cm de altura de akadama) = 6.25dm3 <=> 6.25 litros de akadama para teres uma altura de 5 cm.

 

Abraço

Exacto.

Por isso bernardosales, já sabes, compras um saco de 15litros que é os que há e depois compras mais um aquário igual a esse!

eehehehe :wink:

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando o topico criado....eu ja estive a ler topicos acerca da akadama mas ainda tenho umas duvidas que gostava que me esclerecesse... eu como postei noutro topico estou em vias de fazer uma mudança para um aquario maior (160Cx60AX40L)

 

Dá para por só substrato de akadama? fica um substrato fertil? ou é preferivel uma camada de substrato proprio com areão por cima (como tenho no aquario actual e estava a pensar em fazer..)

 

Quais as vantagens da akadama?

 

Li que a akadama inicialmente, durante a ciclagem faz baixar o Ph...quanto? é que eu qd fizer a mudança para o aquario maior os peixes nesse prorpio dia vao ter de ficar desse aquario....

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

No que diz respeito ao PH, eu fiz uma montagem com 8 litros de Akadama misturado com 6 litros de ADA Aqua Soil Amazonica, e o meu PH passado 2 semanas ainda esta com 5.5, hoje fiz um TPA de 50% para ver se consigo subir um pouco isto, mas posso ja adiantar que dificilmente vais colocar la os peixes no dia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi bernardo...sim essa akadama dos bonsais é boa.penso que ha uma akadama que é inerte, e outra mais cara , a akadama especial que deve ter alguns nutrientes(corrijam-me se estiver errado)..mas sim , se for akadama para bonsais podes utilizar a vontade..

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a akadama tem toda micros, de maneira igual, a "especial" difere na granulometria e no tempo de cozedura, e' mais dura e fina

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a akadama tem toda micros, de maneira igual, a "especial" difere na granulometria e no tempo de cozedura, e' mais dura e fina

E dura muito mais sem se desfazer, porque a akadama especial é muito dura em comparação com a outra!

 

Estéticamente também fica mais bonita e o que mais custa é dar os 30€ que pedem por ela, mas se fosse hoje, comprava outra vez como quando comprei na Horizonte Aquático(passe a publicidade).

E até para plantar as plantas e prás raízes é muito melhor.

 

 

Abraços,

Bernardo Gordo

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Akadama Especial custa 30€ os 15kg ?? Não existem sacos mais pequenos ou onde vendam ao kg ?

 

 

Boas,

 

A akadama é vendida ao litro e nao ao Kg, o saco a que te referes é de 15 litros, esse saco é o normal e penso que unico, contudo podes sempre comprar os litros que quiseres, eu comprei 8 litros no horto da Boavista, só que nao te esqueças que 1 KG de akadama é bem mais do que 1 Litro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto de coisas sólidas vendidas ao litro baralham-me sempre ! hehehe :wink:

 

Mas a Akadama vendida em "lojas" de jardinagem e afins serve para o aqua ? E nesses sitio vendem a especial tb ou só a normal ?

 

 

Já agora ninguem da linha de Sintra/Cascais têm por ai meio saquinho da especial para venda ? :shock:

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto de coisas sólidas vendidas ao litro baralham-me sempre ! hehehe :D

 

Mas a Akadama vendida em "lojas" de jardinagem e afins serve para o aqua ? E nesses sitio vendem a especial tb ou só a normal ?

Já agora ninguem da linha de Sintra/Cascais têm por ai meio saquinho da especial para venda ? :wink:

 

Cumps.

 

 

Serve...em Sintra há uma loja que tem muitos Bonsais e fui lá e a akadama tava esgotada, e ela disse-me que esgota porque o ppl dos aquarios vai la buscar tudo loool

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No AKI parece que têm Akadama para bonsais.

 

Quando referiram que o Akadama especial é mais rijo isso não quer dizer que o normal fique em lama pois não ? banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No AKI parece que têm Akadama para bonsais.

 

Quando referiram que o Akadama especial é mais rijo isso não quer dizer que o normal fique em lama pois não ? banana rock

 

 

e qual é o preço??? nunca vi akadama tipo lamaçal, acho k podes estar descansado lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No AKI parece que têm Akadama para bonsais.

 

Quando referiram que o Akadama especial é mais rijo isso não quer dizer que o normal fique em lama pois não ? banana rock

 

Boas jvidia,

 

eu também me meti agora recentemente na akadama e julgo que ficar em barro só mesmo ao fim de uns anitos (e mesmo assim não sei...), mas haverá certamente alguém com mais experiência do que eu para te esclarecer essa dúvida

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bernardo, vi por aqui alguém falar em sacos de 2Kg a 3€ no aki ou leroy n sei bem banana rock

 

Tenho de ver isso, pois não queria usar areão normal desta vez.

 

Já agora, se usar Akadama devo pôr por baixo um substrato fertil tb ?

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas como distingo a akadama especial da normal??? é q no aki existe mas tem um tom mt escuro quase negro com uma consistençia fraca (nao gostei mt do aspecto)... e li a sua composição e tem uma mistura de akadama, turfa e grava... mas numja loja de bonsais aqui em setubal vi um akadama mt mais claro e com aspecto consistente!

 

Para o pessoal da margem sul mais propriamente na Costa da caparica existe 1 loja tipo armazem de bonsais q tb lá vendem akadama e axo q lá tem de todo o tipo de akadama.... nao sei explicar onde fica mas posso dar 1 ponto de referencia fica ao lado de 1 restaurante mt conhecido de Rodizio Brazileiro de nome SABOR MINEIRO.

 

Eu só nao vou lá pq nao me apetece mesmo fazer 30km para comprar akadama.. lololol

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bernardo, vi por aqui alguém falar em sacos de 2Kg a 3€ no aki ou leroy n sei bem banana rock

 

Tenho de ver isso, pois não queria usar areão normal desta vez.

 

Já agora, se usar Akadama devo pôr por baixo um substrato fertil tb ?

 

sim pelo q sei deves de por substrato fertil para completares o substrato.... tb ja ouvi por ai q turfa é 1 bom complemento... (atençao q a turfa baixa o ph da agua)

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim pelo q sei deves de por substrato fertil para completares o substrato.... tb ja ouvi por ai q turfa é 1 bom complemento... (atençao q a turfa baixa o ph da agua)

 

alem de baixar o pH da água esta fica um pouco acastanhada tipo chá...

 

Também concordo que se deve por substratco, embora a akadama seja rica em micronutrientes, julgo que o substracto poder´s corrigir alguma carência que a akadama apresente...

 

aqui ficam 2 excelentes links sobre substractos:

 

-http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=33662

-http://pwp.netcabo.pt/aquaeden/links.htm

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.