Recommended Posts

Tenho um Comunitario plantado de 225L, ate hoje tinha uma calha 2x30 com lampadas Aqua-Glo.

Como tenho lido que a quantidade de luz e importante para o normal funcionamento do "ecosistema" decidi alterar o modo de iluminação colocando 4 Lampadas de 36W numa tampa DIY.

As lampadas foram arranjadas por um amigo a muito baixo custo e a unica coisa que dizem é "F36T8/AQ" . Será que AQ é de aquario? A Cor é muito clara e fria (tipo Daylight), será prejudicial? Se estas lampadas sao prejudiciais que tipo aconselham?

 

Obrigado

PedroSantos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Eu tenho apenas lampadas de baixo custo no aqua e dou-me lindamente e as plantas também.

As designações são:

965 (2 lampadas)

840 (2 lampadas)

 

como o meu aqua tem 2 metros, as lampadas teem 1,5m

 

Dispõe sempre......

Cumprimentos Rui Pedro

933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com

DSCF6637.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Rui, segundo as ref dá para perceber o que tens:

 

965 - 9XX - 90% de rendimento - X65 - 6500 K

840 - 8XX - 80% de rendimento - X40 - 4000 K

 

Quanto ao cód. do Pedro, F36T8/AQ - Fluorescente 36W, Tipo T8, AQ não estou a ver, talvez de actinicas ??? É azul ??

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva de novo Pedro e André,

 

O primeiro número corresponde sempre ao IRC (Indice de Reprodução da Cor),ou seja quanto mais alta a percentagem melhor a lampada mostra aos nossos olhos a cor real do objecto que está a iluminar (peixe , planta areão, etc, etc)

9 - acima dos 90%

8 - acima dos 80%

 

Os outro 2 dígito corresponde á quantidade de Kelvins - K ( Temperatura da cor, tonalidade da cor ), ou seja quanto mais alta a temperatura mais a azulada ou até esbranquisada será a cor , quanto menos K - mais amarelada será a luz

40 - +-4000K

65 - +-6500K

 

Outro factores tive em conta na escolha destes 2 tipos de lâmpadas L (lumens) (quantidade a luz, poder de iluminação) , e acima de tudo o espectro da cor, de modo que as lampadas combinadas apresentem um espectro parecido á luz natural.

 

Sei de pessoal que põe lampadas de 10000K ou mais , outros com lampadas azuladas, são opções ...... mas no meu ver (equipa que ganha não se mexe) porque hei de experimentar se as minhas plantas estão bem assim?.

Editado por ruialexpedro

Cumprimentos Rui Pedro

933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com

DSCF6637.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.