Aquário Dos Amores


Pedro Almeida

Recommended Posts

Pois é, o meu comunitário de 300 litros (ásia-Amazónica) é palco de uma novela venezuelana romantica de dois casais de Escalares!

 

Este fim de semana, qual não foi a minha surpresa, quando me deparei com não uma.... mas sim DUAS posturas de escalares ao mesmo tempo! Casais diferente,s mas ao mesmo tmepo e em partes opostas no aqua, fizeram lindas posturas!

 

Infelizmente, como o dono do people nunca assistiu a uma postura de escalare,s informou-s eno diaseguinte, quando os ovos se foram à vida... provavelmente os pais comeram-nos de noite!

 

A minha duvida é: Como é que dois casais de escalares (comprei-os juvenis, no fundo, eles descobriram a sexualidade agora!) fazem posturas ao mesmo tempo!!! (ha que ver que os restante speixes do comunitario (incluindo outros tres escalares) andavam sobre um stress tremendo, pois um casla desovou no lado direito e o outro no lado esquerdo do aqua..... e aquilo eram só correrias! Também me paercbei que um casal consgeuiu segurar os ovos e os outros não bigsmile)

 

Outra coisa, qual é o periodo "fértil" das moças, ou seja, a altura onde pode haver posturas?... corem os boatos, de 3 em 3 semanas... 1, em 1 mes...

 

Mas a questão pertinente é mesmo, é usual acontecer isto quando possivel?

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aconteceu comigo o mesmo com intervalo de 3 dias com 2 casais e estou á espera de mais.Á uma semana atrás um casal formou-se e colocaram ovos num xisto de Marvão. passado pouco tempo, o suficiente para vir aqui ao fórum tirar uma dúvida, comeram os ovos. passada uma semana nova postura. Então coloquei a pedra noutro aqua com agua do comunitário.Dois dias depois nasceram os alevins. Passados dois dias novo casal com outra postura. Coloquei a pedra junto com a outra. Hoje nova ninhada de alevins. ESPECTACULO. Este fim de semana vou filmar a cena para colocar aqui. Já ando a pensar num aqua grande para juntar a bicharada. Para chatear era ter mais 3 casais uma vez que são 10 escalares. só espero que não seja sorte de principiante.

Estes escalares estão cá em casa á 3 meses e comprei-os pequenos.

Um abração ao pessoal do fórum que tanto têm ajudado. Continuem assim dignificando este lindo hobbie. Eu estou iniciando agora tambem com discus que é o peixe mais nobre dos tropicais. Também pretendo trocar experiencias com o pessoal, por agora estou em fase de aprendizagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se os tens num comunitário, nao terás assim tanta sorte, os ovos até podem eclodir mas os progenitores, iram comer sempre os ovos ou alevins.

 

Pq??

Porque no aqua estao presentes outros escalares (predadores) e pq tentam a todo o custo evitar que os ovos ou alevins sejam comidos por outros e que o seu territorio seja invadido tb por outros, entao nessa situaçao para os peixes é bastante stressante, pois defender territorio e futuras crias torna-se uma tarefa dificil e stressante.

 

pode ser estranho mas é verdade eles comem-nos para os defender. Nao é ironico!!!

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais